Fernando Machado

Ícones do Fisiculturismo

O blog acordou hoje com a veia de fisicultor. Muitos atores começaram via estes concursos. Uns não foram Mr Universe, Mr Olympia ou Apollo, porém brilharam nas telonas e nas telinhas. Mickey Hargitay (1926/2006) ao casar com a atriz Jayne Mansfield (1933/1967) causou um rebuliço em Hollywood. A atriz May West que era um furor adorava levá-los para sua cama. O ator Steve Reeves (1926/2000) foi Mr. Pacific Coast de 1947, Mr. América 1947 e Mr. Universe 1950.

b-chester-rybinski-mae-paulo-novak

Chester Rybinsk, Mae West e Paul Novak (Foto: Divulgação)

Ângelo Siciliano, mais conhecido por Charles Atlas, nasceu na Itália no dia 30 de outubro de 1892 e morreu nos Estados no dia 30 de dezembro de 1972, foi um fisiculturista e o desenvolvedor de um método de exercícios isométricos para modelar o corpo.  Comercializava um conjunto de apostilas onde ensinava seu método de exercícios que ficou mais conhecido pelos anúncios e em revistas em quadrinhos, numa das mais memoráveis campanhas publicitárias de todos os tempos.

b-sean-connery

Sean Connery e ao lado ele com os demais candidatos do Mr Universo 1953 (Fotos: Divulgação)

Sean Connery que nasceu na Escócia no dia 25 de agosto de 1930 é um ator e fisicultor famoso a partir da década de 1960 pelo papel no cinema do agente secreto James Bond, criado pelo  escritor Ian Fleming. Sean Connery não o venceu o Mr. Universo de 1953, ficou no terceiro lugar. Fisiculturismo ou culturismo é o uso de exercicios de resistencia progressiva para controlar e desenvolver os musculos do corpo, a melhor formação muscular. A pessoa que é adepto desta atividade é chamado de fisiculturista.

c-euden-sandow1

O criador do fisiculturismo Eugene Sandow (Fotos: Divulgação)

O pai do fisiculturismo como esporte foi o alemão Eugene Sandow, nascido em 2 de abril de 1867 e que morreu em Londres no dia 14 de outubro de 1925. A primeira competição oficial de fisiculturismo ocorreu em 1901 em Londres, na Inglaterra. Possivelmente existiram outros. O vencedor foi Willian Murray de Nottingham, que mais tarde se tornou ator, cantor e músico.

d-larry-scottd

Larry Scott visto em três momentos de sua carreira (Fotos: Divulgação)

A Federação Internacional de Fisiculturismo regula o campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia, criado por Joe Weider, em 1965, m Nova Iorque, cujo vencedor foi Larry Scott (nasceu no dia 12 de outubro de 1938 e moreu no 8 de março de 2014). Desde 1999 o Mr Olympia vem acontecendo em Las Vegas.

e-arnold-schwarzenegger-lou-ferrignoa

Arnold Schwarzenegger e Lou Forrigno (Foto: Divulgação)

Os maiores vencedores do Mr Oympia foram Lee Haney e Ronnie Coleman (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes). Não podemos esquecer Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Felipe Franco, Charles Atlas, Lee Priest, Kai Greene, Jay Cutler e Phil Heath (este último desde 2011 detem o titulo). Nos concursos de Mr Universe temos várias competições. Escolhemos o Universe Championships evento organizado National Amateur Bodybuilders Association.

f-lou-ferrigno-frank-zane-arnold-schwarzenegger-franco-columbo

Lou Ferrigno, Frank Zane, Arnold Schwarzenegger e Franco Columbo (Foto: Divulgação)

Que se divide duas modalidades: a NABBA Amateur Mr. Universe e o Professional Mr. Universe. O primeiro aconteceu em 1948, na categoria amador e o vencedor foi John Grimek. Arnold Schwarzenegger faturou o de 1967, Lou Ferrigno faturou o de 1973 e no ano passado o vitorioso Josh Hale. Na categoria profissional o primeiro concurso surgiu em 1952 e o vencedor foi Juan Ferrero, Arnold Schwarzenneger venceu os de 1968, 69 e 70. O ultimo vencedor foi Dave Titterllon.

g-charles-atlas3

Charles Atlas (Fotos: Divulgação)

O World Amateur Bodybuilding Championships organizado pela International Federation of BodyBuilding & Fitness começou no Canadá em 1959 e o vitorioso foi o mexicano Eddier Sylvestre. Em   1964 venceu o norte-americano Larry Scott. Em 1969 levou o troféu Arnold Schwarzenneger da Austria. Em 1973 e em 1974 ganhou o norte-americano Lou Ferrigno e em 2013, realizado no Marrocos venceu o egípcio Mohamed Zakaria.

j-steve-reeves-1947

Steve Reeves (Fotos: Divulgação)

Informação importante: Os estudos vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercicios aeróbicos, o treinamento com levantamento de peso é uma boa opção confessam os profissionais e pesquisadores da área.

i-mickey-hargitay-jayne-mansfield

Mickey Hargitay e sua esposa Jayne Mansfield (Foto: Divulgação)

 

Gostou ?
Compartilhe !