Fernando Machado

João Caixero & Santa Cruz de Corpo e Alma

w-joão-caxeiro

João Caixero brilhou na noite tricolor (Fotos: Fernando Machado)

w-alfredo-santos-cuica-zito-pedrinho-luciano

Alfredo Santos, Cuica, Zito, Pedrinho e Luciano (Fotos: Fernando Machado)

Quando o compositor Sebastião Rosendo (1920/1995) lá pelos idos dos anos 30, compôs a música, Eu Sou Santa Cruz de Corpo e Alma, sabia que ia incendiar a torcida do seu time, todavia jamais poderia imaginar que viraria o titulo de livro, ou melhor, de uma enciclopédia para os amantes do tricolor do Arruda. Enquanto Rosendo passeou pelas notas musicais, João Caixero garimpou tudo do clube nestes 100 anos.

w-alirio-fernanda-martins

O presidente Alirio Moraes e Fernanda Martins (Foto: Fernando Machado)

w-andre-rio-cannibal

André Rio e Cannibal (Foto: Fernando Machado)

“Eu sou Santa Cruz / De corpo e alma / E serei sempre de coração / Pois a cobrinha quando entra no gramado / Eu fico todo arrepiado grito com satisfação / Sai, sai Timbu / Deixa de prosa / O seu Leão / Periquito cuidado com lotação / Que matou pássaro preto / Tricolor é tradição”. A sede do Santa Cruz Futebol Clube, estava lotada. Cerca de 800 tricolores passaram por lá. Foi sem dúvida uma noitada apoteótica.

w-deusdedith-antonio-lenivaldo-aragão-claudemir-gomes-humberto-araujo-jose-neves-cabral

Deusdedith Antônio, Lenivaldo Aragão, Claudemir Gomes, Humberto Araújo e José Neves Cabral (Foto: Fernando Machado)

w-antonio-neto-alirio-moraes

Antônio Neto e Alirio Moraes (Foto: Fernando Machado)

A sede estava mais tricolor do que nunca o decorador Guilherme, usou e abusou das cores do Santinha, via malhas tensionadas. Estava um “trimor”. Consegui ver antigos ídolos do clube, como Luiz Neto, Ramón, Alfredo Santos, Ricardo Rocha, Flávio Caça Rato, Dennis Marques, Rubem Salim, Fernando Santana, Cuíca, Pedrinho, Luciano, Betinho, Jadir, assim como o antigo técnico Carlos Alberto Silva.

w-alfredo-santos-jadir-ramon

Alfredo Santos, Jadir e Ramon(Foto: Fernando Machado)

w-diogenes-moraes-neto-dayse-diogenes-junior

Diógenes Neto, Neyde e Diógenes Moraes Junior (Foto: Fernando Machado)

Estavam dispostos à venda 600 exemplares, mas cerca de 300 foram vendidos no lançamento. Senti falta de Capiba, que lá do céu, estava cantando: “Santa Cruz! Santa Cruz! / Junta mais esta vitória / Santa Cruz! Santa Cruz! / Ao teu passado de glória / És o querido do povo / O terror do Nordeste no gramado / Tuas vitórias de hoje / Nos lembram vitórias do passado / Clube querido da multidão / Tu és o Supercampeão”.

w-dirceu-paiva

Dirceu Paiva (Foto: Fernando Machado)

w-edelson-neto-uira-judite-edelson-barbosa

Edelson Neto, Uira, Judite e Edelson Barbosa (Foto: Fernando Machado)

Que bom, seria se os deuses atuais do futebol quisessem contemplar os antigos que estavam na sede do Santa Cruz, quinta-feira para testemunhar o nascimento da enciclopédia tricolor escrita por João Caixero e outros notáveis (jornalistas, radialistas, jogadores, etc). Aqueles atletas que levaram o time da maior torcida do nordeste, ao delírio.

w-flavio-caça-rato-dennis-marques

Flávio Caça Rato e Dennis Marques (Foto: Fernando Machado)

w-gabriel-andré-albuqueque

Gabriel e André Albuquerque (Foto: Fernando Machado)

Essa torcida sem dúvida é a unção de uma conquista maior. O bacana do futebol é que o derrotado de hoje pode ser o vencedor de amanhã. “Um momento de infortúnio costuma ser a véspera de um renascer”, escreveu certa vez Armando Nogueira. Muitos torcedores viram eles jogarem e com certeza foi um dos prazeres de suas vidas. E cá estou eu, de volta à sede do Santa Cruz, para escrever sobre um assunto que não é minha alçada.

w-iuri-maia-leite-ricardo-rocha

Iuri Maia Leite e Ricardo Rocha (Foto: Fernando Machado)

w-leonardo-silva

Leonardo Silva (Foto: Fernando Machado)

Todavia com um olhar de Sou Santa Cruz de Corpo e alma, consegui escrever esta reportagem. Porque o Santa Cruz para mim não é Ave Maria, mas sempre está cheio de graça. A memória falha, mas o amor pelo Santinha, não. E João Caixero saiu do clube tricolormente pois a lua cheia estendeu um tapete de estrelas para ele passar. Boato a favor não se desmente.

w-luiz-felipe-anelia-betinho

Luiz Felipe Moura, Anélia e Betinho (Foto: Fernando Machado)

w-luiz-neto-jadir-ricardo-rocha-alfredo-santos

Luiz Neto, Jadir, Ricardo Rocha e Alfredo Santos (Foto: Fernando Machado)

O cardápio da Blue Angel leia-se a Chef Karina Lima, estava de a gente rezar para o futuro santo tricolor, Dom Hélder Câmara. No cardápio saladas de folhas nobres, tabua que queijos, antepastos, escondidinho de charque e coquilles Saint Jacques. Não esquecer um bolo remetendo ao time presente de Geraldo Neves. E o fundo musical, por sinal muito bom, era do DJ Beto Karioca.

w-ricardo-de-paula-priscila-krause

Ricardo de Paula e Priscila Krause (Foto: Fernando Machado)

w-rubem-salim-fernando-santana

Rubem Salim e Fernando Santana (Foto: Fernando Machado)

E encerro como hino oficial composto pelos Irmãos Valença: “Nos anais, nos calendários / Fiquem sempre por lembrança / Teus lauréis extraordinários / De bravura e de pujança / Nos esportes tua história / É orgulho a que faz jus / Este símbolo de glória / Que é teu nome Santa Cruz / Uma voz proclama e canta / É a voz das multidões / Santa Cruz, querido Santa! / Campeão dos campeões / Esta multidão tamanha / Gente pobre que te aclama / Lembra o ouro que se apanha / Nos cascalhos e na lama / Esse ouro é sangue, é vida / É delírio, raça, e amor / A bandeira tão querida / A bandeira tricolor”.

y-marcionilo-lins

Marcionilo Lins (Fotos: Fernando Machado)

w-renato-francisco-de-assis

Renato e Francisco de Assis (Fotos: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !