Fernando Machado

Primeira Turma do CPOR-PE

Há 80 anos, às 15h, acontecia na Praça Adolfo Cirne, diante do Quartel-General da 7ª Região Militar, nos arredores da Faculdade de Direito do Recife, a formatura da primeira turma do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, cujo comandante era o major Flávio Bezerra Cavalcanti. Foi uma cerimônia que mexeu com a cidade do Recife.

aspirantes-dm27set36

Os primeiros aspirantes do CPOR do Recife (Reprodução do Diário da Manhã)

Na solenidade estavam o governador Lima Cavalcanti, o prefeito João Pereira Borges, o comandante da 7ª Região Militar general Newton Cavalcanti, o presidente da Alepe deputado padre Felix Barreto, comandante da Brigada Militar coronel Jurandyr Mamede, secretário de Segurança Pública capitão Frederico Mindello, diretor da Escola de Aprendizes de Marinheiros o capitão de corveta Noronha Filho, entre outras autoridades.

aspirantes-lima-cavalcanti-jarbas-cunha-general-newton-cavalcanti-dm27set36

Governador Lima Cavalcanti, o aspirante Jarbas Cunha e o general Newton Cavalcanti (Reprodução do Diário da Manhã)

Depois da solenidade da formatura aconteceu uma parada militar com o desfile do 30º e 31º Batalhão de Caçadores, Companhia de Artilharia, Escolta do Quartel General da 7ª RM, destacamento misto Coronel Figueiredo, além dos desfiles dos alunos dos Colégios Nóbrega, Marista, Salesiano, Ginásio Pernambucano, Escola Experimental, Oswaldo Cruz e Lyceu Pernambucano.

aspirantes-pereira-borges-padre-feliz-lima-cavlacanti-esposa-dm-27set1936

João Pereira Borges, padre Félix Barreto, general Newton Cavalcanti, Lima Cavalcanti e esposa (Reprodução do Diário da Manhã)

Os primeiros aspirantes do CPOR foram Alberto Miranda, Arthur Ferreira, Clovis Bahia, Uraquitan Bezerra Leite (orador), Jarbas Cunha (laureado da turma), Fausto Pontual Junior, Francisco Rosa Oiticica, Pedro Buarque, Jayme Fortes, Alderico Cysneiros, Edmundo Cox, Paulo Baptista e Cezar Montezuma.

aspirantes-sede-do-cpor-dm27set36

Aspirantes e oficiais do Exército na sede do CPOR Recife (Reprodução do Diário da Manhã)

aspirantes-altar-da-patria-alunas-escola-normal-dm27set36

O Painel da Pátria e diante dele as alunas da Escola Normal (Reprodução do Diário da Manhã)

Na seqüência aconteceu inauguração da placa dos aspirantes na Sede do CPOR, um chá dançante também no CPOR, para as danças tocaram a Jazz Band Academica, e a Banda da Brigad aMilitar. No dia seguinte tivemos uma missa de ação de Graças, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, presidido pelo padre Noé Gualberto.

Gostou ?
Compartilhe !