Fernando Machado

Blog

Valeria, Richard & Thanksgiving Day

O Dia de Ação de Graças, conhecido em em inglês como Thanksgiving Day, é para os nortes-americanos o que o Natal é para os brasileiros. O feriado celebrado nos Estados Unidos e Canadá tem o significado de gratidão a Deus, com direito a orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. O primeiro Thanksgiving Day foi comemorado em Plymouth, em Massachusetts, quando os colonos que fundaram em 1620 uma vila e no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621.

e-richard-roderich-victoria-phoebe-valeria-reiter

Richard, Roderich, Victoria, Phoebe e Valéria Reiter (Foto: Fernando Machado)

e-angelo-maria-biccire-richard-reiter

Os cônsules Angelo Maria Bicciré da Itália e Richard Reiter (Foto: Fernando Machado)

Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono 1621. Por muitos muitos anos o Thanksgiving Day era comemorado extra oficialmente, todavia em 1863 o presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Thanksgiving Day. É um momento que as famílias se reúnem para grandes reuniões e jantares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

e-drew-banks-tl-edwards-jaciara-simões-moe-banks

Jaciara Simões entre os jogadores de futebol norte-americano e deuses de ébano Moe e Drew Banks e Tl Edwards (Foto: Fernando Machado)

e-eleusa-magalhães-brasileiro-valeria-reiter

Eleusa Magalhães Brasileiro e a filha Valéria (Foto: Fernando Machado)

Pois foi para festejar a data que o cônsul geral dos Estados Unidos Richard Reiter e a consulesa Valeria abriram as portas, pela primeira vez, do seu bonito apartamento da avenida Boa Viagem, para um grupo de amigos. Coube ao cônsul geral Richard Reiter explicar o sentido do Thanksgiving Day para os convidados. A consulesa Váleria Reiter que é pernambucana, o conheceu quando foi tirar seu visto no Consulado dos Estados Unidos. Richard era vice-cônsul na época.

e-fatima-ubirajara-tavares-de-melo-filho

Ubirajara Tavares de Melo Filho e Fátima (Foto: Fernando Machado)

e-joanna-ferreira-nadia-laurindo-ferreira-alessandra-lott

Joanna Ferreira, Nadia e Laurindo Ferreira com Alessandra Lott (Foto: Fernando Machado)

Todos diziam para Valéria que Richard era famoso por negar vistos. Pois Richard não negou seu visto e ainda se apaixonou para ela. Casados há mais de duas décadas, são pais dos trigêmeos Victoria, Phoebe e Roderich. Antes de Richard ser transferido para o Recife, atuava no gabinete do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A noitada foi tipicamente norte-americana, até jogadores de futebol estavam lá. E o cardápio de se comer de joelhos remetia ao Thanksgiving Day.

e-luciana-andre-regis

Luciana e o vereador André Régis (Foto: Fernando Machado)

e-mesa

Richard, Valéria com os filhos Victoria, Roderich e Phoebe diante da mesa (Foto: Fernando Machado)

A consulesa Valéria Reiter que estava em grande noite num modelo de Adolfo Dominguez preparou uma mesa linda com tudo que a data exige. Um detalhe folhas de oak davam um toque todo especial à decoração. Os pratos eram de Portugal (Bordalo Pinheiro), onde eles moraram alguns anos. No cardápio  jantar tínhamos peru laminado com recheio e molho, salada de vargens refogadas, purê de batata ao confit de alho, purê de jerimum, chips de batata doce, geleia de cranberry.

e-monica-julio-gil-freire

Mônica e Julio Gil Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

e-rodrigo-santa-cruz-claudia-modolo-jorge-azevedo

Rodrigo Santa Cruz, Cláudia Modolo e Jorge Azevedo (Foto: Fernando Machado)

Para sobremesas tortas (maçã, nozes e banana com cobertura de cranberry) e cheesecake. O bufê foi da Doce Engenho leia-se a chef Nara Maranhão, mas sob a supervisão de Valéria. O apartamento dos Reiter vai sofrer uma repaginação em breve, pois virá dos Estados Unidos a designer Stepanie Shifler, para a reforma. Uma coisa é certa os azulejos portugueses do seculo XVII deverão continuar nas paredes. Foi um encontro com aquele gostinho de quero mais.

0
1 Discussion on “Valeria, Richard & Thanksgiving Day”
  • Querido Fernando, muito bom te ver jantar casa dos REITERS. Obrigado pela bela fotografia publicada entre amigos.Você, como sempre, um profissional e ser humano insubstituível. Forte Abraço.

    P.S.: Nando, se possível, manda uma cópia da foto que estou com Valéria Reiter e Cláudia Módolo. Queridas amigas que fazem parte da Aurora da Minha Vida !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.