Fernando Machado

Carlos Augusto, Vernissage e Livro

w-joanna-carlos-augusto-pedro-lira

Joanna, Carlos Augusto e Pedro Lira (Foto: Fernando Machado)

w-ana-luiza-camara-vanja-campos-luiza-nogueira

Ana Luisa Câmara, Vanja Campos e Luiza Nogueira (Foto: Fernando Machado)

w-antonio-tereza-machado-guimarães-auxiliadora-paes-mendonça

Antônio e Tereza Machado Guimarães com Auxiliadora Paes Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Acredito que o arquiteto Carlos Augusto Lira tenha dormido e com direito a um sono dos vitoriosos. Sem dúvida o vernissage que marcou a inauguração da Galeria RioMar, segunda-feira, resultou numa noite consagradora. Parte do grand monde recifense circulou nos 600 m² e sair deve ter pensado. Isso é um templo da arte. O propósito do RioMar desde a sua inauguração foi somar ao seu diversificado mix, um espaço para que a arte e a cultura, pudessem dialogar com o grande público.

w-carmen-peixoto-danielly-halinski

Carmen Peixoto e Danielly Halinski (Foto: Fernando Machado)

w-cecilia-freitas

A publicitária Cecilia Freitas (Foto: Fernando Machado)

Cerca de 300 peças do acervo de Carlos Augusto Lyra, com as quais ele gosta de dialogar, fazem parte da exposição Liramartes. Carlos Augusto, em grande noite de terno acinzentado confeccionado por um alfaiate da China, durante uma recente viagem por lá. Temos que destacar a gravata e o lenço bem colocado no bolso do terno verdes. Na gravata um broche by Cartier e as abotoaduras by Boucheron. Ele recebia os convidados ao lado dos filhos Pedro e Joanna.

w-ciema-melo-geralda-farias

A curadora Ciema Melo e a diva Geralda Farias (Foto: Fernando Machado)

w-cristina-quirino-de-mello

Cristina Quirino de Mello (Foto: Fernando Machado)

A Galeria de Artes RioMar fica localizado no Piso L2, no corredor das marcas internacionais, onde o espaço foi especialmente projetado por Carlos Augusto Lyra e sua equipe, com cores e luzes que dão vida aos personagens criados pelo talento de Vitalino, Galdino, Nuca, Manuel Eudócio, Maria Amélia, Antonio Poteiro, Dezinho, Véio, Louco, Ana das Carrancas que interagem com representações dos trabalhos de mestres eruditos. A exposição Liramartes foi um trabalho iniciado há quatro anos e, segundo o autor, é a continuação de um sonho que começou há 45 anos.

w-dodora-moraes-edith-farjalla

Dodora Moraes e Edith Farjalla (Foto: Fernando Machado)

w-dudu-souza-leão-conchita-brennand-gracinha-pereira-gomes

Dudu Souza Leão, Conchita Brennand e Gracinha Pereira Gomes (Foto: Fernando Machado)

Foi nesse cenário que exalava arte, e que ele lançou seu livro A Lírica de Carlos Augusto, numa realização do Ministério da Cultura, em português e inglês. Sobre o livro falarei noutra reportagem. Apenas como missologo quero lembrar que ele cita a minha amiga, Miss Clube Português de 1959, Mariluce Cavalcanti, como uma das musas o fez despertar pela arte de colecionar. Tem um setor, que nos remete a famosa rua das casas vermelhas. Essa mostra pode ser vista pelo publico até dezembro e o que é mais importante é gratuita.

w-joão-carlos-paes-mendonça-margarida-cantarelli

João Carlos Paes Mendonça e Margarida Cantarelli, née Oliveira (Foto: Fernando Machado)

w-joezil-barros-carmen-peixoto

Joezil Barros e Carmen Peixoto (Foto: Fernando Machado)

O cerimonial foi conduzido pela expert Carmen Peixoto. O bufê da Doce Engenho de Nara Maranhão foi fazer inveja a Marco Gávio Apício, simplesmente Apício, um gastrônomo romano do Sécul I d.C. Dizem que ele escreeu o livro De re coquinaria, a melhor fonte para se conhecer a gastronomia do mundo romano. No cardápio polenta ao molho de cordeiro, escondidinho de batata doce e fios de charque, mini quiches de alo poro com geléia de lavanda, dadinhos de tapioca com geleira de pimenta, risoto de queijo roquefort com peras, geléias de frutas vermelhas, mini manjar com Culli de ameixa e amora. Tudo isso regado aos vinhos Maria Izabel.

w-márcia-souto-carvalho

A diva Márcia Souto Carvalho (Foto: Fernando Machado)

w-anna-corinna

Anna Corinna e seu café (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos a comemoração do aniversário da pesquisadora gastronômica Maria Lecticia Cavalcanti, née Monteiro, com direito a bolo de frutas cristalizados e parabéns para você. Os convidados receberam beijinhos multicoloridos, feitos pela aniversariante. Não esquecer que dentro da Galeria de Arte do RioMar tem um café grifado por Anna Corinna. Acho que essa galeria deverá ser o novo must para pequenas festas. Quem viver verá. Foi um momento realmente espetacular. Uma ode ao glamour.

w-patricia-rands

Patrícia Rands (Foto: Fernando Machado)

w-sidia-maranhão-vera-dourado

Sidia Maranhão e Vera Dourado (Foto: Fernando Machado)

w-pedro-frederico-pedro-lira-tito-fernandes-miguel-henriques

Pedro Frederico, Pedro Lira, Tito Fernandes e Miguel Henriques (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !