Fernando Machado

COMAR comemora o Dia da FAB e do Aviador

b-teresinha-luiz-fernando-de-aguiar

Teresinha e o brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar (Foto: Fernando Machado)

b-francisco-humberto-montenegro-junior-ana-raquel

General Francisco Humberto Montenegro Junior e Ana Raquel (Foto: Fernando Machado)

Vinte e três de outubro é o Dia da Força Aérea e do Aviador, considerada o ponto alto das festividades da Semana da Asa. E para comemorar a data o II COMAR, leia-se o brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, presidiu a solenidade militar muito bonita e recheada de patriotismo. O local cheira história, pois, nos seus arredores dominados pelo verde, com destaque para os centenários coqueiros, está repousa a planície dos Montes Guararapes, onde aconteceu a Batalha dos Guararapes entre 1648/1649.

b-claudia-jansen-cunha-elenilda-cunha

Cláudia e o coronel Jansen Nobre da Cunha com Elenilda Cunha (Foto: Fernando Machado)

Pois foi nesse set, onde os brasileiros e holandeses, travaram muitas lutas, aconteceu a cerimônia militar alusiva ao Dia da Força Aérea cujo patrono é o brigadeiro Eduardo Gomes e o Dia do Aviador. Os mestres de cerimônia foram o major Marcelo Pascoal e a tenente Ibsan Dayse. Primeiro surgiu a tropa comandada pelo coronel aviador Glaucio Wellington Campos, ao som da canção Fibra de Heroi. Executada pela Banda da Base Aérea do Recife, sob a regência do maestro Josué Francisco das Neves.

b-jose-luiz-jaborandy-geraldo-gomes-de-matos-filho

Comandante da 7ª RM, general José Luiz Jaborandy e o general Geraldo Gomes de Mattos Filho (Foto: Fernando Machado)

A tropa estava constituída pela Banda da Base Aérea do Recife, Comandante da Tropa e seu Estado Maior, Guarda-Bandeira, Grupamento de Bandeira Históricas, Guarda de Honra do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, Grupamentos (QG do II COMAR, Misto Composto por militares da Prefeitura da Aeronáutica, Odontoclinica, Hospital, Núcleo do Grupamento de Apoio do Recife, 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Base Aérea do Recife, 1º do 6º Grupo de Aviação e o 2º Esquadrão de Transporte Aéreo.

b-marco-ferreira-de-melo-maria-silvia-laurindo

O vice-cônsul de Portugal, Marco Ferreira de Melo e a ministra Maria Silvia Laurindo (Foto: Fernando Machado)

Tivemos a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato que remetia as datas. Entre outras coisas escreveu o brigadeiro Rossato: “Celebrar o vôo do mais pesado que o ar transcende a importância do feito do brasileiro Alberto Santos Dumont e de seu imensurável legado para a humanidade”. Não esqueceu de lembrar que “neste contexto destaca-se a figura de nosso patrono Eduardo Gomes, um dos heróis dos Dezoito do Forte e criador do Correio Aéreo Nacional”.

b-ronildo-sarah-moreira

Ronildo e Sarah Moreira (Foto: Fernando Machado)

A coluna lembra que foi o brigadeiro Eduardo Gomes quem colocou o Recife no mapa da aviação brasileira e quiçá do mundo, quando criou a II Zona Aérea, atualmente II Comando Aéreo Regional. A aviação brasileira, uma das mais expressivas do mundo, é constituída da Força Aérea Brasileira, das Aviações Naval e do Exercito, além de entidades públicas e privadas. A Banda Música regida pelo maestro Pedro Joab, executou o Hino do Aviador, letra do Capitão Armando Serra de Menezes e música do tenente musica João Nascimento.

b-silas-da-costa-e-silva-fernando-costa-general-aguiar-guilherme-lima

Silas da Costa e Silva, Fernando Costa, general Marcelo Aguiar e Guilherme Lima (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência tivemos o deslocamento da Bandeira Nacional, conduzida pelo tenente Travassos. E o fundo musical não poderia ter sido outro, o belíssimo Hino da Bandeira. Depois o brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar foi convidado para entregar a Ordem do Mérito Aeronáutico. E ao som da Fanfarra Nordestina de autoria do suboficial Ivan do Espirito Santo foram efetuadas a entrega das comendas. Como comendador recebeu o general Francisco Humberto Montenegro Junior, comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.

b-major-marcelo-pascoal

Major Marcelo Pascoal um dos mestres de cerimonia da cerimônia (Foto: Fernando Machado)

No grau de Oficial, Francisco Ivanildo da Silva (procurador Chefe da Procuradoria da União do Rio Grande do Norte. No Grau de Cavaleiro o coronel aviador Paulo Junzo Hirasawa, coronel aviador Claudio José Lopez David, tenente coronel Wilson de Carvalho, Bruno Leonardo Guimarães Godinho (advogado da União da Bahia), capitão Carlos Augusto Cordeiro e capitão José Mário Santos Banhara,  tenente coronel Jansen Cunha (Base Aérea de Fortaleza), e suboficial músico Ivan do Espírito Santo.

b-banda-da-base-aerea

Os maestros Josué Francisco das Neves e Pedro Joab diante da Banda da Base Aérea do Recife (Foto: Fernando Machado)

Encerrando a tropa comandada pelo Tenente Coronel Aviador Wellington desfilou em continência ao Comandante do 2º Comando Aéreo Regional, brigadeiro Aguiar, ao som da canção Bandeirantes do Ar, cuja letra e musica são do cadete Luís Felipe de Magalhães e do Hino do Aviador. Depois da parte militar tivemos no Salão Nobre e no saguão superior do prédio do comando uma confraternização, por sinal impecável.

b-tropa17

Um dos pelotões no desfile final (Foto: Fernando Machado)

O cardápio era de se comer rezando para Nossa Senhora dos Prazeres. Os convidados degustaram salada de folhas nobres, batata noisette, arroz com brócolis, filé mignon ao molho Chateaubriand, rondelli de queijo e presunto ao molho, caldeirada, camarão à Orly com molho rossé, fitinha de agulha ao molho tártaro, folhado de frango e tabuas de queijos. Para sobremesas tortas (chocolate, maracujá e crocante). O tecladista Iranildo e o sax de Bandeira fizeram o fundo musical do encontro.

b-tropa20

Outro pelotão no desfile (Foto: Fernando Machado)

b-tropa24

Um dos pelotões de aviadores (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !