Fernando Machado

Blog

Gladys Zender: Miss Universo de 1957

mu57-top15-capa-manchete

O Top 15 e a capa da Manchete com Gladys Zender e Terezinha Morango (Fotos: Manchete)

Há 59 anos acontecia no Long Beach Auditorium, o 6º concurso de Miss Universo. A vencedora foi Gladys Zender, de 17 anos, e se tornou a primeira sul-americana a ser coroada. Gladys e Terezinha Morango do Brasil ficaram empatadas, no desempate venceu a peruana. Participaram do evento 32 candidatas. Tivemos alguns escândalos, como a desclassificação da Miss Estados Unidos, Leona Cage, por já ter sido casada e mãe de dois filhos.

mu-57-top5-maio-vestido-cruzeiro

Misses Peru, Brasil, Inglaterra, Cuba e Alemanha em traje de noite e de banho (Foto: O Cruzeiro)

A segunda colocada no concurso de Miss Estada Unidos, Charlotte Sheffield, não pode participar e foi enviada para disputar no Miss Mundo de 1957. Por conta disso foi a única vez que os Estados Unidos não participaram do concurso. As favoritas da imprensa e do pública eram a Miss Alemanha, Gerti Daub, que parecia com a princesa Grace Kelly, e a Miss Brasil Terezinha Gonçalves Morango.

mu-57-top5manchete

O Top 5: Cuba, Inglaterra, Peru, Brasil e Alemanha (Foto: Divulgação)

O apresentador Bob Russell apresentou o Top 15: Martha Lehmann (Alasca), Gerti Daub (Alemanha), Mônica Lamas (Argentina), Hanneri Melcher (Austria), Glória Noakes (Canadá), Maria Rosa Gamio (Cuba), Terezinha Morango (Brasil), Ligia Karavia (Grécia), Sonia Hamilton (Inglaterra), Valeria Fabrizzi (Italia), Kyoko Otani (Japão), Jacqueline Dorella (Marrocos), Gladys Zender (Peru) e Inger Jonsson (Suécia).

mu-57-carol-morris-gladyes-zender-gervasio-batista

Linda Bement, MIss U 56 depois de coroar e enfaixar Gladys Zender (Foto: O Cruzeiro)

A classificação final ficou assim: Miss Universo de 1957 Gladys Zender, em segundo lugar Terezinha Morango (Brasil), em terceiro lugar Sonia Hamilton (Inglaterra), em quarto lugar Maria Rosa Gamio (Cuba) e em quinto lugar Gerti Daub (Alemanha). Também foram eleitas como Miss Simpatia, Mapita Cordero (Porto Rico), Miss Fotogenia Gerti Duab (Alemanha) e Garota Popular Gloria Noakes (Canadá).

mu-57-leonagage-charlotte-sheffield-utah-manchet

Carolyn McMcGirr, Ruth Parr, Leona Cage que perdeu a coroa minutos antes do desfile de Miss Universo, Charlotte Sheffield e Joan Admas (Foto: O Cruzeiro)

0
1 Discussion on “Gladys Zender: Miss Universo de 1957”
  • Parabéns Fernando Machado por todo o material disponibilizado e destinado ao seu público, que acredito serem inúmeros. É de muito bom gosto. Uma verdadeira aula de história do Concurso de Miss universo ao longo de mais de 67 anos. Parabéns mais uma vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.