Fernando Machado

Misa junta amigos com Maria

Há 43 anos, que a família de Misa Lilioso promove uma abertura solene do mês mariano. Domingo, Misa e sua irmã Cira, abriram as portas de sua residência da Encruzilhada, rezar o Terço de Nossa Senhora de Fátima. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que adquirida de Fátima, em Portugal, repousando numa gruta repleta de folhagens, gladíolos e carinho de mãe tendo como contraponto velas brancas.

b-frei-hamilton-misa-lilioso

Frei Hamilton e Misa Lilioso (Foto: Fernando Machado)

Coube ao Frei Fernandes dirigir o terço e o frei Marcos cuidar da animação. Os leitores foram Carmelo Ribeiro e Maria José e Silva. Um coral de 50 vozes cantou o “Neste dia, ó Maria, nós te damos nosso Amor / Céus e terra estão cantando / Celebrando o teu louvor”. Frei Hamilton, o provincial dos Franciscanos, falou do sentido da água e depois aspergiu água benta nos fiéis. Encerrada recitação do Terço foi servida um lanche, precedida de uma oração feita pelo padre Paulo Sergio Vieira.

b-frei-rogerio-frei-ronaldo-frei-fernandes-frei-hamilton-padre-paulo-sergio

Freis Rogério, Ronaldo, Fernandes e Hamilton com o Padre Paulo Sérgio (Foto: Fernando Machado)

No cardápio, de se comer de joelhos para Nossa Senhora de Fátima,  constou de creme de queijo, pães de metro recheados de vários sabores com direito a geleia de frutas, creme de queijo, além dos bolos baba de moça, limão, milho e mandioca. Sai de lá cantando “A 13 de maio na cova da ira do céu aparece a Virgem Maria / Ave, Ave, Ave Maria / Ave, Ave, Ave Maria / A três pastorezinhos cercados de luz / visita Maria a mãe de Jesus. / A luz lhe parece sinal de trovão / e como rebanho à casa se vão”.

b-lucas-cordeiro-jordano-bruno-misa-lilioso-matheus-vota-davi-melo

Lucas Cordeiro, Jordano Bruno, Misa Lilioso, Mathes Vota e Davi Melo (Foto: Fernando Machado)

Informação religiosa: A origem do Terço é muita antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações. Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a sua reza para salvação do mundo. Portando nasceu assim à devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a nossa Senhora. Os promotores e divulgadores desta devoção foram as Confrarias do Rosário.

b-vilani-lins-neuma-araujo-tereza-dutra

Vilani Lins, Neuma Araújo e Tereza Dutra (Foto: Fernando Machado)

O Papa Pio V (1504/1572) encorajou a prática da recitação do rosário, que, em breve, se tornou oração popular predileta da cristandade. Esta oração foi recomendada na França, por Nossa Senhora de Lourdes e em Portugal, por Nossa Senhora de Fátima, que ao aparecer em Fátima, pediu aos pastorezinhos: “Meus filhos rezem o terço diariamente”.

Gostou ?
Compartilhe !