Fernando Machado

Blog

Maio 2018

Sonia Maria Campos: Miss Pernambuco 1958

Hoje, faz 60 anos que a deusa de ébano Sonia Maria CamposMiss Santa Cruz, era eleita nos salões do Clube Português do Recife, o concurso de Miss Pernambuco de 1958. Desfilaram no festival da beleza nove candidatas para um publico estimado em cinco mil pessoas. Era o tempo do glamour dos concursos de misses, que nunca mais voltará. Deste tempo restaram as lembranças.

As misses Universitários, Círculo Militar, Cabanga,  Jet, Português e Internacional (Foto: Diário de Pernambuco)

As candidatas foram Josefina Barreto do America, Ligia Villar do Cabanga, Maria Helena Padilha do Circulo Militar, Silvia Martins de Almeida do Clube Internacional do Recife, Maria de Lourdes Costa do Jet Clube, Louise Brendell do Clube Náutico Capibaribe, Sonia Maria Campos do Santa Cruz Futebol Clube, Iara Portella do Clube dos Universitários e Ingrid Hoffmann do Clube Português do Recife.

Sonia Maria Campos desfilando de vestido e maiô (Fotos: O Cruzeiro e Acervo do blog)

O concurso de Miss Pernambuco de 1958 foi coordenado por Alex, que também fez parte do júri. As misses foram maquiadas por Alberto Zampolioni, Hemê Pessoa e Mucio Catão, e penteadas pelos cabeleireiros Alécio, Alberto Zampolioni, Ernane e Aparecida. As misses tiveram como personal trainer Otavio Catanho.

Lygia Villar, Sonia Maria Campos, Louise Brendell, Josefina Barreto, Helena Padilha, Silvia Martins de Almeida, Lourdinha Costa e Iara Portella (Foto: Correio do Povo)

Já era manhã do domingo quando Zayra Pimentel, Miss Pernambuco de 1957 passou a faixa de Miss Pernambuco de 1958 para Sônia Maria Campos que usava um modelo criado por Marcilio Campos e confeccionado por Cecília Campos. No segundo lugar ficou Ingrid Hoffmann que nasceu na Paraíba e o terceiro com Louise Brendell recém chegada da Alemanha, que usou um modelo de Victor Moreira.

Louise Brendell, Zayra Pimentel, Silvia Martins de Almeida, Helena Padilha, Lourdinha Costa, Sonia Maria Campos e Iara Portela (Foto: Correio do Povo)

A vitória de Sônia foi contestada por ser mulata e ter vencido duas loiras. Em 1957, Sônia representando o Círculo Militar do Recife ficou no segundo lugar. O cronista social Altamiro Cunha, que não participou da comissão julgadora torceu por Sonia Maria Campos. Já o sociólogo Gilberto Freyre do júri não escondia que Sônia era a candidata mais pernambucana de todas. Eita tempo bom danado.

 

Corpo Consular

O Governador Paulo Câmara, recebeu segunda-feira a visita de cortesia do Cônsul Geral da Argentina no Recife, Alejandro Funes Lastra. Com ele estava a Cônsul Adjunta, Alejandra Bomben. Ao lado do governador anotamos, entre outros, o secretario Executivo da Casa Civil, José Francisco Neto.

Alejandra Bomben, Alejandro Funes Lastra, Paulo Câmara e José Francisco Neto (Foto: Divulgação)

Hoje, às 19h, na Galeria MauMau, na Rua Nicarágua, 173, Espinheiro, vamos ter o vernissage O Navio das Conchas – Mito Tecelagem do artista plástico Nabuyuki Suguhara. A mostra que ficará aberta ao publico até o dia 30 de junho, tem o apoio do Consulado Geral do Japão.

Flashes

Com profundo pesar, que comunicamos o falecimento Sebastião Interaminense Neto, que era irmão de Marcos Rolim.

A Regata Recife-Fernando de Noronha foi incluída no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Pernambuco.

Inspira cuidados a saúde da eterna Miss Brasil, Martha Rocha. Esta numa UTI do Hospital do Ingá, no Rio. Deu no Informe JB.

Martha Rocha no anuncio publicitário do sabonete Gessy (Foto: O Cruzeiro)

O chef Hugo Prouvot no Barchef (Foto: Divulgação)

O chef Hugo Prouvot reformulou todo o Barchef, do cardápio a cozinha. No almoço a moqueca, o cordeiro e o arroz de camarão tha.

Começa, hoje, no Mar Hotel, Congresso Pernambucano de Ginecologia e Obstetrícia. O presidente é o ginecologista Jefferson Valença.

O Sheraton Reserva do Paiva promove amanhã, às 20h30, mais uma Noite de Tango, com o cantor argentino Daniel Barreto.

Porta Retratos

O libanês Paul Iskandar é o Mister International de 2016 em Miami (Foto: Face)

A belissima Leonora Weimer outra injustiçada no Miss Brasil de 2018 (Foto: Concurso)

Tania Spinelli e Madalena Rodrigues pelos salões de Pernambuco (Foto: Face)

Ana Silvia Moutinho, Gleyson Ramos e Jacyra Salsa leia-se Projeto Anjos (Foto: Instagram)