Fernando Machado

Cemitério ou seria Galeria de Arte?  

b-herculano-bandeira-joaquim-nabudo

Mausoléus de Herculano Bandeira e de Joaquim Nabuco (Fotos: Fernando Machado)

b-capiba

O túmulo de Capiba (Fotos: Fernando Machado)

Em Paris temos o cemitério de Père-Lachaise que é uma das atrações turísticas mais visitadas da Cidade Luz. Várias personalidades estão enterradas ali. O Recife tem o Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, ou melhor o Cemitério de Santo Amaro, que poderia ser também um ponto turístico, mas as administrações municipais ignoram esta preciosidade. Afinal de contas não dá votos.

b-jose-maria-anjo

Os túmulos de José Maria de Albuquerque Melo e de um não identificado (Fotos: Fernando Machado)

b-agamenon-magalhães

O mausoléu de Agamenon Magalhães (Foto: Fernando Machado)

b-jose-mariano-manuel-borba

Mausoléus de José Mariano e de Manuel Borba (Fotos: Fernando Machado)

Inaugurado, no dia 1 de março de 1851, pelo governador José Ildefonso de Sousa Ramos, todavia se deve a proeza ao governador Francisco Rego Barros, o Conde da Boa Vista, que tinha como objetivo modernizar o Recife. O Cemitério de Santo Amaro, o maior do Recife, foi projetado pelo engenheiro José Mamede Alves Ferreira (1820/1865), e mede 145m². Para a gente ter acesso até ele se caminha pela Avenida da Saudade, não é romântico?

b-adolpho-cirne

Mausoléu da família de Adolpho Cirne (Foto: Fernando Machado)

b-arte-são-francisco

Em cima do túmulo da Familia Alcoforado tem este imagem linda e no outro, não identificado, São Francisco de Assis (Foto: Fernando Machado)

Os primeiros sepultamentos no Senhor Bom Jesus da Redenção foram com as pessoas vítimas de febre amarela, porque as igrejas não quiseram enterra-los. Era costume na época os mortos serem enterrados nas igrejas. Sua arquitetura é radial, com túmulos distribuídos ao longo de ruas que partem de um ponto central, ou seja a Capela de Nossa Senhora da Conceição. É, sem dúvida, a maior galeria de arte ao ar livre de Pernambuco, devido aos seus mausoléus de grande porte.

b-barão-de-beberibe

Mausoléu do Barão de Beberibe (Foto: Fernando Machado)

b-belo

Lindo este mausoléu, mas identifiquei de quem era (Foto: Fernando Machado)

Entre os mausoléus, projetados por grandes artistas, especialmente italianos, destacamos os de Agamenon Magalhães, Barão de Benfica, Barão de Mecejana,  Francisco Rego Barros (Conde da Boa Vista), Joaquim Nabuco, José Mariano, Maciel Pinheiro, Manuel Borba, Mário Sette, Martins Junior e Nunes Machado.

b-carvalheira-martins-albuquerque

Os túmulos das família Carvalheira e Martins de Albuquerque (Fotos: Fernando Machado)

b-jose-otaviano-de-almeida

Túmulo da família José Otaviano de Almeida (Foto: Fernando Machado)

Entre os túmulos estão os dos governadores Carlos de Lima Cavalcanti, Emídio Dantas Barreto, Sergio Loreto, Estácio Coimbra, Miguel Arraes e Eduardo Campos, o radialista Alcides Teixeira, o tycoon da imprensa pernambucana F. Pessoa de Queiroz, Demócrito de Sousa Filho, Padre Félix Barreto, o ex reitor Joaquim Amazonas, o ex prefeito Moraes Rego, a Rainha do Maracatu Dona Santa, o Conselheiro Rosa e Silva.

b-lindo

Achei esse mausoléu lindo, mas não identifiquei de quem era (Foto: Fernando Machado)

b-manoel-antonio-de-moras-rego

O mausoléu de Manoel Antônio de Moraes Rego (Foto: Fernando Machado)

Ainda os do artista plástico Vicente do Rego Monteiro, o músico Arlindo dos 8 Baixos, os compositores Capiba e Nelson Ferreira, além do cantor Chico Science. Era tão bom que a administração do Cemitério colocasse guias, não somente no Dia de Finados, mas durante todo o ano, para orientar os visitantes para conhecerem os mausoléus e túmulos dos grandes nomes que a história pernambucana guardou. Está faltando, no local, uma boa sinalização. Mesmo assim, temos que visitar o Senhor Bom Jesus da Redenção, em Santo Amaro, e ver a riqueza erguida no campo santo.

b-não-sei

Que arte bela, mas não consegui identificar de quem era o mausuléu (Foto: Fernando Machado)

b-sem-nome

Outra obra maravilhosa, mas também não identifiquei de quem era o túmulo (Foto: Fernando Machado)

b-thiago-guan-lin

Simples mas tocante o tumulo de Thiago Guan Lin (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !