Fernando Machado

Capitania dos Portos ganha parabéns e amigos

cppi-alberto-feitosa-luiz-claudio-lazaro-dias-olavo-andrade-lima-neto

Alberto Feitosa, Luiz Claudio Lazaro Dias e Olavo Andrade Lima Neto (Foto: Fernando Machado)

Aconteceu ontem, pela manhã, a comemoração dos 169 anos de fundação da Capitania dos Portos de Pernambuco, cujo o primeiro comandante foi o Capitão-de-Fragata Elizário Antônio dos Santos, funcionando no Cais da Lingueta, atualmente Praça Rio Branco, no Marco Zero. Posteriormente ocupou as dependências da Torre Malakoff, depois um prédio da a Rua São Jorge, 25, também no Recife Antigo. Agora repousa no complexo histórico já sediou a Escola de Aprendizes de Marinheiros e o Grupamento de Fuzileiros Navais.

cppi-carlos-alberto-meirelles-alexandre-cruz-maria-ignes-pessoa-fernando-pereira-de-almeida

Inês Pessoa entre os comandantes Carlos Alberto Meirelles, André Cruz e Fernando Pereira de Almeida (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia aconteceu no Salão Branco, onde antigamente foi alojamento dos Marinheiros. A hostess do evento foi a tenente Helenilda Gomes, que anunciou a chegada do comandante Luiz Claudio Lázaro Dias, acompanhado Antônio Silvio Barros Pessoa (superintendente do Patrimônio da União), do Mar-e- Guerra médico Carlos Alberto Meirelles Velho (diretor do Hospital Naval) e do coronel Cesar Augusto Rosa Araújo (diretor do Colégio Militar do Recife).

cppi-agostinho-maia-fatima-santos-romero-souza

Agostinho Maia de Sousa, Maria de Fátima Santos e Romero Souza (Foto: Fernando Machado)

Primeiro tivemos a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado por um coral de 100 vozes. Na sequencia ela leu a mensagem do Comandante do III Distrito Naval, almirante Afranio Paiva Moreira Junior, que focou o centésimo sexagésimo novo aniversário da organização militar. Ele encerrou com o lema: “Nas águas do Leão do Norte, segurança é nosso forte!” Em tempo neste local o pai do almirante, o Mar-e-Guerra Afranio Paiva Moreira foi comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco, e marcou época em nossa sociedade. Novamente a hostess faz a leitura da Ordem do Dia do comandante da CPPI, comandante Lázaro.

cppi-sidney-viana-cesar-augusto-rosa-dearaujo-ronny-brito

Coronéis Sidney Viana e César Augusto de Araujo, com o major Ronny de Brito Santos (Foto: Fernando Machado)

Foi um discurso lindo e, sem dúvida, uma aula de patriotismo. Lembrou que no período criação da CPPI o Brasil Imperial tornou-se Republica, aboliu a escravidão e passou por processos de consolidação de seu território. “Pernambuco, que em 1848 vivia um conturbado momento histórico, durante o movimento separatista conhecido como a Revolução Praieira, passou a ser um importante produtor de cana-de-açúcar após a proclamação da República”. O Mar-e- Guerra Lazaro, encerra sua OD, com “Parabéns Capitania dos Portos de Pernambuco, por mais um ano de realizações.

cppi-glaucenira-correa-manuela-leimig

As jornalistas Glaucenira Correa e Manuela Leimig (Foto: Fernando Machado)

“Que Deus esteja sempre indicando os nossos rumos e as águas seguras, para esta NAU continue sua singradura pelos verdes mares da Terra dos Altos Coqueiros”, concluiu. Muito bonito comandante suas palavras. Então o corneteiro toca para a tripulação descansar e então a tenente dá inicio a entrega dos diplomas de Amigo da Capitania dos Portos. Ao som do belíssimo Hino Oficial da Marinha do Brasil, ou para ser mais preciso, o Cisne Branco, 31 agraciados, quando nos incluímos, receberam do Mar-e-Guerra Lazaro suas honrarias.

cppi-tonery-pernambucano-helenilde-gomes-brasiliano-campos

Os oficiais Tonery Pernambuco, Helenilde Gomes e Brasiliano Campos (Foto: Fernando Machado)

Foi uma solenidade simples, onde compareceram apenas a tripulação (a tropa) e os convidados dos agraciados. Fiquei contente em conversar com o melhor Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, que aliás está fazendo muita falta, e o diretor-presidente do Porto do Recife, Olavo de Andrade Lima Neto. Encerrada a cerimônia foi servido um coquetel by Josy Martins. E ainda tivemos os tradicionais parabéns para você e o corte do bolo que foi grifado por Teresa Fragoso.

cppi-euridice-santana

A enfermeira da II Guerra Mundial, Eurídice Santana,  roubou a cena (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !