Fernando Machado

Casa de Retiros da Sagrada Família

Que alegria está novamente neste paraíso, que é a Casa de Retiros da Sagrada Família, da Fundação Terra, em Arcoverde, para mais um Retiro. O local fica  encravado entre serras e rodeado de baraúnas, aroeiras, cactos (mandacaru e alastrado), coroas de frade, umbuzeiros e um cajueiro que é uma festa para os filhos de Deus. Tudo ali é silencio, e o mais importante, é um silencio que fala.

e-terço-airton

Padre Airton começa o Terço da Misericórdia (Foto: Fernando Machado)

Ali tudo nos remeti para fé, para a esperança e para a caridade. Nesta partilha cerca de 80 pessoas está entregue as orações. A trilha sonora é grifada por pássaros. Eram 15h e então deixei meu quarto batizado de Santa Mônica e segui o para a capela da Sagrada Família, onde repousam duas oliveiras trazidas de Jerusalém, para recitar o primeiro Terço da Misericórdia, presidido por Padre Airton Freire.

e-terço4

Os filhos de Deus ouvem Padre Airton (Foto: Fernando Machado)

Quando se termina o Terço, Padre Airton Freire, que é um iluminado e tem intimidade com o céu, canta “Senhor, tende piedade e perdoai nossa culpa / e perdoai nossa culpa. / Porque nós somos vosso povo / que vem pedir vosso perdão. / Cristo, tende piedade e perdoai nossa culpa / / e perdoai nossa culpa. / Senhor, tende piedade e perdoai nossa culpa / e perdoai nossa culpa”, acompanhado Bruno Moraes ao violão. Na sequencia tivemos uma oração coletiva.

e-oração-airton

Padre Airton lendo o Salmo 103 (Foto: Fernando Machado)

Da Capela da Sagrada Família Casa Padre Airton segue para o Memorial, onde vai acontecer a Oração da Tarde. E com o bom pastor as ovelhas o seguem para sob a sombra de uma baraúna onde os sabiás, os galos de campina e azulões com seus cânticos testemunham da nossa alegria. Então chega o outro momento de meditação. Padre Airton começa a ação lendo o Salmo 103. Que entre outras coisas lembra: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”.

e-oração-da-tarde6

Os filhos de Deus em tempo de meditação (Foto: Fernando Machado)

E então começa o por do sol. E que por do sol, meu Deus. E é um momento lindo demais. Então voltamos para a capela da Sagrada Família, e Padre Airton convoca outra meditação coletiva. Também tivemos a fala de Sergio Mota sobre a Casa Maria de Nazaré, onde abrigará meninas de grupo de risco. Finalizando Sérgio presenteia ao Padre Airton, com uma garrafa de água que trouxe da gruta que existe na casa que Maria Santíssima morou, em Éfesos, na Turquia.

Gostou ?
Compartilhe !