Fernando Machado

Notícias da Bahia

A historiadora e museóloga, Heloisa Helena Gonçalves da Costa, no prefácio do livro Salvador, uma iconografia através dos séculos, diz que esta publicação é uma viagem mágica à primeira capital do Brasil dos tempos pretéritos. O livro, que encanta pela beleza de suas imagens, transportando o leitor via mapas, gravuras, desenhos, aquarelas e periódicos do acervo da Fundação Biblioteca Nacional, para uma cidade dos períodos da Colônia e do Império.

bahia

Os escravos são lembrados por Heloísa Helena (Foto: Divulgação)

“O livro que atinge a todos os públicos, especialistas e leigos, por que reproduz em suas páginas uma cidade que sempre chamou atenção dos viajantes, tanto pela beleza de sua paisagem como pelos contrastes de sua gente” revela o editor Fernando Oberlaender. A ideia inicial foi da historiadora da arte carioca Fernanda Terra.

bahia2

Os africanos e sua cultura nas paginas do livro sobre Salvador (Foto: Divulgação)

Outros dois textos também completam o volume: Um olhar sobre a história de Salvador, do urbanista e arquiteto Francisco Senna, e A paisagem pitoresca e os contrastes de um povo, do mestre em história social pela UFBA Daniel Rebouças. A obra que será lançada no próximo dia 26, às 19h, na Livraria Cultura, do Salvador Shopping, de 324 páginas custa R$ 130,00.

Gostou ?
Compartilhe !