Fernando Machado

O II Comar tem novo comandante

Como toda solenidade militar a pompa e a circunstancia marcaram presenças sexta-feira quando o brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos passou o comando do II Comando Aéreo Regional para o também brigadeiro José Hugo Volkmer. A cerimônia, com recheio de patriotismo, aconteceu no Quartel General do II COMAR, um santuário rodeado de altos coqueiros e ciprestes centenários e que de quebra fica na planície dos Montes Guararapes.

d-luiz-fernandodutra-bastos-claudia-denise-jose-hugo-volkmer

Luiz Fernando Dutra Bastos e Cláudia, Denise e José Hugo Volkmer (Foto: Fernando Machado)

d-cargo2

Momento da passagem de comando (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi presidida pelo brigadeiro Gerson Machado de Oliveira, comandante geral de Operações Aéreas da Força Aéra Brasileira. Os mestres de cerimônia, suboficial Luis Alberto Cabral e a capitã Cristiane Evangelista leram a biografia do brigadeiro Dutra Bastos, que recebeu as insígnias do major Souto. Coube a tenente Marcela entregar um buquê flores para a esposa do brigadeiro Dutra Bastos, senhora Claudia Fernandes Bastos.

d-gerson-machado-de-oliveira

O brigadeiro Gerson Machado de Oliveira (Foto: Fernando Machado)

d-cleonice-manoel-luiz-narvez-pafiadache

Cleonice e o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache (Foto: Fernando Machado)

Sob os olhares atentos do brigadeiro Gerson Machado de Oliveira, o comandante substituído, brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos, passou o distintivo do II Comando Aéreo Regional ao comandante substituto, o brigadeiro José Hugo Volkmer. Depois eles passaram em revista à tropa. Tivemos duas falas: a do comandante geral de Operações Aéreas e a do comandante que passava as funções. O speech do brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos foi muito bonito.

d-fernando-pereira-de-almeida-luiz-claudio-lazaro-dias-afranio-de-paiva-moreira-junior-carlos-alberto-meirelles-velho

Os comandantes Fernando (EAM-PE) de Almeida, Luiz Claudio (Capitania dos Portos) Lázaro Dias, Afrânio (III Distrito Naval) de Paiva Moreira Júnior e Carlos Alberto (Hospital Naval )Meirelles Velho (Foto: Fernando Machado)

d-marcio-roland-heise-fatima-monica-antonio-eudes-lima-e-silva

General Márcio Roland Heise e Fátima, Mônica e o general Antônio Eudes Lima e Silva (Foto: Fernando Machado)

Ele passeou, sem estar pilotando nenhuma aeronave pela sua atuação na Força Aérea Brasileira, da família, dos auxiliares até aterrissar no Recife, onde ficou dois anos à frente do II COMAR. Dutra Bastos confessou seu orgulho de encerrar suas atividades militares no II COMAR, que surgiu como II Zona Aérea e teve como primeiro comandante o brigadeiro Eduardo Gomes, que é o patrono da FAB. Não esqueceu dos que morreram pelo dever à Pátria e concluiu que o sonho começou como cadete e terminava nos arredores dos Montes Guararapes.

d-simone-ronan-drummond

Simone e Ronan Drummond (Foto: Fernando Machado)

d-nilson-ananias-glaucia

O general Nilson Ananias e Glaucia (Foto: Fernando Machado)

O brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos, que estava acompanhado da mulher Claudia e dos filhos Felipe e Fernando (este último Capitão do Exercito), foi piloto de três presidentes do Brasil: Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e Itamar Franco. É praxe que a tropa desfile para o novo comandante, mas o brigadeiro José Hugo Volkmer declinou essa honraria em prol do brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos. Foi a primeira vez, pelo menos, neste tempo que cubro, estas cerimônias, que isso acontece.

d-vlademir-madalena-rodrigues

O presidente do Clube da Aeronáutica, o coronel aviador Vlademir Rodrigues e Madalena (Foto: Fernando Machado)

d-jefferson-wanderley-dos-santos

O coronel aviador Jefferson Wanderley dos Santos (Foto: Fernando Machado)

A tropa composta de 700 homens era constituída da Banda Musica da Base Aérea do Recife regida pela suboficial Aluisio; do Estado Maior; do Porta Bandeira; de Porta Estandarte; de Guarda Bandeira e dos grupamentos de Bandeiras Históricas; Armado da Guarda de Honra; Gabinete; Prefeitura de Aeronáutica; Base Aérea do Recife, II Esquadrão de Transporte Aéreo e pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, passou diante de Cláudia e Luiz Fernando Dutra Bastos, ao som do Hino do Aviador e o do II COMAR, este último cuja letra foi do meu amigo coronel aviador Gilberto de Castro e musica do Maestro Moisés da Paixão.

d-luiz-fernando-dutra-bastos-claudia-felipe-fernando

O brigadeiro Dutra Bastos ao lado da mulher Claudia e dos filhos Felipe e Fernando (Foto: Fernando Machado)

d-comar2

A tropa passando diante de Cláudia e do brigadeiro Dutra Bastos (Foto: Fernando Machado)

Encerrando a cerimônia militar, o novo comandantes José Hugo Volkmer à côté Denise, receberam os convidados para os cumprimentos no Salão Nobre do Quartel General com direito a um coquetel dos mais elogiados. Nas paredes fotos dos ex-comandantes testemunharam mais uma mudança de comando.  A propósito: O brigadeiro Luiz Fernando Dutra Bastos e, que passou para a reserva remunerada e sua esposa Cláudia seguiram ontem para Santos, em São Paulo, onde vão fixar residencia.

Gostou ?
Compartilhe !