Fernando Machado

Blog

O Globeleza & Galo da Madrugada

g-nayra-justino-celso-coli

Nayra Justino e Celso Coli (Foto: Fernando Machado)

“Se essa rua fosse minha / Eu mandava ladrilhar / Com pedrinhas de brilhantes / Pra vassourinhas passar. / Somos nós os Vassourinhas / Todos nós em borbotão / Vamos varrer nossa cidade / Isso não, oh isso não / Arrepare meus senhores / O pai desse pessoal  / Porque nos faz sair às ruas / Dando viva ao carnaval”. Não poderia deixar de começar este post sem lembrar, de Vassourinhas, o hino do Carnaval de Pernambuco.

g-eduardo-campos-renata

Eduardo Campos e Renata (Foto: Fernando Machado)

g-iuri-maia-leite-geraldo-julio-carlos-henrique-nascimento

Iuri Maia Leite, Geraldo Julio e Carlos Henrique Nascimento (Foto: Fernando Machado)

Quando olhei para a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, mas conhecida como Igreja de Santo Antônio, tive a impressão de que Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos que compuseram esta música para o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, no dia 6 de janeiro de 1909, estavam felizes da vida. Como se observassem aquela multidão seguindo sem destino desde a Praça das Cinco Pontas, passando pela Dantas Barreto até a Avenida Guararapes.

g-paul-nicklin-usha-pitts-antonio-luiz-neto

Paul Nicklin, Usha Pitts e Antônio Luiz Neto (Foto: Fernando Machado)

g-claudia-mauro-alencar

Claudia e Mauro Alencar (Foto: Fernando Machado)

Quanta vezes o alfaiate Andrade, Carrinho, João do Carmo, Epifânio, Mathias da Rocha e seu irmão Cosme (apelidado Cabeça de Pau) não fizeram este mesmo trajeto desfilando com o Clube Vassourinhas. Atualmente quem abre o carnaval do Recife não é mais o Vassourinhas e sim o Galo da Madrugada, que fundado no dia 24 de janeiro de1978, ganhou uma dimensão grandiosa. Na verdade do verdadeiro Galo da Madrugada, ficou apenas o titulo.

g-josé-guerra-carlos-testoni-claudio-grilli-fernando-lapa

José Guerra, Carlos Testoni, Claudio Grilli e Fernando Lapa (Foto: Fernando Machado)

g-andre-correia-marta-lima-alberto-feitosa-maria-cecilia-correia

André Correia, Marta Lima, Alberto Feitosa e Maria Cecilia Correia (Foto: Fernando Machado)

E ontem, mais uma vez fui para o Camarote Globeleza, fincado na Praça da Independência e também conhecida com Pracinha do Diário de Pernambuco, que paradoxalmente o jornal mais antigo em circulação da América Latina, está de novo endereço. Assistir a passagem do Galo da Madrugada neste espaço vip que é o sonho de muitos foliões. Pelo vigésimo ano, a Globo Nordeste marca presença no desfile do maior bloco de carnaval do mundo.

g-eduardo-cunha-mariana-costa-agnelo-mello-joanna-costa

Eduardo Cunha, Mariana Costa, Ângelo Mello e Joanna Costa (Foto: Fernando Machado)

g-flavia-camara-nando-cunha

Flávia Câmara e Nando Cunha (Foto: Fernando Machado)

O Globeleza teve como tema este ano a Fonte dos Desejos. O decorador Romildo Alves baseado no desejo e sonhos do ser humano, criou uma decoração remetendo a grande atração de Roma, a Fontana di Trevi. Na Praça de Alimentação tinha uma fonte onde os convidados jogavam moedas, me confidenciaram que alguém poderia ganhar uma viagem até Roma.

g-rodrigo-carlos-casagrande

Rodrigo e Carlos Casagrande (Foto: Fernando Machado)

g-paulo-camara-ana-luzia

Paulo Câmara e Ana Luiza (Foto: Fernando Machado)

No térreo do Castelo Globeleza funcionava uma boate, climatizada, onde subiram ao palco Leo Guilherme & Forró Santropê, as Bandas Santa Clara, Babado Novo e Anabela. Não sei qual delas cantou as marchinhas do carnaval e os coroinhas adoraram o ritmo, afinal de contas são os coroas que adoram cantar: “Mamãe eu quero, / mamãe eu quero / Mamãe eu quero mamar! / Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta / Dá a chupeta pro bebê não chorar!”

g-cristina-geraldo-julio-de-mello-filho

Cristina e Geraldo Júlio de Mello Filho (Foto: Fernando Machado)

g-fernando-castilho-mauro-fernando-karina-barbosa

Fernando Castilho com o filho Mauro Fernando e a nora Karina Barbosa (Foto: Fernando Machado)

No grande terraço, aquele que dá uma visão maravilhosa da passagem do Galo da Madrugada. Vários arcos-íris passavam despercebidos do publico. Era o movimento gay marcando presença no Castelo Globeleza. Nele havia um curralzinho para os artistas globais darem pinta. Por la passaram Carlos Casagrande, Nando Costa, a nova Garota Globeleza Nayara Jacinto, e os BBB’s Rodrigo e Bella Maia. Nas picapes estavam os Djs Sardinha, Ana Clara Marinho e Mary Sky.

g-cinthya-leite-tota-faria

Cinthya Leite e Tota Faria (Foto: Fernando Machado)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.