Fernando Machado

Fittipaldi, Ernane, Marlos & OSR

Acho que faz um ano que o notável compositor, pianista e maestro Marlos Nobre está à frente da Orquestra Sinfônica do Recife e neste período comandou uns 15 concertos da Sinfônica no Teatro de Santa Isabel. Então me pergunto vale a pena ter um monstro sagrado à frente da mais antiga orquestra do pais em atividade, se seus afazeres pelo mundo a fora não o permite uma maior atenção para ela. Seu salário deve ser mais de 20 mil reais por mês, enquanto os músicos recebem uma merreca.

vicente-ernane

Os fundadores da OSR Vicente Fittilpaldi e Ernane Braga (Fotos: Divulgação)

Bem, a culpa são dos músicos que reivindicam, mas não lutam pelos seus direitos. Enquanto Marlos Nobre quando vem ao Recife fica a sua disposição um carro com motorista e hospedagem num hotel estrelado, os músicos da OSR não recebem nem uma cesta básica. Este mês seu contrato deverá renovado, e certamente com um salário maior. Por falta de tempo Marlos acabou os Concertos Didáticos, para alunos do Município e do Estado, que no futuro seriam uma plateia garantida para os concertos da OSR.

marlos-nobre-andrea

Marlos Nobre regendo a OSR (Foto: Andréa Rego Barros)

Reza no seu contrato, prestação de serviços especializados para desenvolver e aplicar na OSR a implantação do Projeto Espiral de Formação de Jovens Músicos, baseando o ensinamento exclusivamente nas comunidades carentes e nas localidades mais pobres do Recife, efetivando o Projeto nova OSR. Será esse projeto está realizado? O maestro Vicente Fittipaldi e o compositor Ernani Braga, fundadores da OSR, devem estar se remoendo nos túmulos.

Gostou ?
Compartilhe !