Fernando Machado

De volta para o passado

Praias de Jaboatão dos Guararapes

Há 423 anos, Maria e Bento Luiz Figueira, fundavam Jaboatão, que depois virou Jaboatão dos Guararapes.

Há 200 anos, nascia em Pernambuco, o jornalista Joaquim Saldanha Marinho, que morreu no dia 27 de maio de 1895.

arthur-rubinstein

Há 85 anos, se apresentava no Teatro de Santa Isabel, o pianista Arthur Rubinstein, promoção da Sociedade de Cultura Musical.

Há 80 anos, depois do sucesso da exibição do filme A Vida e os Milagres de Santo Antonio, mês passado, será exibido hoje novamente no Cine Encruzilhada.

santa-cruz-dm05maio1941

Há 75 anos, o Santa Cruz ao vencer o Sport, por 2×1, na Ilha do Retiro, era campeão pernambucano de futebol de 1940. Os gols foram de China e Henrique (SC) e Pirombá (Sport). O Santinha jogou com Vicente, Sidinho II e Pedrinho; Amaro, Pellado e Pedro; China, Henrique, Tará, Sidinho e Siduca. O Sport com Buchtsky; Mulatino e Zago; Omar, Furlan e Bibi (Zezinho); Navamuel, Adhemir, Pirombá, Pitota e Djalma.

Há 75 anos, se apresentava no Santa Isabel, a Companhia Brasileira de Comédia, de Delorges Caminha, com a peça Yayá Boneca, de Ernani Fornari. No elenco Lenita Lopes, Lucia Delor, Alice Archambeau.

harry-frank-dm-6maio1941

Há 75 anos, chegava ao Recife, a bordo da Panair, o escritor norte-americano Harry Frank, que está escrevendo um livro sobre a América do Sul. (Foto: Diário da Manhã)

Há 75 anos, era apresentada maquete do Cine Boa Vista. Projeto do arquiteto Giacomo Palumbo e construção de Jorge Martins.

wilhelm-backhaus

Há 65 anos, se apresentava no Teatro de Santa Isabel, o pianista alemão Wilhelm Backhaus.

alan-shepard3

Há 55 anos, cosmonauta norte-americano Alan Shepard realizava o primeiro voo no espaço.

pai-edu30set1972

Há cinco anos, morria em Pernambuco, o babalorixá Pai Edu, que nasceu no dia 11 de maio de 1935.

Gostou ?
Compartilhe !