Fernando Machado

Festival Gastronômico de Pernambuco

O Festival Gastronômico de Pernambuco oficialmente começará na próxima terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas, mas ontem, aconteceu um almoço – coletiva, no Senac, para apresentar sua programação. Tivemos as falas de Ana Cláudia Lins uma das coordenadoras do evento e a do empresário Ricardo Almeida, da vinícola Botticelli.

g-ricardo-almeida-ana-claudia-lins-bruno-albertim
Ricardo Almeida, Ana Cláudia Lins e Bruno Albertim (Fotos: Fernando Machado)

Com o tema “Ano da França no Brasil”, a 8ª edição do Festival Gastronômico de Pernambuco homenageará a refinada cozinha francesa de 13 a 25 de outubro, evento que reunirá este ano 27 chefs convidados de todo o Brasil, e que atuarão em 27 restaurantes do Recife, Jaboatão, Olinda, Ipojuca, Petrolina e Fernando de Noronha.

g-madalena-albuquerque-jose-maria-sultanum-newman-belo
Madalena Albuquerque, José Maria Sultanum e Newman Belo

A Aliança Francesa ganhou um espaço dedicado à Gastronomia Popular. No dia 23, por exemplo, o cardápio foi batizado de Comida de Rua e custará R$ 9,90 e no dia 24, será comemorado o Dia da França, com um banquete francês a R$ 29,90 a entrada. Outra mudança é o Banquete Beneficente que este ano ganha um formato diferente. A organização optou por um almoço, também na Aliança Francesa, que marcará o encerramento do Festival, no dia 25, às 12h, com renda para NACC.

g-chef-ivamir-barbosa
O chef Ivamir Barbosa e sua mesa de quentes

O chef Ivalmir Barbosa preparou um cardápio dos deuses para homenagear a imprensa e alguns chefs, tudo cm a supervisão da nutricionista Eliane Sanchez. Foram colocadas três mesas. A primeira somente com saladas (folhas diversas, frutas da época, batata com tomate seco, vegetais variados, salpicão misto e pepino com kani kame.

g-chef-ivamir-barbosa-doces
Ivamir posa orgulhoso diante de suas sobremesas

Na segunda, os pratos quentes, como javali ao molho escuro com azeitona recheada, peito de frango à moda italiana e filé de peixe a belle munieire. Como acompanhamentos arroz com espinafre, arroz simples, rondelles de creme formage, legumes glaceados e batata ao forno com cebola a tirolesa. E na terceira as sobremesas: tortinha de banana caramelada, creme de chocolate com crocante, cheese cake de fruta vermelha e torta light.

Gostou ?
Compartilhe !