Fernando Machado

De volta para o passado

1980s, Paris, France --- French Designer and Artist Louis Feraud --- Image by © Jean-Claude Amiel/Kipa/Corbis

Há 95 anos, nascia na França, o estilista Louis Feraud, que morreu no dia 28 de dezembro de 1999.

Há 90 anos, começava o Carnaval do Recife, com o Bal Masqué no Clube Internacional. O cenário foi de Álvaro Amorim e Mário Nunes; a Iluminação G. Kyrillos e Cia. Para as danças as Orquestras de Nelson Ferreira e José Lourenço da Silva (Zuzinha). E no Palacete Azul, Joquei Clube, tivemos Baile à Fantasia com decoração de Giacamo Palumbo. O traje foi rigor.

Há 90 anos, acontecia concurso carnavalesco promovido pelo jornal A Rua. Lenhadores teve 20.699, Prato Misterioso 28.524 e Pyrillampos 21.722.

Hás 85 anos, acontecia recital do barítono Arthur de Almeida, em Afogados. Tomam parte os tenores Vicente Cunha e Lima Pontes.

Há 80 anos, morria em Pernambuco, o medico João Marques, que nasceu no dia 17 de janeiro de 1872.

denise-zelaquette-isabel-rainha-de-portugal3

Há 55 anos, Denise Zelaquette vencia o concurso de fantasias do Teatro Municipal do Rio, com Maria Isabel, a Rainha de Portugal, criada pelo estilista Marcilio Campos.

Há 40 anos, acontecia no Clube Português, promoção do Diário de Pernambuco, o I Baile do Caboclinho. O presidente do júri, foi jornalista carioca. No desfile de fantasias tivemos na categoria pernambucana, venceu Almir José da Paixão (Grande chefe Arunaçu de Tribo Carajá). Em originalidade feminino venceu Hailye Bergamasco (Por quem os Sinos Dobram). Em originalidade masculino o primeiro lugar foi para Isidoro Santos (Feiticeiro do Lago dos Cisnes). Em luxo feminino ganhou Judite Bueno (O Sol de Kilimanjaro). Em luxo masculino venceu Jesus Henrique (Ressurreição de Ataualpa) e em Hors concours Múcio Catão (Navio Fantasma).

manoel-quirino-de-lucena-selma-de-almeida-teresa-maia3

Há 40 anos, acontecia a eleição da Rainha do Carnaval. Selma de Almeida foi reeleita (Escola de Samba Limonil). Para Rei Momo foi reeleito Manoel Quintino de Lucena. A festa aconteceu na TV Jornal do Commercio.

lily-pons

Há 40 anos, morria nos Estados Unidos, a soprano Lily Pons, que nasceu no dia 12 de abril de 1898.

ivan-viana4

Há 10 anos, morria em Pernambuco, aos 57 anos, o executivo Ivan Viana.

Há 10 anos, morria em Pernambuco, o soldado Manoel Oliveira Dantas, que nasceu no dia 13 de março de 1912.

Gostou ?
Compartilhe !