Fernando Machado

De Volta para o Passado

Há 95 anos, era inaugurado, no Recife, o monumento do Forte de Bom Jesus.

Há 85 anos, morria em Pernambuco, aos 45 anos, o capitão Axel Fridolf Feguer, que fazia parte da tripulação do vapor sueco Erato, aportado no porto do Recife, desde o dia 11.

Há 59 anos, o escritor Carlos Pena Filho inaugurava a União Brasileira de Escritores, seção de Pernambuco.

Há 55 anos, o estilista francês Yves Saint-Laurent lançava sua primeira coleção de alta costura.

Há 50 anos, acontecia no Clube Português, mais um Baile Municipal do Recife. Vieram Leila Diniz, Amilton Fernandes, Marieta Severo, Dircinha Batista, Zé Trindade, Chico Anísio, Adalgisa Colombo, João Roberto Kelly e Henrique Martins. No quesito fantasia, em luxo feminino venceu Dina Mara de Oliveira (Maria Luiza, Rainha da Prússia). Em luxo masculino venceu Evandro de Castro Lima (Aga Khan).

Miss Brasil de 1958, Adalgisa Colombo Teruskin (Foto: O Cruzeiro)

Fantasia Regional venceu João Batista Dantas (Pastor de Galileia), em 2º lugar Maria Ribeiro (Rainha da Umbanda). A menção honrosa foi para Duda Marinho (Tentação no Paraíso). Originalidade feminino venceu Wilza Carla (No Mundo da Carochinha), em 2º lugar Geraldo Carvalho (Jangadeiro). O Hors Concours foi para Emanoel Bernardo (Bispo Xadrez).

Há 45 anos, acontecia no Clube Internacional a prévia Bal Masqué. Decoração foi de Ary Nóbrega e a animação ficou por consta das Orquestras José Menezes e de Mario Matheus. No desfile de fantasias Luxo Masculino: 1º lugar Evandro de Castro Lima (Alucinação Oriental), em 2º Ney Souza (O Poder e Tradição de um povo Heróico Retumbante). Luxo feminino: 1º lugar Jacqueline Rion (Derniere Riviere, o Último Sonho), em 2º lugar Margarida Lins (A Sacerdotisa). Originalidade masculina 1º lugar Múcio Catão (O Genio da Lâmpada), em 2º lugar Paulo Lima (Som e Cor da Alegria de Criança).

Na categoria Grupo venceu Bonecas de Pano e em 2º lugar Lanceiros de Angola. Na categoria Mascaras: 1º lugar Cleire de Abreu e Lima by Mucio Catão e em 2º lugar Alicinha Lisboa by Robson. Originalidade Masculina: 1º lugar Mauro Rosas (Moisés), em 2º lugar Aurelio Gonçalves (Xeque Mate). Em Originalidade feminina venceu Wilza Carla (Dumbo, o maior espetáculo da terra) em 2º lugar ficou Ivete Garrido (Rainha do Maracatu).

Claudia e Glerystane Holanda na hora do sim (Foto: Divulgação)

Há 44 anos, se casavam na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada da Conceição, em Campina Grande, Claudia Maria Caetano e Glerystane Holanda. A noiva usou um modelo de Maria de Lourdes Fernandes.

Violeta Maia, née Botelho uma das presenças mais bonitas do Bal de Tete (Foto: Acervo do Blog)

Há 40 anos, acontecia no Hotel Vila Rica o Bal de Tête, promovido por Helena Pessoa de Queiroz Gomes e Alex. Vieram Vera e Denner, além da cronista social Baby Garroux. O arranjo mais bonito foi de Lucia Helena de Lima Cavalcanti e o vestido mais bonito da Condessa Monica de Vitton.

Gostou ?
Compartilhe !