Fernando Machado

Parabéns, Giovanni Pontes!

b-igreja-de-nossa-do-rosario-pina-1920-divulga-pernambuco

Olha como era a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em 1935 (Foto: Reprodução)

Ontem, às 8h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Pina, inaugurada em abril de 1935, tivemos uma bonita missa de ação de graças, pelo aniversário do executivo Giovanni Pontes. A cerimônia foi presidida pelo frei William Oliveira Almeida, que servia no Convento dos Franciscanos em Maceió, Alagoas. O primeiro pároco da igreja foi Monsenhor José Fernandes Machado (1902/1971).

b-igreja-de-nossa-senhora-do rosario-no-pina

A Nossa Senhora do Rosário atualmente (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical foi com o tecladista Elias Antunes, por sinal muito bom. O canto de entrada foi “Senhor meu Deus / Quando eu, maravilhado / Fico a pensar nas obras de Tuas mãos / No céu azul de estrelas pontilhado / O teu poder, mostrando a criação. / Então minha alma canta a Ti, Senhor / Quão grande és Tu! Quão grande és Tu! / Quando a vagar nas matas e florestas / O passaredo alegre ouço a cantar / Olhando os montes, vales e campinas / Em tudo vejo o Teu poder sem par”.

b-mosenhor-jose-fernandes-machado

Monsenhor José Fernandes Machado (Foto: Fernando Machado)

A primeira Leitura foi proclamada pelo aniversariante Giovanni Pontes, o salmo proclamado pelo seu irmão Gilson Pontes. A proclamação do Evangelho foi com Frei William, assim como a homilia, que foi uma verdadeira aula de fé, esperança e caridade. Começou que alertando que precisamos nos alimentar para podermos caminhar e trabalhar. E que precisamos do alimento da fé para se poder chegar perto do Senhor. Como a igreja estava vazia, Frei William, frisou caso o aniversariante tivesse chamado os amigos para o camarote do Galo da Madrugada, tudo seria diferente.

b-giovanni-pontes-frei-willliam-filson-pontes

Giovanni Pontes, Frei William e Gilson Pontes (Foto: Fernando Machado)

Eu acrescentaria mais, se Giovanni tivesse chamado os amigos para comemorar num barzinho, para beber, todos iriam. Frei William tem uma entonação de voz maravilhosa. Dá seu recado direitinho e sem exageros. Gostei muito do Frei William e das palavras, que apesar sisudo é muito educado. Ao encerar sua homilia, puxou “É impossível não crer em Ti / É impossível não Te encontrar / É impossível não fazer de Ti / Meu ideal”.

b-erika-alexandre-da-costa-carvalho

Erika e Alexandre da Costa Carvalho (Foto: Fernando Machado)

Após a comunhão, Elias Antunes cantou “Senhor, fazei-me / Instrumento de vossa paz. / Onde houver ódio, / Que eu leve o amor. / Onde houver ofensa, / Que eu leve o perdão / Onde houver discórdia, / Que eu leve a união / Onde houver dúvida, / Que eu leve a fé. /Onde houver erro, / Que eu leve a verdade. / Onde tristeza, / Que eu leve a alegria. / Pois é dando que se recebe / É perdoando que se é perdoado / E é morrendo que se vive / Para a vida eterna”.

b-elias-antunes-giovanni-pontes

O tecladista Elias Antunes e Giovanni Pontes (Foto: Fernando Machado)

Também quatro falas: a do aniversariante, do seu irmão Gilson Pontes, de Alexandre da Costa Carvalho e Fred Cal. Saímos da Nossa Senhora do Rosário ouvindo Imagine de John Lennon: “Imagine there’s no heaven / It’s easy if you try / No hell below us / Above us only sky / Imagine all the people / Living for today / Imagine there’s no countries / It isn’t hard to do / Nothing to kill or die for / And no religion too / Imagine all the people / Living life in peace”. Depois Giovanni Pontes convidou todos para tomar café no Marante Plaza Hotel.

b-gilson-giovani-pontes-fred-kal

Gilson e Giovanni Pontes com Fred Cal (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !