Fernando Machado

Sabores do Amor e do Afeto by Beth Ithamar

a-ana-helena-passos-robson-chagas-beth-ithamar-claudio-manoel

Ana Helena Passos, Robson Chagas, Beth Ithamar e Claudio Manoel (Foto: Fernando Machado)

O Bistrot La Comedie, localizado na Aliança Francesa, no Derby, recebe até hoje, o Festival Sabores do Amor e Afeto pela chef Beth Ithamar, inspirada na teoria de sua filha Ana Helena Passos, que reside em São Paulo, de onde veio especialmente para o evento. O local é uma graça e na noite de quinta-feira, estava mais bonito ainda, graças a decoração de Robson Chagas, que nos levava para duas cores: lilás e amarelo.

a-ana-clara-toninho-monteiro

Ana Clara e Toninho Monteiro (Foto: Fernando Machado)

No terraço caiam do teto lustres de lamparina, envolvidos em dracena baby. Sobre as muretas repousavam lanternas com velas brancas. No salão principal tínhamos uma mesa com arranjos belíssimos de flores. Sobre as mesas repousavam arranjos de açafrão, dracena baby, Queen e bambu. Não esquecer os arremedos envolvendo tecidos lilases e amarelos. Tudo muito bem posicionado.

a-nadja-jose-dos-santos-rita

Nadja e José dos Santos com Rita Pena (Foto: Fernando Machado)

Antes de ser servido o jantar, dos deuses, o chef Claudio Manoel e Beth Ithamar disseram algumas palavras. Depois Ana Helena Passos explicou o que significava aquele momento, tão especial, onde a parceria com sua mãe era um dos seus sonhos. Deu uma pequena aula sobre o racismo e o machismo. No final foi muito aplaudida. Quando terminou o jantar o professor Armando Vasconcelos saudou Ana Helena, Beth Ithamar e Claudio Manoel.

a-leonardo-coutinho-lucia-medeiros-carlos-augusto-lira

Leonardo Coutinho, Lúcia Medeiros e Carlos Augusto Lira (Foto: Fernando Machado)

No cardápio estava escrito “A culinária é a primeira e única língua universal. É preciso não ter vergonha de onde viemos e cozinhar da melhor maneira possível”, uma pausa poética da chef Beth Ithamar. Primeiro foi servido um consome de cogumelos da serra com mini beiju. A entrada foi servida o prato O Amargor sem desafeto, que para a criadora se resumiu em camarões com gergelim, involtine de Parma com damasco, jiló grelhado e mel de pimenta.

a-armando-anne-vasconbcelos

Armando e Anne Vasconcelos (Foto: Fernando Machado)

Assim como pastéis recheados com codorna ao garam masala, involtine de Parma com damasco, jiló grelhado e geléia de pimenta. Como prato principal, que ela batizou de Amor sem preconceito, podíamos optar por medalhões de mignon ao molho de três pimentas e batata rústica gratinada ou papillote de pescada amarela com legumes coloridos no azeite, ervas e arroz de marisco. E preferi a segunda opção e estava de comer rezando para Santa Elizabeth.

a-edgard-homem-leo-peixoto

Edgard Homem e Leo Peixoto (Foto: Fernando Machado)

A sobremesa recebeu o titulo de Com açúcar e com afeto, ou seja, onde tínhamos banana crioula com mel de engenho e especiarias acompanhada com sorvete de canela. Tudo isso regado por espumante Salton. O menu fechado custa 70 reais por pessoa. Eu saí de lá com gostinho de quero mais. De parabéns estão Beth Ithamar e Claudio Manoel por uma noite onde o amor foi o prato de resistência.

a-melise-medeiros

Melise Medeiros (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !