Fernando Machado

Glückwunsch, Alemanha!

a-dietmar-bock-monika

Dietmar e Monika Bock (Foto: Fernando Machado)

a-antje-lindecke-kaseen-fneiche

Antje Lindcke e Kaseen Fneiche (Foto: Fernando Machado)

Sábado, à noite, no Joaquim Nabuco Ballroom, do Sheraton Reserva do Paiva, o Cônsul Geral da Alemanha, Dietmar Bock neben der Consulesa Monika, movimentou uma recepção para cerca de 300 convidados celebrando a Data Nacional do seu pais. E o encontro teve duas grandes celebrações: Os 40 anos da assinatura da Ata Final de Helsinque e os 25 anos da Queda do Muro de Berlim. Além de Monika e Dietmar, recebiam os convidados a cônsul Antje Lindecke e o marido Kassem Fneiche.

a-ana-paula-guido-stutz

Ana Paula e Guido Stutz (Foto: Fernando Machado)

a-bruno-bisson-anne

Bruno Bisson e Anne (Foto: Fernando Machado)

O mestre de cerimônias foi Sérgio Poggi que convidou a Orquestra Criança Cidadã, sob a regência do músico João Pedro, para um recital. Tocou de Vivaldi (Primavera e Outono), de Carlos Gardel (Por una Cabeça), de Paul Anka, Jacques Reveaux e Claude François (My Way), de Dominguinhos (Lamento Sertanejo), de Guerra Peixe (Mourão) e de Luiz Gonzaga (Asa Branca). Depois a Criança Cidadã executou os hinos do Brasil, Alemanha e da Comunidade Europeia (Beethoven). Estão de parabéns os meninos do Coque.

a-christian-wolfgang-roddewig-susanne-kutzner

Christian e Wolfgang Roddewig, com Susane Kutzner e Sérgio Poggi (Foto: Fernando Machado)

a-claudia-ingrid-luck

Claudia e Ingrid Luck (Foto: Cortesia)

Na sequencia Sérgio Poggi convidou o consul geral alemão, Dietmar Bock, que estava muito elegante by Roy Robson, para fazer sua saudação. Na sua fala lembrou dos imigrantes que estão chegando aos montes ao seu país, da Copa do Mundo e dos Jogos Olimpicos que acontecem no próximo ano no Rio de Janeiro. Depois foi exibido um video sobre a Queda do Muro de Berlim, tendo como fundo musical a Banda Scorpions, interpretando Wind of Change. Foi emocionante.

a-dietmar-bock-jose-hugo-volkmer

Dietmar Bock e José Hugo Volkmer (Foto: Fernando Machado)

a-dietmar-bock-richar-reiter

Dietmar Bock e Richard Reiter (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia foi servido um jantar de a gente rezar para São Francisco de Assis. O cardápio foi assinado pelo chef Fernando Fonseca, mas o gerente geral Guido Frank Stutz, que é alemão, deu uma canja, preparou um pernil de porco assado com cerveja acompanhado de chucrute, de fazer inveja a Apicius. Tínhamos vários tipos de salsichas e cerveja Em tempo: Esta foi a última Data Nacional da Alemanha, tendo à frente o cônsul geral Dietmar Bock, pois em julho do próximo ano termina sua missão no Recife. Também parabenizo a cônsul Susanne Kutzner e o assessor de imprensa Sergio Poggi que organizaram a noitada. Um encontro impecável.

a-fabio-elodie-clerici

Fábio e Elodie Clerici (Foto: Fernando Machado)

a-guido-stutz-joão-alberto-yasuhiro-mitsui

Guido Stutz, João Alberto e Yasuhiro Mitsui (Foto: Fernando Machado)

O novo cônsul do Japão, Yasuhiro Mitsui, estreou numa festa consular, naquela noite e como era o seu aniversário foi cantado os tradicionais parabéns para você, em inglês e em português. O comandante do II Comar, brigadeiro José Hugo Volkmer, que nunca comparece aos eventos da cidade, estava lá. O ex cônsul honorário da Alemanha, na Bahia, Wolfgang Roddewig, veio de Salvador especialmente para a comemoração da Data Nacional Alemã. Com ele, o neto Christian Roddewig. Destacamos também o cônsul honorário da Finlândia, Gilberto Flavio de Azevedo Lima. Eine wunderbar party.

a-joão-alberto-helder-marcelino-eric-olson

João Alberto, Helder Marcelino e Eric Olson (Foto: Fernando Machado)

a-joão-carlos-nola-correia

João Carlos Correia e Nola (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: Foram dois anos de negociações, mas no dia 1º de agosto de 1975, os países assinaram a Ata de Helsinque, que garantiram a inviolabilidade de suas fronteiras, a integridade territorial, a resolução pacífica de disputas, a não-intromissão em questões internas, a renúncia ao uso da violência, a igualdade soberana, a igualdade de direitos e a autodeterminação dos povos e o respeito aos direitos humanos, incluindo as liberdades de pensamento, consciência, religião e convicção.

mark-emily-schlink2

Mark e Emily Schlink (Foto: Fernando Machado)

a-sheila-wanderley-ana-paula-stutz

Sheila Wanderley e Ana Paula Stutz (Foto: Fernando Machado)

O Muro de Berlim (Berliner Mauer) era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental (socialista). Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, o muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar, a célebre Schießbefehl ou Ordem 101, quem tentassem fugir. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã formalmente celebrada no dia 3 de outubro de 1990.

a-martin-claudia-mahn

Martin e Claudia Mahn (Foto: Fernando Machado)

a-orquestra

João Pedro regendo a Orquestra Criança Cidadã (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !