Fernando Machado

N. S. do Livramento, Laís & Romero

y-lais-jose-laercio4

Lais e o pai, José Laércio no átrio da Nossa Senhora do Livramento (Foto: Fernando Machado)

y-altar3

O belo altar mor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento (Foto: Fernando Machado)

A atual Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em estilo neoclássico, está localizada no centro do Recife e foi inaugurada no dia 9 de dezembro de 1882. O prédio do templo vinha sendo alvo de reformas contínuas e em 1830, a Irmandade decidiu demoli-lo e, em seu lugar, construir um templo suntuoso. Para tanto, a obra foi confiada ao mestre pedreiro Francisco José da Paz. Ante, existia uma capela datada de 1694, cuja evocação era a Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos. A capela Mor foi pintada pelo artista plástico José Pinhão de Matos.

y-dom-bernardo-2

Dom Bernardo Alves da Silva (Foto: Fernando Machado)

As torres da igreja são datadas de 1738 e foram obras do pedreiro Francisco José da Paz. Em 1743, Frei João Pedro batizou o sino com o nome de Martinho João do Livramento. Em 1832, colocou-se, no nicho da igreja, uma imagem de Nossa Senhora do Livramento, esculpida em pedra e em tamanho natural confeccionada por um santeiro pernambucano. Outro artista famoso, na época, Cândido Ribeiro Pessoa, foi encarregado, no ano de 1840, da douração do altar-mor e dos salientes laterais.

y-romero-guerra-moraes-judith-costa-lima

Romero e sua mãe, Judith Marques da Costa Lima (Foto: Fernando Machado)

As talhas do templo atual foram grifadas pelo entalhador João da Costa Furtado, entre 1715 e 1717. Tudo indica que a porta da igreja foi entalhada em 1720. Na sua sacristia repousa um lavatório de pedra da Paraíba, uma obra de grande valor artístico. O teto é uma obra de arte em madeira, cobrindo toda a amplitude do salão, e apresenta traços que simulam os raios do Santíssimo.

y-romero-guerra-gomes-lais-fulco-santos

Dom Bernardo abençoando Romero e Laís (Foto: Fernando Machado)

No salão, pode-se apreciar dois grandes painéis sobre madeira, com um colorido queimado, que representam a Apresentação e o Desposório de Nossa Senhora. Também podemos admirar duas telas. A primeira retrata o mestre de Campo José de Vaz Salgado e, a segunda, um oficial desconhecido. Pois foi neste set repleto de tradição e história que aconteceu o casamento de Lais, filha de Arinêe Shamá Fulco Santos e José Laércio de Moura Santos com Romero, filho de Judith Marques da Costa Lima e Antônio de Pádua Guerra Moraes.

y-celia-bianchinii

Célia Bianchinni vei de São Paulo especialmente para o casamento (Foto: Fernando Machado)

A decoração da igreja foi grifada pela Dona da Casa, leia-se a arquiteta Ana Regina Carneiro Leão. Que usou tocheiros na nave central e arranjos no altar com rosas, orquídeas, lírios e lisiantos brancos. A cerimônia foi presidida por Dom Bernardo Alves da Silva, usando uma capa de harpeje dourada, cuja homilia foi linda. Leu a poesia Cântico das Núpcias, do beneditino mineiro Dom Marcos Barbosa (1915/1997), membro da Academia Brasileira de Letras. O poema começa com assim: “Nossos caminhos são agora um só caminho, nossas almas, uma só alma”.

y-bernadete-moraes

A antropóloga paulista Bernadete Moraes (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical foi com o grupo Materia Prima, formado por músicos do Conservatório Pernambucano de Musica. Os 12 padrinhos da noiva atravessaram a nave central ao som de Primavera de Vivaldi e os 12 do noivo foram até o altar ouvindo Cine Paradiso. Romero by Aramis, entrou na igreja ao lado da mãe, Judith, ouvindo With or Without You. As portas do templo foram fechadas e abertas, com o repicar do sino, ao som da marcha nupcial e depois Ave Maria de Schubert, cantada pela soprano Randasse Rossiter, e surge Lais by Pro Nobias, ao lado do pai, Laércio.

y-maria-tereza-costa-lima-dom-bernardo

Maria Tereza Costa Lima com Dom Bernardo (Foto: Fernando Machado)

Na comunhão dos noivos ouviram a belíssima Oração de São Francisco. Lais e Romero saíram da igreja com destino a Arcádia de Boa Viagem, para receberam os cumprimentos, ao som de Accidentally in Love. O cerimonial impecável foi grifado por Luciana Brito. Lais e Romero seguem para lua de mel na Espanha. Amanhã escreverei sobre a recepção. A Igreja de Nossa Senhora do Livramento precisa ser descoberta para os futuros casamentos. Contatos pelo telefone 3224.5557.

y-maria-ana-maria-cecilia-guerra

Maria Ana Andrade Lima e Maria Cecilia Guerra (Foto: Fernando Machado)

y-coro4

Uma vista do coro da Igreja de Nossa Senhora do Livramento (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !