Fernando Machado

Frei França estava nas nuvens

Frei Luiz de França Fernandes estava literalmente nas nuvens, no dia primeiro de janeiro. E tinha toda razão. Era a primeira sexta-feira da década. Era a primeira Benção de São Felix e era o dia que tomaria posse como Pároco da Basílica de Nossa Senhora da Penha e ainda por cima a cerimônia seria presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido. Mais incenso impossível.

b-dom-fernando-fieis
Dom Fernando entre a multidão de fiéis (Fotos: Fernando Machado)

A solenidade foi muito bonita. Os fiéis lotaram todo o galpão, pois a basílica, como todos sabem está em obras. O que observei foi uma confraternização de muita fé, pois as pessoas humildes são as responsáveis pela vitória da Igreja Católica e Apostólica Romana sobre a turma do mal. Não tenho idéia de público, mas acho que tinha mais de cinco mil fieis.

b-dom-fernando-frei-luizde-franca
Dom Fernando ao lado de Frei Luiz de França

A posse de Frei França, que terá sobre sua jurisdição as igrejas de São José do Ribamar, de Santa Rita de Cássia, de Nossa Senhora do Livramento e de Nossa Senhora do Terço, além é claro da Basílica da Penha, foi durante a missa solene presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, que entrou em procissão ao lado dos capuchinos. O comentarista foi de Frei Cláudio.

b-luiza-dom-fernando-sandra
Maria Luísa Leão, Dom Fernando e Sandra Moraes

Um coral de 30 vozes entoando músicas de deixar qualquer um em estado de graça, fazia o fundo musical. Primeiro foi feita a leitura da provisão canônica e depois Frei França fez o seu juramento. Dona Iracy, mãe dele, estava visivelmente emocionada e com toda razão. Terminada a cerimônia começou a peregrinação dos fiéis para cumprimentar Dom Fernando e Frei França.

b-frei-franca-familia
Frei França com a familia Welbe e Rosângela Macedo, Gerson e Zeneide Sartori, dona Iracy, Marileide França e Rosivânia Fernandes

Fiquei impressionado com a simplicidade do nosso arcebispo. Apertou a mão de todos. Isso é um exemplo para muitos sacerdotes. Dom Fernando não tem medo do povo de Deus. Somente quem tem intimidade com os céus tem uma atitude dessas.

b-frei-franca-dom-fernando-frei-franklin-2
Frei França, Dom Fernando e Frei Franklin na oração antes de servir a ceia

Depois aconteceu no refeitório uma ceia em sua homenagem oferecida pelo pároco da Basílica, Frei França. Participaram também Frei Franklin Diniz, Frei Jociel Gomes, Frei Ademir, Luisa Leão, Sandra Lúcia Moraes, Angela Souza à côté a mãe Maria de Lourdes, e as irmãs Eva, Rosário e Francisca. Começar o ano assim é flertar com a fé, a esperança e a caridade. Inesquecível. Obrigado, Frei França por essa acolhida.

irmao-mikael
O Irmão Mikael é um sósia de Dom Vital

Gostou ?
Compartilhe !