Fernando Machado

Uma noite para a Argentina

As datas nacionais dos países do Corpo Consular do Recife estão voltando a serem comemorados com mais pompa e circunstância. E a da Argentina não foi diferente. A cerimônia aconteceu no Salão Nabuco, do Sheraton Reserva do Paiva, sábado passado. No foyer que levava ao local da festa tínhamos duas ilhas: Uma da Accor e a outra da Casa La Puna, leia-se o diretor Pablo Rodriguez Gauna, representantes dos vinhos Venrall e Canaller e doces Valdez e Body Andrezza.

b-jaime-patricia-beserman

Jaime e Patricia Beserman (Foto: Fernando Machado)

b-bruno-bisson-sheila-wanderley-joão-alberto

O consul geral da França Bruno Bisson, Sheila Wanderley e João Alberto (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral da Argentina, Jaime Beserman muito elegante de terno comprado na terra do Papa Francisco, Etiqueta Negra e a consulesa Patricia, em grande noite, também usa uma etiqueta argentina Gino Bogani, recebiam cerca de 200 convidados. Um pódio montado diante de um telão onde surgiam filmes cidades de destinos turísticos famosos,  onde o mestre de cerimônias Ronaldo Bezerra, deu inicio a solenidade.

b-clara-helio-posternak

Clara e Hélio Posternak (Foto: Fernando Machado)

b-dietmar-bock-gareth-moore

Os cônsules Dietmar Bock da Alemanha e Gareth Moore da Grã-Breanha (Foto: Fernando Machado)

Primeiro foram executados os hinos do Brasil e da Argentina. E depois falou o professor Marcelo Perez que traçou um perfil da história da Argentina e em seguida falou o cônsul geral argentino. Depois Patricia subiu ao pódio e ao lado de Jaime brindaram, a data magna da terra de Lionel Messi, com prosecco Salton. Os convidados também levantaram brindes atendendo uma convocação dos anfitriões.

b-larissa-nunes-alejandra-bomben

Larissa Nunes e a vice-cônsul da Argentina Alejandra Bomben (Foto: Fernando Machado)

b-helder-marce3lino-joão-alberto

Helder Marcelino e João Alberto Sobral (Foto: Fernando Machado)

Continuando se apresentaram os cantores Daniel Barreto e Evanglina Tchebest, que apresentaram obras de Carlos Gardel, “Por una cabeza de un noble potrillo / que justo en la raya afloja al llegar / y que al regresar parece decir: / No olvides, hermano, vos sabés, no hay que jugar… / Por una cabeza, metejón de un día, / de aquella coqueta y risueña mujer / que al jurar sonriendo, el amor que esta mintiendo / quema en una hoguera todo mi querer. / Por una cabeza / todas las locuras su boca que besa borra la tristeza”.

b-diego-padula-aroa-gomez

Diego Padula e Aroa Gomez (Foto: Fernando Machado)

b-li-feigue-iara-dubeux

A consul da China Li Feigue e a consulesa do Mexico Iara Dubeux (Foto: Fernando Machado)

Depois um casal de dançarinos brasileiros, Fabiola e Claudio, deu um show de tango. E como não poderia deixar de acontecer Patricia e Jaime dançaram o tango El Dia que me Quieras: “Acaricia mi sueño / El suave murmullo / De tu suspirar / Como rie la vida / Si tus ojos negros / Me quieren mirar / Y si es mío el amparo / De tu risa leve / Que es como un cantar / Ella aquieta mi herida / Todo todo se olvida / El día que me quieras / La rosa que engalana / Se vestirá de fiesta / Con su mejor color / Y al viento la campanas”.

b-sergio-xavier-luciana-nunes

O secretário Sérgio Xavier e a jornalista Luciana Nunes (Foto: Fernando Machado)

b-valeria-richard-reiter

O cônsul geral dos Estados Unidos Richard Reiter e a consulesa Valéria (Foto: Fernando Machado)

E encerrando Evangelina cantou No Llores por mi Argentina, sem dúvida um réquiem para a grande Evita Perón. Fiquei emocionado  ouvir: “Será difícil de comprender / que a pesar de estar ahora aquí / soy del pueblo y jamás lo podré olvidar. / Debéis creerme mis lujos son solamente un disfraz / un juego burgués nada más / las reglas del ceremonial. / No llores por mi Argentina / mi alma está contigo / mi vida entera te la dedico / mas no te alejes / te necesito”.

b-sheila-farias-monika-bock-ana-paula-moore

As consulesas Sheila Farias, Monika Bock e Ana Paula Moore (Foto: Fernando Machado)

b-stela-san-cristoval-hitomi-sekiguchi

Stela Van Cristoval e a cônsul do Japão Hitomi  Sekiguchi (Foto: Fernando Machado)

Antes foi servido um coquetel mini brochete caprese, peito de peru e palmito grelhado ao pesto, queijo brie com gergelim e geleia de amora, tarta de picanha e guacamolo com nachos. E depois aconteceu um jantar de a gente rezar para Nossa Senhora de Luján, que é a padroeira da Argentina. No cardápio mini hamburguer com molho barbucue palito dourado com molho, mini espetadas de franga e escondinho de carne seca.

b-tania-fernando-campello

Tânia e Fernando Campello (Foto: Fernando Machado)

b-pablo-gauna-eugenia-bertello

Pablo Gauna e Eugênia Bertello (Foto: Fernando Machado)

Estação de choripán (feito em churrascaria na área externa), estação de espetinhos de proco agridoce feitos na churrascaria a vista, pasta de rés (cozinhada ao forno e filetada no momento, servida com pão, mostarda, pepinos agrios e cebola), estação de seleção de queijos, estação de pães e tostas, empanadas de carne ( era de se ajoelhado) e empapadas de queijo e presunto. De parabéns, mais uma vez, o chef Fernando Fonseca.

Gostou ?
Compartilhe !