Fernando Machado

A Brasilidade reina na Casa Cor

As casas do senador José Ermirio de Moraes no período de 1963 e 1971 e a do empresário Camillo Steiner, são localizadas na Avenida Beira Mar, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Foram construídas na década de sessenta, pelo mesmo engenheiro. José Ermírio conheceu Camilo na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, onde estudaram engenharia. José Ermirio foi morar em São Paulo onde casou com Dona Helena, e Camilo conheceu dona Janet no naquele estado norte-americano, onde casaram, e vieram residir no Recife. Quando José Ermírio fundou o Grupo Votorantim convidou Camilo para atuar na empresa.

d-amelinha-peixoto-rita-tristão

Amelinha Peixoto e Rita Tristão (Foto: Fernando Machado)

Na sua casa em Pernambuco, o senador José Ermírio comandou várias reuniões políticas memoráveis. Já na casa de Janet e Camillo Steiner aconteceram fatos com toque de política internacional. Nela se hospedou por duas vezes, a senhora Rosalyn Carter, como primeira dama do estado norte-americano na Geórgia, em 1973, e depois como primeira dos Estados Unidos, em 1977. Foi lá que conheci dona Rosalyn Carter, quando assistente da coluna social de Alex, no Jornal do Commercio.

d-camillo-steiner-ricardo-guimarães

A casa de Janet e Camillo Steiner até o ano passado (Foto: Ricardo Guimarães)

Pois bem, é neste cenário que esta acontecendo A Casa Cor Pernambuco, que este ano chega a sua 18ª edição. Participam das mostra, 46 arquitetos divididos em 30 ambientes, tendo como desafio trabalhar o tema Brasilidade. Dentro da proposta, os profissionais propuseram espaços arrojados apostando em materiais inovadores. Na entrada do percurso de 2 mil m² de área construída, o Lounge de Entrada recebe os convidados com uma imponente Harley-Davidson na garagem que antecede o Studio do Jovem Casal, ambos assinados por Diogo Viana.

d-alexandre-mesquita-ricardo-virginia-guimarães-neto-belem

Alexandre Mesquita, Ricardo e Virginia Guimarães com Neto Belém (Foto: Fernando Machado)

Após as boas-vindas, o visitante é conduzido ao Lounge da Piscina, assinado por Kathleen Carvalho, que criou um ambiente aconchegante com mobiliário em vime e pátina, luminárias em madeira e vasos suspensos. Em seguida, o visitante chega ao Avarandado, de Márcia Nejaim e Suzana Azevedo, inspirado pela canção de mesmo nome de Caetano Veloso e na proposta tropical, com um belo sofá com estampa de folhas. Nele, destaque para a escultura de Francisco Brennand, artista também homenageado na louça produzida pelo Espaço Brennand, especialmente para a ocasião.

d-ana-lucia-campos

A ministra Ana Lucia Campos diante de uma tela de Pedro Frederico (Foto: Fernando Machado)

Os quatro elementos também foram destacados, com um espelho d’água na parte revestida por pedras e uma lareira que não se apaga. Na sequência, o Living de André Carício exibe uma tapeçaria do artista plástico Pedro Frederico, inserida num ambiente elegante, pensado para ressaltar os objetos de decoração. Destaque absoluto para a luminária de pedraria colocada sobre a mesa principal. O Home Office da dupla Neto Belém e Alexandre Mesquita, ganha graça e leveza com a presença dos divertidos Mickeys, da Etiqueta D, mas mantém a sobriedade com a bela mesa de tora de madeira.

d-marcia-nejaim-suzana-azevedo

Márcia Nejaim by Animale e Suzana Azevedo by Juju Costa (Foto: Fernando Machado)

