Fernando Machado

Brigadeiro Aguiar assume o II COMAR

a-paulo-camara-raul-jungmann-aluisio-moreira

Governador Paulo Câmara e o ministro Raul Jungmann (Foto: Aluísio Moreira)

a-luiz-fernando-de-aguiar-terezinha

Brigadeiro Luiz Fernando Aguiar à côté Teresinha (Foto: Fernando Machado)

Pela primeira vez um Ministro de Defesa presidiu uma solenidade passagem de comando do II Comando Aéreo Regional. A cerimônia aconteceu sexta-feira, às 16h, no Quartel General do II COMAR, com direito a pompa e circunstância. De repente um pássaro branco sobrevoou o local dando aquele toque especial ao evento, lembrando que o céu estava para brigadeiro. A Banda de Música da Base Aérea do Recife, sob a batuta do sub Josué Francisco das Neves, merece um elogio especial deste blog. Executou hinos, uma ópera e músicas populares, dignas de elogios da plateia mais exigente.

a-jose-hugo-volkmer-maria-denise

Brigadeiro José Hugo Volkmer e Maria Denise (Foto: Fernando Machado)

a-nivaldo-rossato-raul-jungmann

Brigadeiro Nivaldo Rosseto e o ministro Raul Jungmann (Foto: Fernando Machado)

Naqueles arredores rodeados de altos coqueiros, do Aeroporto Internacional dos Guararapes e da planície dos Montes Guararapes, que aconteceu a Batalha dos Guararapes em 1648/1649, tudo ali respira história e patriotismo, o brigadeiro do ar José Hugo Volkmer passou o cargo para o também brigadeiro do ar Luiz Fernando de Aguiar. A cerimônia foi iniciada quando a chegada para o palanque do governador Paulo Câmara, Ministro de Defesa Raul Jungmann, que presidiu a cerimônia, do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e do Comandante-Geral de Operações Aéreas, brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira.

a-cel-olivan-junior-general-jose-luiz-jaborandy-brigdeiro-mattos-dourado

Coronel Olivan Junior, general José Luiz Jaborandy e o brigadeiro Mattos Dourado (Foto: Fernando Machado)

a-francisco-mamede-de-britto-filho-patricia-jardes

Patricia e o general Francisco Mamede de Brito Filho (Foto: Fernando Machado)

As autoridades receberam as honras militares e o comandante da tropa Tenente-Coronel Engenheiro José Wellington Souza Dias apresentou os pelotões, tendo como fundo musical a Canção Bandeirantes do Ar. A tropa estava constituída pela Banda de Música da Base Aérea, pelo Estado-Maior da Tropa, pela Guarda-Bandeira e pelos seguintes grupamentos: Bandeira Históricas, a Guarda de Honra do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica; Misto composto pelo Estado-Maior e Gabinete do II COMAR; Misto Composto pela Prefeitura de Aeronáutica e pelo II Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; Misto composto pelo Hospital de Aeronáutica.

a-frederico-casarino-andre-luiz-alves-ferreira

Comandantes da Base Aérea de Fortaleza Coronel Frederico Casarino e do 6º Grupamento de Aviação, tenente-coronel André Luiz Alves Ferreira (Foto: Fernando Machado)

a-marceloschiavo-antonio-santoro

O comandante da Base Aérea de Salvador, coronel Marcelo Schiavo  e o comandante da Base Aérea de Natal, Antônio Santoro (Foto: Fernando Machado)

Ainda pelo Núcleo do Grupo de Apoio do Recife, 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo, Base Aérea do Recife, 1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação e pelo 2º Esquadrão de Transporte Aéreo. A partir daí são convidados os brigadeiros do ar José Hugo Volkmer, Luiz Fernando de Aguiar para ocuparem seus lugares para a passagem de comando, assim como o brigadeiro do Gerson Nogueira Machado de Oliveira, comandante-geral de Operações Aéreas, para ocupar seu dispositivo e presidir o ato de transmissão de cargo de comandante do II COMAR.

a-simone-paes-de-barros-terezinha-aguiar

As senhoras Simone Paes de Barros e Teresinha Amaral de Aguiar (Foto: Fernando Machado)

a-fatima-guerra-maria-silvia-laurindo

Fátima Guerra com a Ministra Maria Silvia Laurindo (Foto: Fernando Machado)

Terminada a transmissão de cargo os brigadeiros do Luiz Fernando de Aguiar e José Hugo Volkmer passaram em revista à tropa, ao som do Hino Sete de Setembro. Na seqüência foi lida uma síntese biográfica do novo comandante e do comandante substituído porque passaria para a reserva. E ao som da Ópera Nabuco, de Verdi; começou as homenagens especiais para o brigadeiro do ar Volkmer, por ocasião de suas despedidas do serviço ativo da Força Aérea Brasileira. Depois o comandante substituído fez seu discurso de despedidas. Fiquei surpreso com seu speech, pois o brigadeiro Volkmer é muito fechado e entremeou brincadeiras quando falou de sua vida, profissional e particular.

a-marcelo-petrille-pacheco-marcos-valle-de-moura

O Capitão dos Portos Marcelo Petrille Pacheco e o diretor da Escola de Aprendizes de Marinheiros Marcos Valle de Moura (Foto: Fernando Machado)

a-jefferson-fernando-santiago-magualdo-marconi

Jefferson, Fernando, Santiago, Magnaldo e Marconi da Associação de Veteranos da FAB (Foto: Fernando Machado)

Encerrando essa parte oficial o brigadeiro Volkmer recebeu a insígnia de Major Brigadeiro do Ar, entregue pelo Major de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros. Trilha sonora foi um pout porri de musicas brasileiras. Destaco A Baixa do Sapateiro e Asa Branca. Ainda tivemos as palavras do Comandante de Operações Navais e do Comandante da Aeronáutica. É bom lembrar que todos eles citaram o brigadeiro Eduardo Gomes, o carioca que colocou o Recife no mapa da aviação brasileira.

a-simone-ronan-drummond

Simone e Ronan Drummond (Foto: Fernando Machado)

a-suely-reis-sonia-pacheco-elisa-souza-vilma-donato-marina-masil-nena-paixao

Suely Reis, Sonia Pacheco, Elisa Souza, Vilma Donato, Marina Masil e Nena Paixão da Associação Asa Branca (Foto: Fernando Machado)

E agora está nas mãos do ministro Raul Jungmann, a decisão de retira-lo do Recife para Natal, como queria o PT. O blog ainda confia na pernambucanidade de Raul. Depois eles voltaram para o palanque onde assistiram ao desfile da tropa, tendo trilha sonora o Hino dos Aviadores, cuja letra é tenente João Nascimento e musica do capitão Armando Serra de Menezes, também foi cantada a canção do II COMAR letra do meu amigo o coronel aviador Gilberto de Castro e musica do capitão musico Moisés da Paixão.

a-jose-hugo-volkmer

Brigadeiro José Hugo Volkmer nas suas despedidas (Foto: Fernando Machado)

a-passeata5

Encerramento com o desfile da tropa (Foto: Fernando Machado)

Encerrada a solenidade aconteceu uma confraternização no Salão Nobre do Quartel General, quando o comandante substituído José Hugo Volkmer e o comandante substituto Luiz Fernando de Aguiar receberam os cumprimentos. Não quiseram me revelar quem preparou o cardápio, mas ele estava de a gente comer rezando para Nossa Senhora dos Prazeres, cuja igreja fica pertinho dali, nos Montes Guararapes. Degustamos camarão ao catupiry, escalopinho de filé com molho Marchand du vin, arroz com amêndoas, brócolis e cenoura na manteiga e erva, além de um mix de folhas nobres com molho mostarda l’ancienne e mel.

a-passeata10

Parte da tropa e a Banda de Música da Base Aérea do Recife (Foto: Fernando Machado)

a-passeata15

O último grupamento encerrando o desfile (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !