Fernando Machado

Casa de Banhos Bar & Restaurante

Em 1880, o comerciante Carlos José Medeiros construiu nos arrecifes, perto da Ponte Giratória, quanta saudades tenho dela, sua residência. Anos depois ele resolveu explorar o local comercialmente, e inaugurou uma hospedaria para fins medicinais. O historiador Mário Sette escreveu que “era uma construção de madeira e ferro, que lembrava uma navio sem mastro, com suas janelas (camarotes), com seus terraços de convés, um para o rio e outro para o atlântico”.

casa-de-banhos-1907-coleção-manuel-francisco-mauricio

A Casa de Banhos em 1907 (Foto: Manuel Francisco Mauricio)

Foi denominada de Grande Estabelecimento Balneário de Pernambuco, todavia o povo batizou de Casa de Banhos. Na década de 20, tendo como proprietário o inglês Sidney Rodhes, depois do seu auge, começou a sua decadência, e foi destruída por um incêndio. Conta que lá os homens de negócios levavam mulheres para massagens e outras coisas mais. Então suas mulheres mandaram tocar fogo na Casa de Banhos. Nunca mais ela voltou a funcionar com esse propósito. Lá funcionam o Pernambuco Iate Clube fundado no dia 18 de julho de 1949 e o Casa de Banhos Bar & Restaurante, de Renato Azevedo.

renato-azevedo

Renato Azevedo diante da vista do bar e restaurante (Foto: Fernando Machado)

O restaurante, no próximo ano completará 19 anos e foi inaugurada por Armando Costa Filho e Ana Cristina Azevedo, esta última faleceu no dia 20 de janeiro de 2015, aos 50 anos de idade, possui uma vista fantástica do Recife. O Casa de Banhos não foi erguido no mesmo local onde funcionava a Casa de Banhos, está localizada nos seus arredores . A casa que abre de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h30, tem um cardápio de comidas regionais remetendo a frutos do mar, de fazer inveja a Apicius. A cartola do Casa de Banhos é de se comer rezando para Santo Antônio.

Gostou ?
Compartilhe !