O Quarto da Designer, criado pelo trio Marcela Inácio, Elizabete Benjaim e Luciana Pontual, sugere bastante personalidade com uma bela cômoda negra, que vem ladeada por uma sóbria poltrona de couro, que contrasta com as cores fortes escolhidas para a roupa de cama. Ana Paula Cascão ficou responsável pelo Quarto do Casal, fortemente dominado pelo uso artístico dos cobogós criados pela designer capixaba Ana Paula Castro. Destaque ainda para o closet, que traz uma penteadeira de 3 metros lineares. Foi lá que dona Rosalyn Carter se hospedou como primeira dama dos Estados Unidos.

d-marcia-vieira

Márcia Vieira na sua Casa Modelo (Foto: Fernando Machado)

A Sala de Banho do Casal é o próximo ambiente a ser visitado e foi criado por Denise e Sandra Glasner. O Lavabo de Luciane Reis e Tatiane Yamamoto se destaca pela bela divisória em madeira e pelo revestimento marmoreado das paredes. Já o Jardim de Inverno de Luciana Aguiar, traz uma profusão de cores via cortinas em amarelo, azul e laranja e ainda a bela cadeira em vime e espaldar alto, cheia de baianidade. Guilherme Eustáchio e Daniela Lins assinam a Sala de Almoço, arrojada, com exuberante piso geométrico, mesa oval com tampo de madeira e cadeiras cheias de personalidade, que misturam estampas no estofado e palhinha.

d-romero-duarte

Romero Duarte como figurante do seu lounge gourmet (Foto: Fernando Machado)

Andréa Calábria apostou no binômio preto e branco para a sua Cozinha, fortemente marcada por parede com revestimento 3D em cimento e nichos que sugerem uma pequena horta. A Gourmeteria e Adega de Saulo Barros é aconchegante e descontraída, com criativa solução para acondicionamento das garrafas de vinho e divertidas paredes onde se pode escrever a giz. Impossível não se afeiçoar pela forma com que o arquiteto escolheu para exibir a coleção de rolhas.

d-sandra-brandão

Sandra Brandão à côté Carmen Miranda (Foto: Fernando Machado)

O Loft da Blogueira de Sandra Brandão aposta no azul tiffany que garante o toque feminino no ambiente marcado pela Pop e ToyArts. Perfeita sintonia para quem respira moda. Destaque para o grande painel de Carmen Miranda criado pelo grafiteiro Shelder. A Garagem de Raul Lins é uma surpresa que mistura dois ambientes que até então pareciam díspares: o local de guardar o carro e um living: perfeito para quem ama o mundo automotivo. Aqui encerra o território dos Steiner.

d-saulo-barros

Saulo Barros na sua gourmeteria e adega (Foto: Fernando Machado)

A partir de agora é da casa de José Ermírio de Moraes. Pedro Motta assina o Refúgio do Jardim, um recanto relaxante e tranquilo à beira de uma piscina. O Boulevard de Tony Pedrosa impressiona pela amplitude e também pelo belo trabalho na parede lateral vazada. O mobiliário remete ao verão e tardes à beira-mar. A Loja de Decoração, criada por Joaquim Rego e Márcia Vieira, oferecem produtos feitos de materiais que remetem ao Brasil: palha, madeira, tudo rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado. Fernanda Antunes e Milena Sotero ousaram no Lavabo Masculino, dominado por um intrincado jogo de espelhos criado pelas arquitetas e executado sob medida em serralharia. As cores sóbrias conferem masculinidade e força ao ambiente.

d-tony-pedrosa

Tony Pedrosa e o seu bonito boulevard (Foto: Fernando Machado)

No Lavabo Feminino, de Cecília Dubeux e Maira Marques, se destaca o sofá em fúcsia e os espelhos posicionados em alturas diversas, dando um toque divertido e feminino. O Armazém do Artesanato, assinado por Ana Rivas, Carmem Lúcia de Andrade Lima, Lúcia Helena de Andrade Lima, Sheila Manso, Sílvio de Andrade Lima e Wallace Amorim Júnior, propõe um ambiente expositivo com nichos e iluminação especial para destacar as peças. Na Galeria de Arte, Ricardo Sales colocou a mostra seu trabalho como arquiteto e também como artista plástico, expondo suas intrigantes mandalas constituídas em notas de dinheiro. Sayonara Pinto é a co-autora do projeto.

d-waldi-bitu-ana-paula-cascao-marcelo-bitu

Waldir Bitu, Ana Paula Cascão by A. Brand e Marcelo Bitu (Foto: Fernando Machado)

O Lounge Gourmet de Romero Duarte aposta nos tons claros em contraste com o cobre perolizado do mobiliário da cozinha e pendentes na mesma paleta de cor. O arquiteto deu o toque final emprestando a coleção de vidros franceses e três quadros do artista plástico Lula Cardoso Ayres de seu acervo. Continuando o percurso, o visitante chega ao Restaurante, assinado por José Roberto Moreira do Vale, que apresenta tons neutros e mobiliário leve, em madeira. Ele é comandado pelo chef Thiago Freitas, leia-se o restaurante Budhakan.

d-thiago-freitas

O chef Thiago Freitas no seu restaurante (Foto: Fernando Machado)

No coquetel, de a gente comer rezando para Nossa Senhora dos Prazeres, desta noite especial tínhamos no cardápio: mini burguer de codorna, salmão defumado, cachorro quente de porco, gratin de bacalhau com mandioquinha, e zingara de carne com caramelo de gengibre. Tudo isso regado a sucos, espumante e uisque. O restaurante funciona somente às noites, nos sábados e domingo, para almoços também. Thiago você arrasou. Parabéns!

 

d-marcia-nejaim-ricardo-virigina-guimarães-suzana-azevedo

Márcia Nejaim, Ricardo e Virginia Guimarães com Suzana Azevedo (Foto: Fernando Machado)

E o tour se encerra no Café no Jardim, que ganhou um belíssimo painel grafitado por Flávio Barra, e assinado por Alexana Vilar, Elza Freire e do paisagista Luciano Lacerda. Este último também assina a Praça Casa Cor, ambiente ao ar livre, com grandes e convidativas poltronas em vime. O Drink Bar de Rafael Tenório traz uma proposta divertida e contemporânea, com uso de elementos rústicos como tijolos aparentes, madeira e couro, em uma pegada industrial e jovem. Destaque para a ilustração atrás do balcão, feita em giz, pela Júlia Marinelli.

d-bruna-banda-starlt

A vocalista da banda Starlt, a bonita Bruna (Foto: Fernando Machado)

Queremos destacar a banda Starlt, formada por quatro músicos e a vocalista Bruna, cuja voz é notável. A Casa Cor Pernambuco 2015 segue até o dia 8 dezembro. E os ingressos custam R$40 por pessoa. Particularmente me encontrei com esta versão da Casa Cor, pois ali se pisa na história de dois clãs: Os Moraes e os Steiner. E o melhor de tudo tive como cicerone Virginia e Ricardo Guimarães, ela que nasceu naquela casa, é filha de Janet e Camillo Steiner. Sorry, periferia!

Dayvison Nunes / JC Imagem Data: 29-10-2015 Assunto: SOCIEDADE - CasaCor 2015.

André Caricio e Lucas Malvacini no Living (Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem)

Informação importante: O Mister Brasil de 2011, Lucas Malvacini, estava no espaço do arquiteto André Caricio, como convidado especial. Lucas passou despercebido, mas se o publico soubesse que ele estava lá, que tinha atuado na novela da Globo,  Amor à Vida, como o anjinho Félix, e que já posou vestido de nada para vários sites gays, teria roubado a cena da Casa Cor Pernambuco 2015.

d-lucas-malvacini-div-theboy

Lucas Malvacini e sua nudez espetacular (Fotos: Divulgação/The Boy)

Gostou ?
Compartilhe !