Fernando Machado

Omedetou Nakahata, Umeda e Seguichi!

d-yasuki-makahata-kunio-umeda-hitomi-sekiguchi

O almirante Yasuki Nakahata, embaixador Kunio Umeda e cônsul Hitomi Sekiguchi (Foto: Fernando Machado)

d-afranio-de-paiva-moreira-junior-jose-hugo-volkemer-manoel-luiz-pafiadache

Almirante Afrânio de Paiva Moreira Jr, brigadeiro José Hugo Volkmer e general Manoel Luiz Pafiadache (Foto: Fernando Machado)

Fazia tempo que não participava de uma recepção tão organizada, tão alinhada e tão bonita, quanto aquela que aconteceu terça-feira, à noite, a bordo do Navio Escola da Marinha Japonesa. Estamos nos referindo ao Kashima. O porto do Recife foi a primeira parada da Esquadra de Treinamento do Japão, que tem à frente o contra-almirante Yasuki Nakahata. Temos que parabenizar a categoria e elegância da tripulação do Kashima.

d-adriane-caio-ramos-tinane-almeida

Adriane e Caio Ramos com Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

d-dietmar-bock-gareth-moore-richard-reiter-jaime-beserman

Os cônsules Dietmar Bock, Gareth Moore, Richard Reiter e Jaime Beserman (Foto: Fernando Machado)

A esquadra traz a bordo 700 pessoas, sendo 109 guardas-marinhas, e é formada pelos navios escola Kashima, leia-se o comandante  capitão de mar-e-guerra Teruo Ozawa e Shimayuki, cujo comandante é capitão de fragata Seiichi Koakutsu, além do contratorpedeiro Yamagiri, comandado pelo capitão de fragata Seiichi Hashimoto. Ela partiu do Porto de Toquio no dia 21 de maio e já passaram pelas Américas do Norte e Central.

d-antonio-eudes-limada-silva-monica

General Eudes Lima da Silva e Monica (Foto: Fernando Machado)

d-carlos-alberto-meirelles-velho-fernando-pereira-almeida

Os comandantes Carlos Alberto Meirelles Velho e Fernando Pereira de Almeida (Foto: Fernando Machado)

Essa viagem de treinamento também celebra os 120 anos de Amizade Japão-Brasil. Do Porto do Recife a Força Tarefa segue até o Rio de Janeiro e Santos. E no dia 29 de outubro a frota estará de volta para o Japão. Portanto serão 160 dias de navegação, passando por 12 países. Do Brasil seguem até o Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Nicarágua, Mexíco e Estados Unidos.  A última vez essa frota passou pelo Recife em 2008.

d-francisco-brito-marcia

General Francisco Brito e Márcia (Foto: Fernando Machado)

d-frederico-neves-marcia

O desembargador Frederico Neves e Márcia (Foto: Fernando Machado)

Na ocasião tivemos duas falas. A primeira do contra-almirante Yasuki Nakahata e na sequencia a do Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda. Depois deste item tivemos a tradicional cerimônia do Kagami Wari, onde as principais autoridades e personalidades da recepção, vestem um kimono casual, para participarem. Na verdade a quebra do barril de saquê desejando sucesso a todos os convidados. Gostei muito do Kagami Wari.

d-luiz-claudio-lazaro-dias-marcia-olavo-andrade-lima

Márcia e Luiz Claudio Lázaro Dias com Olavo Andrade Lima (Foto: Fernando Machado)

d-tomo-yamamoto

O oficial e maestro Tomo Yamamoto (Foto: Fernando Machado)

O fundo musical foi com a Banda da Esquadra, que apresentou musicas brasileiras. Claro que não poderia faltar Cidade Maravilhosa, Aquela do Brasil para citar apenas estas. Faltou um frevinho, mas fica para a próxima viagem. Os músicos fazem parte da Banda Marcial da Esquadra de Treinamento da Marinha do Japão tem como regente o maestro Tomo Yamamoto.

d-keishiro-shin

O chef Keishiro Shin (Foto: Fernando Machado)

d-kagami-wari

As autoridades em tempo de Kagami Wari (Foto: Fernando Machado)

E o bufê, gente, era de a gente comer de joelhos. O chef Keishiro Shin botou pra quebrar. No cardápio rosbife, camarão e lagosta ao molho de pimenta, sushi, sanduiche de queijo, frango grelhado no espeto, e tempra. Fazia tempo que não comia uma tempra tão gostosa e crocante como as do Hashima. Tudo isso regado a cerveja made in Japan, saquê, sucos e refrigerantes. Deixei a recepção com vontade de ficar.

d-nilson-glaucia-ananias

General Nilson Ananias e Gláucia (Foto: Fernando Machado)

d-maria-de-fatima-marcio-roland-heise

Maria de Fátima e o general Márcio Rolanda Heise (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !