Fernando Machado

Academia Militar do Paudalho

Recebo de um leitor Tony Amorim o seguinte comentário sobre a Academia de Policia Militar do Paudalho: “Muito boa sua observação final, pois você sabe, como ex-professor da Academia do Paudalho, na época áurea quando ela formava  especializava e aperfeiçoava oficiais para quase todas as polícias militares do Norte e Nordeste, além do Espírito Santo, que ela dividia com a Academia do Barro Branco, de São Paulo, e com a Academia de Minas Gerais, o título de melhor escola de formação de oficiais policiais militares do Brasil.

Há quase dez anos não se realiza vestibular para o Curso de Formação de Oficiais. Durante esse tempo o governo preferiu transformar sargentos em tenentes, com seis meses de curso no quadro de administração, num processo que ficou conhecido internamente como de pebalização. Agora o governo realiza o primeiro concurso com bacharéis em direito, a maioria formada em faculdades genéricas, dessas que proliferam pelo país.

Daí o termo que você usou com muita propriedade para diferenciar o que vai ser formado agora com os cadetes de outrora. Tempos de excelência, de integração sócio-cultural que permanecem intocadas em São Paulo, maior polícia do Brasil, cuja academia mantém toda a sua tradição e continua formando oficiais que vêm ajudando o estado a reduzir consideravelmente a violência, sem pactos, sem upps e sem outras invencionices do gênero.Você foi direto ao ponto. Parabéns.”

Gostou ?
Compartilhe !