Fernando Machado

Sala de Zezinho e Turíbio na Casa Cor 2016

b-turibio-zezinho-santos

Turíbio e Zezinho Santos sentados no sofá redondo (Foto: Fernando Machado)

Nesse tour pelos espaços dos arquitetos na Casa Cor Pernambuco 2016, no Palacete da Ruy Barbosa, focalizaremos, hoje, a Sala de Zezinho e Turibio Santos. Primeiro atravessamos uma cortina de fios negros para encontrar o mundo particular de Zezinho e Turibio. O que antes era a sala de convivência da família Bandeira Melo virou a Sala dos Santos. Ao longo de dez anos (1998/2007), e à frente de escritórios e equipes independentes, eles assinaram 19 ambientes para as várias edições da Casa Cor PE. Salas, quartos, cozinhas e restaurantes, muitos deles inspirados em pessoas admiradas e queridas.

b-zezinho-turibio-santos2

Zezinho e Turibio Santos aproveitou o piano para interpretar uma peça de Chopin (Foto: Fernando Machado)

Agora, após nove anos de ausência e pela primeira vez como Santos & Santos Arquitetura, a proposta foi unir a beleza clássica do palacete com a forma deles morarem. Assim, da arquitetura original eles não subtraíram — apenas somaram o que era mais próximo, o que era mais querido, em síntese, as coisas de eles gostam. A base foi preservada e restaurada — do piso em ladrilhos hidráulicos aos painéis em madeira nas paredes, das grades e esquadrias ao trabalho em concreto no teto. Os visitantes pisam sobre um tapete desenhado pela equipe da Santos & Santos Arquitetura e executado pela A.

Carneiro Home.

b-zezinho-turibio-santos4

Zezinho e Turibio no corredor onde mini quadros deles são destaques (Foto: Fernando Machado)

E a ela Turibio e Zezinho acrescentaram novos materiais, elementos arquitetônicos, móveis, obras de arte e peças decorativas que não fazem qualquer concessão: são sempre as coisas que os fazem sorrir, que os agradam. Nessa primeira participação conjunta em Casa Cor, eles por inteiro o que essa é a sala de convivência: a Sala de Zezinho e Turíbio. Destaque-se o piano Yamaha, as obras de Tomie Otake e Francisco Brennand, e peças artesanais. Não esquecer o corredor que sai da sela para seguir em frente, nas paredes várias mini telas de Zezinho e Turibio Santos, testemunham o sucesso do espaço.

Gostou ?
Compartilhe !