Fernando Machado

Casa Cor Pernambuco 2016

casa-cor-maria-amalia-othon-lynch-bezerra-de-melo

Maria Amália e Othon Lynch Bezerra de Melo (Foto: Divulgação)

O palacete datado do século XIX com arquitetura colonial e estilo classicista imperial localizado na Avenida Ruy Barbosa, construida industrial e politico Othon Lynch Bezerra de Melo (1880/1949), onde aconteceram grandes recepções. Este foi o cenário escolhido pelas irmãs Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho para sediar a primeira Casa Cor Pernambuco sob seus comandos. Com um design belo e imponente, o palacete histórico, reúne tradição e luxo.

casa-cor-palacete

O Palacete em obras para receber a Casa Cor (Foto: Divulgação)

Construído por volta de 1850, o palacete passou por sua primeira grande transformação no ano de 1920. O projeto de reestruturação e ampliação do imóvel foi assinado pelo arquiteto grego Giácomo Palumbo (1891/1928), formado pela Academia de Belas Artes da França. Ele também assinou outras edificações majestosas na cidade, como o Palácio da Justiça e a antiga Faculdade de Medicina do Recife.

casa-cor-isabela-coutinho-carla-cavalcanti

Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti diante do palacete (Foto: Fernando Machado)

Da época, o palacete ainda ostenta seus pisos em ladrilho originais, vitrais e uma disposição espacial típicas das construções europeias: escada central convidativa e disposição dos ambientes a partir do corredor em arcadas, um traço característico do arquiteto, cujo desenho se reflete no novo telhado, então tratado com iluminação zenital. Entre os ambientes da época destacamos um pequeno oratório, cuja função refletia a prática religiosa, que era uma característica da família.

casa-cor-giacomo-palumbo

O arquiteto Giácomo Palumbo (Foto: Divulgação)

Não podemos esquecer que os Bezerra de Mello receberam para jantares ou almoços algumas personalidades como Julio Prestes, Assis Chateaubriand, F. Pessoa de Queiroz, Di Cavalcanti, Gilberto Freyre, Edward e Robert Kennedy. Ontem, durante um brunch tivemos uma pequena mostra do evento, ocupa 42 ambientes, de vários arquitetos, que começa amanhã e segue até 6 de novembro. Infelizmente não posso descrever o sabor, porque quando degustar já tinha encerrado o serviço.

casa-cor-carla-cavalcanti-pedro-ariel-isabela-coutinho

Carla Cavalcanti, Pedro Ariel e Isabela Coutinho (Foto: Fernando Machado)

No cardápio assinado pela Fiordi, tinha ceviche Fiordi, trufa de carpaccio, cone de massa filo com nata ácida e salmão gravilaz, camarão fiordi ao molho Dijon caramelizado, quiche de Parma com damasco, val au vant de cogumelos, triangulo folhados de carne seca ao mel de engenho, batata aioli, quadratime de bacalhau, bolinho de imperador, mariscada Fiordi, noisettes de mignon com lamina de batatas ao Dijonm e risoto de carne seca com abóbora.

casa-cor-vitrais

Os vitrais originais, não descobri o criador, do palacete (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !