Fernando Machado

Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Foram anunciados sexta-feira os filmes vencedores do XIV Festival Brasileiro de Cinema Universitário. O carioca Fio-terra, de Ian Capillé (UFF), foi premiado nas categorias Melhor Filme, Roteiro e Prêmio da Crítica da Mostra Nacional. A cerimônia de encerramento aconteceu na Casa Amarela Eusélio Oliveira, em Fortaleza, no Ceará, e homenageou o cineasta cearense Petrus Cariry. A curadoria do Festival foi do jornalista André Bloc, do produtor audiovisual Doug de Paula e da cineasta Michelline Helena.

noia-laura-collor-ian-capille-fio-terra

Laura Collor e Ian Capillé, do Fio-Terra eleito o melhor filme (Foto: Divulgação)

Ainda na Mostra Nacional, o cearense Biquíni Paraíso, de Samuel Brasileiro (UFC), garantiu os prêmios de Melhor Direção e Fotografia. O Troféu de Melhor Ator foi para Jamenes Prata e o de melhor Intérprete Coadjuvante para Tatiane Albuquerque, ambos de Muriel, de Vanessa Cavaqlcante. Os curtas Quando Você Crescer, de Paulo Matheus (UFC) e Borboleta Pulmão, de Clébson Oscar (UFC), foram eleitos pelo Júri Popular das Mostras Nacional e Ceará.

noia-iIan-capillé-paulo-matheus-roberta-bonoldi-deise-hauenstein-clara-moraes-marcello-holanda

Os premiados Ian Capillé, Paulo Matheus, Roberta Bonoldi, Deise Hauenstein e Clara Moraes (Foto: Marcello Holanda)

Dos 162 filmes inscritos, recorde do festival, 18 curtas universitários foram selecionados para a Mostra Nacional e 10 curtas locais para a Mostra Ceará. O júri oficial foi formado pelo cineasta Allan Deberton e pelas professoras de Audiovisual Ana Quezado e Daniela Dumaresq. Já o júri da crítica contou com o crítico Ailton Monteiro e os jornalistas Adriana Martins e Paulo Renato Abreu.

Gostou ?
Compartilhe !