Fernando Machado

Identidade Oculta

O multi-artista pernambucano Carlos Vasconcelos abre no próximo sábado, no Centro de Artesanato de Pernambuco, em Bezerros, o projeto Identidade Oculta. A ideia é atualizar a discussão sobre os folguedos populares no Estado a partir de imagens e registros fotográficos captados ao longo de 14 anos de pesquisa. A iniciativa fica em cartaz durante um mês e traz uma série de atividades para o centro.

ex-carlos-vasconcellos
Carlos Vasconcelos depois de tanta foto caiu no chão de sua terra como relax (Fotos: Divulgação)

Na programação, estão previstos o lançamento do livro Identidade Oculta, exposições, apresentações de vídeos e oficinas de criação ministradas por Carlos Vasconcelos. O livro traz 150 imagens, que registram a criatividade e a diversidade dos folguedos populares do Sertão e da Zona da Mata. Nele, os personagens incorporam com suas indumentárias multicoloridas e expressões o Maracatu, Caboclinho, Papangus, Caretas e Caiporas.

ex-maracatu-carlos-vasconcellos
O reisado ficou mais bonito ainda pelas lentes de Carlos Vasconcelos

A realização da obra, que contou com projeto gráfico e criações digitais do autor, e a colaboração do jornalista Ítalo Rocha Leitão, responsável pelos textos do livro. O projeto contém 147 páginas e teve três mil exemplares impressos na gráfica Santa Marta localizado no Estado da Paraíba. Os livros estão à venda na Livraria Saraiva e Livraria Jaqueira a R$ 55.

Gostou ?
Compartilhe !