Fernando Machado

Blog

Janeiro 2018

Galo da Madrugada na Galeria Redonda

Com o carnaval batendo à porta, Recife e Olinda já começam a se vestir de folia. Para deixar as cidades ainda mais no clima da folia, a SKOL, patrocinadora oficial do Carnaval, preparou uma super ação. Em homenagem aos 40 anos do Galo da Madrugada, a Galeria Redonda, ação inspirada na cow parade, vai distribuir pelas ruas do das duas cidades 10 réplicas de Galos pintados por cinco artistas plásticos pernambucanos.

O deus de ébano Flávio César Costa tem um corpo escultural (Foto: Lana Pinho)

Daniela e Nonô Germano diante do galo sem pintura (Foto: Lana Pinho)

Quatro desses galos de três metros de altura já estão no Segundo Jardim de Boa Viagem, no Parque Dona Lindu, na Pracinha do Diário e na Avenida Rio Branco. Outros seis pontos da cidade receberão a intervenção que fica nas ruas até o dia 28 de fevereiro. Os galinhos estão fazendo sucesso nas fotos do Instagram. Os nomes dos pintores não foram divulgados.

I Bal Masqué do Internacional

Hoje faz 70 anos que o Clube Internacional do Recife, movimentava seu primeiro Bal Masqué na sua nova sede da Rua da Aurora, depois de 20 anos. O retorno deste famoso baile de máscaras se deve a dona Julieta, mulher do presidente João Pereira Borges e ao colunista social do Diário da Noite Altamiro Cunha. A festa à rigor começou meia noite com a execução da Valsa do Clube, composta pelo maestro Carlos Fernandes.

O Clube Internacional do Recife na Rua da Aurora (Foto: Divulgação)

A decoração foi grifada por Gaspar Fuster e teve como tema Uma Noite no Cairo. Essa musica foi tocada pela primeira vez no dia 4 de março de 1905, quando a sede era localizada no Recife Antigo. No baile tivemos a escolha da fantasia mais rica e a mais original. Quem votava era os foliões. A vencedora foi Elza Pessoa de Queiroz, que ganhou um frasco de perfume francês Nuit de Noel, da Caron e uma jóia de ouro encravada com uma água marinha.

Julieta Pereira Borges née Gonçalves de Lima e Elza Pessoa de Queiroz (Fotos: Arquivo e Diário da Noite)

Em 2º lugar ficou Clea Brasileiro. O Jornal Pequeno escreveu que o fato desagradável do I Bal Masqué ficou por conta de dois capangas do secretario de Segurança Publica, Alarico Bezerra que “prendeu um rapaz da melhor sociedade o deixou de cuecas e o colocou no Brasil Novo (prisão)”. O nome da vítima não foi citado. Três dias depois o secretario foi demitido pelo governador Alexandre Barbosa Lima Sobrinho, que estava presente ao Bal Masqué à côté Maria José.

Flashes

Com tristeza informamos que a senhora Luiza Zimmerman, faleceu, segunda-feira, no Recife. Morava em São Paulo estava de férias.

Hoje, às 10h, o capitão de mar e guerra Rui Gama Cristo passa a direção do Hospital Naval do Recife, para à capitã de fragata Cristina da Cruz Heuseler.

Quem está em Santa Cruz de La Serra, na Bolivia, é a jornalista Cristina França. Está adorando tudo, principalmente a gastronomia.

Seguindo hoje para Bueno Aires, o ministro Jaime Beserman, mas volta para o Carnaval. A consulesa Patricia Beserman ficou.

A partir de hoje, o consulado geral da Argentina será dirigido interinamente pela cônsul adjunto Alejandra Belén Bomben.

O medico e doublé de artista plástico, André Valença, pintou um dos galos que estão expostos, pela Skol, no Recife.

Porta Retratos

Alan Massa representou o Peru no concurso Mister Model 2017 (Foto: Concurso)

Maria José Lora representou o Peru no Miss Grand International (Foto: Concurso)

A cantora Ashanti no tapete vermelho do Grammy (Foto: AP)

O comandante da Escola de Aprendizes de Marinheiro de PE, Omar Salles Almeida, entre os pais Ângela Maria e Omar Pereira de Almeida (Foto: Fernando Machado)