Fernando Machado

Dia do Exército 2017

O general Arthur Moura e o ministro Raul Jungmann (Foto: Fernando Machado)

As senhoras Gláucia Ananias e Claudia Moura (Foto: Fernando Machado)

O Comando Militar do Nordeste, leia-se o comandante general Arthur Costa Moura, encerrou as comemorações da Semana do Exército 2017 com uma belíssima solenidade militar, quarta-feira, no final da tarde, em seu  Quartel-General, no Curado. O local é um verdadeiro santuário da Mata Atlântica onde repousam árvores centenárias, e vivem alguns animais em extinção. Alguns pássaros ainda tiveram tempo sobrevoarem sobre o Pátio Pátria Brasil, onde aconteceu a solenidade.

O brigadeiro Luiz Fernando Aguiar e sua Teresinha (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia atrasou mais de uma hora, por conta do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que estava em Brasília participando da cerimônia do Dia do Exercito. A propósito, ele logo depois seguiu para a Itália onde na próxima terça-feira participará da solenidade libertação da Itália dos nazistas. A nossa Força Expedicionária Brasileira marcou presença, e que presença, nesta ação. Uma bandeira do Brasil enorme cobria parte do prédio do QG do CMNE.

O desembargador Frederico Neves e Márcia (Foto: Fernando Machado)

A lua quarto minguante surgia quando os locutores oficiais o major Allan e a tenente Caroline deram inicio a bela cerimônia. O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril, em que tropas compostas pelas etnias que formaram a Nação Brasileira, o branco europeu, o índio nativo e negro africano lutaram e venceram os invasores holandeses, em 1648, no Monte Guararapes, firmando com sangue a base do que hoje conhecemos como Pátria.

O general José Luiz Jaborandy e Ana Lucia (Foto: Fernando Machado)

As solenidades militares sempre são bonitas e com um toque de pompa e circunstância, e a do Dia do Exercito não poderia ser diferente. A Banda Musica do Exercito sob a regência do tenente Aldair Geraldo deu um show na execução das marchas e dobrados militares. A tropa estava composta de 500 homens, formada por vários pelotões. Nesta parada militar fizeram uma evolução diferente dos anos anteriores, por sinal espetacular. Metade veio pelo lado direito e a outra metade pelo lado esquerdo.

As senhoras Cintia Paixão, Heloisa Jobim Smolentzov e Zenyr Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Um momento emocionante foi quando a Banda de Musica tocou a Canção do Exercito, acompanhado por um coral de 700 vozes. Ao som da Conquista do Paraíso, aconteceu a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Militar para o brigadeiro Luiz Fernando Aguiar, o desembargador Frederico Neves, o coronel Evandro Shneider, o engenheiro Adilson CB da Cunha, o professor Francisco das Chagas da Costa, os capitães José dos Santos Neto e Jailton Pereira.

Os generais Marcelo Aguiar e Szelbracikowski (Foto: Fernando Machado)

Ainda os tenentes Antônio da Silva Neto, Jader Jorge Coronel, Joelson Gonçalves da Silva, Edson Daniel de Assis, Carlos José de Santana e Paulo José Procópio. Tendo fundo musical o dobrado 220, foi entregue a Medalha do Exercito Brasileiro para o Coronel da PMPE Eduardo José Pereira da Silva, coronel CBMPE Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho, superintendente Regional da ABIN–PE Edimar Costa de Melo, os senhores José Venâncio Neto, Edir Pinto Peres, Eduardo Sobral da Costa e Ricardo da Silva Campos.

Generais Heber Garcia Portella e Severino Paixão (Foto: Fernando Machado)

Coube ao general Moura ler a Ordem do Dia do Comandante do Exercito Eduardo Villas Boas. O speech irrepreensível e com muitos recados. “Vivemos um tempo, no entanto, em que a coincidência de crises extensas e profundas trazem risco inédito aos sonhos de Guararapes. Apesar dos esforços dos Governos, o colapso da segurança pública nos cobra dezenas de milhares de vidas por ano; a aguda crise moral, expressa em incontáveis escândalos de corrupção, nos compromete o futuro; a ineficiência nos retarda o crescimento;…”

General Jaborandy, Ministro Raul Jungmann, brigadeiro Luiz Aguiar, general Nilson Ananias e o general Moura (Foto: CMNE)

E prossegue: “a ausência, em cada um de nós, brasileiros, de um mínimo de disciplina social, indispensável à convivência civilizada; e uma irresponsável aversão ao exercício da autoridade oferecem campo fértil ao comportamento transgressor e à intolerância desagregadora. Nossa gente não é assim e não merece isso! Não há atalhos fora da Constituição! O caminho a ser seguido requer a sinergia de todos. O Exército de ontem, de hoje e de sempre olha para o futuro, transformando-se com seus Projetos Estratégicos, como o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras”.

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Oliveira Cunha (Foto: Fernando Machado)

E finaliza: “O País, seu povo e seu Exército não sucumbirão ao pessimismo e à desagregação. Somos feitos da mesma têmpera! Unamo-nos todos, portanto, tal como nos conclama a Canção dos Cadetes, da Academia Militar das Agulhas Negras: “Irmãos brasileiros formai entre nós. Brasileiros sois todos vós!”. Gostei da fala do general Villas Boas. E encerrando o Minisitro da Defesa Raul Jungman, fez seu pronunciamento recordando o Ministro do Exercito, general pernambucano Zenildo Zoroasto de Lucena (1930/2017) e o sociólogo Gilberto Freyre(1900/1987).

O executivo Miguel Vita Filho (Foto: Fernando Machado)

Ao som do Hino de Guararapes, e o dobrado Fibra de Heróis, foi encerrada a cerimônia com o desfile da tropa formada por soldados do Comando da Tropa, Guarda-Bandeira (composta pela Bandeira Nacional e pelo estandarte histórico do CMNE); os grupamentos de Bandeiras Históricas; de Insígnias de Organizações Militares do CMNE; do Comando do CMNE; da 7ª Região Militar; da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada; do 4º Batalhão de Policia do Exercito; do 4º Batalhão de Comunicação, da II Companhia de Guarda e Batalhão de Infantaria da Caatinga, além de um pelotão do Colégio Militar do Recife. Amanhã escreveremos sobre a recepção.

O pelotão do Colégio Militar do Recife (Foto: Fernando Machado)

O Batalhão de Infantaria da Caatinga (Foto: CMNE)

Gostou ?
Compartilhe !