Fernando Machado

Alemães comemoram São Nicolau

São Nicolau, bispo de Mira, atualmente Turquia, tem a seu favor vários milagres. De acordo com a lenda, o pai de Nicolau era muito rico, e o futuro santo, sempre generoso, ajudava o povo. Nicolau foi visto ainda, espalhando presentes para às crianças, por isso se tornou um costume os pais presentearem seus filhos no dia 6 de dezembro, data da sua festa litúrgica. A figura do Papai Noel surgiu por conta de São Nicolau.
b-kassem-fneiche-antje-lindecke-monika-hans-jurgen-schlug

Kassem Fneiche, Antje Lindecke, Hans-Jürgen Schlug, Monika e Dietmar Bock (Foto: Fernando Machado)

b-consules

David Freitas, Bruno Bisson, Eric Olson, Makr Schlink, Dietmar Bock, Jaime Beserman, Zhang Xiangyan, Graham Tidey e Hans-Jürgen Schlug (Foto: Fernando Machado)

E ontem, das 17h às 21h, o cônsul geral da Alemanha, Dietmar Bock ao lado de sua Monika, movimentou uma festa em torno de São Nicolau, muito festejado na Alemanha. Tudo aconteceu no Castelinho, na Avenida Boa Viagem. Lá estavam os funcionários, o Corpo Consular e alguns amigos. A casa, construída no início do século passado, tem uma arquitetura atípica da nossa região, por ter um estilo muito comum no sul do país. Além dos Bock, recebiam os convidados a cônsul Antje Lindecke com o marido Kassem Fneiche e o vice-cônsul Hans-Jürgen Schlug, sua esposa Dorohea esta na Alemanha.

b-guido-alois-ana-laura-stutz

Guido e Ana Laura Stutz com o filho Alois (Foto: Fernando Machado)

b-bruno-bisson-graham-tidey

O cônsul geral da França Bruno Bisson e o cônsul da Grã-Bretanha Graham Tidey (Foto: Fernando Machado)

Pelo que fui informado o Castelinho pertenceu as famílias João Cardoso Ayres, pai do famoso pintor Lula, de Pinto Alves e de Alberto Bezerra de Mello. Em 1930, a residência serviu de refúgio para as mulheres de José Pessoa de Queiroz: Terezinha, Helena e Dulce. Pois a casa delas, na Rua Dom Bosco com Manoel Borba, foi saqueada e queimada pelo revoltosos. José, João e Francisco Pessoa de Queiroz, seguiram para o exílio, fugindo das perseguições do Presidente Getulio Vargas.
b-monika-bock-patricia-beserman-li-feiyue-ana-laura-stutz

Monika Bock, Patricia Beserman, Sonia Rossel e Ana Laura Stutz (Foto: Fernando Machado)

b-jonny-b-good

A excelente banda Jonny B Good (Foto: Fernando Machado)

Durante o encontro o cônsul geral Dietmar Bock, fez uma saudação natalina e agradeceu a todos. A parte musical foi com  a excelente banda Jonny B Good, leia-se Felipe Rosendo Gomes. No setlist: Wind of change, Jeany (Falco), Rock me amadeus, 99 red ballons (Nena), Falling in love, Savé tonight, Upside down, Wherever you will go, Every breath you take, Knockyn on heavens door e Easy. No segundo bloco tivemos, o reggae internacional: Stir it up, Dont worry, Im yours/Is this love, Rude, Santeria, Dyer maker, La la long.

b-martin-mahn-zhang-xiangyan

Martin Mahn e o cônsul geral adjunto da China Zhang Xiangyan (Foto: Fernando Machado)

b-guido-stutz-eric-olson

Guido Stutz e o cônsul Eric Olson (Foto: Fernando Machado)

No terceiro bloco pop rock internacional: Hard days night, Suktans of swing, Satisfaction, Last kiss, Stand by me, With or without, I will survive, Get lucky, What is love, Summer is magic, Locked out of heaven, Take on me e Overkill. E encerrou com Voltei Recife, Vassourinhas, Assim você me mata, Camarote e Coração (Aviões do forró). Quando a banda tocou a música que seguiu de trilha sonora para a queda do muro de Berlim, ou seja Winds of change, da Scorpions, a turma foi à loucura.

b-mark-schlink-emily

O vice cônsul Mark Schlink e Emily (Foto: Fernando Machado)

b-jose-ronaldo-ramos-monica

Mônica e José Ronaldo Ramos (Foto: Fernando Machado)

Enquanto a Jonny B Good arrasava, os convidados degustava um coquetel e depois um jantar by Arcádia de se rezar para São Nicolau. No cardápio tínhamos como entrada camarão natural com geleia de pimenta, quadradinho de queijo gouda com flor de presunto, lichia recheada com creme cheese, Camarão Tailandês ao molho de coco e rum, bombom folhado de palmito, sorvetinho de bacalhau, tortinha de lagosta, pastel folhado de ricota com nozes, flor de filo com carne de sol desfiada e queijo coalho, massa filo com mascarpone e cebola glaceada e vol au vent com creme cheese, presunto Parma e figo.

b-miyoko-koike-david-freitas

O vice-cônsul David Freita e Miyoko (Foto: Fernando Machado)

b-suzy-albuquerque-tiago-mattheus

Suzy Albuquerque e Tiago Mattheus (Foto: Fernando Machado)

Ainda brandade de bacalhau e para jantar salada de folhas variadas com mussarela, tomate cereja e molho de yogurte com hortelã, rotolone recheado de creme cheese e brie com molho pomodoro e molho aos quatro queijos, filé mignon fatiado com legumes grelhados, batatas noisettes, abacaxi caramelado, cebola no mel e molho demi-glace, e arroz com castanha. E como sobremesa torta crocante de chocolate e mousse de queijo com calda de goiabada.

b-castelinho

O Castelinho é um ponto turístico da Praia de Boa Viagem (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !