Fernando Machado

Blog

junho 2017

O São João de Antigamente

“Olha pro céu, meu amor / Vê como ele está lindo / Olha praquele balão multicor / Como no céu vai sumindo / Foi numa noite igual a esta / Que tu me deste o coração / O céu estava assim em festa / Pois era noite de São João / Havia balões no ar / Xote, baião no salão / E no terreiro o teu olhar / Que incendiou meu coração”. Esta música de Luiz Gonzaga retrata como era bonita a festa junina de Pernambuco antigamente.

Alceu Penna criou a Garota junina para a revista O Cruzeiro de 29 de junho 1957

Atualmente não existem mais balões, por questão de segurança. As fogueiras estão em fase de extinção. Será que alguém lembra as garotas levando bacias para junto das fogueiras. Lá acendiam uma vela e seus pingos ao cair na água formavam o nome do rapaz com que deveria se casar. Agora a meninas vão caçar os namorados na internet. È mais prático, mas não tem aquele glamour. Lamartine Babo compôs uma marcha de carnaval, que depois virou musica junina. Isso é lá com Santo Antônio.

Alceu Penna criou este arraiá para as Garotas para a O Cruzeiro de 22 de junho de 1957

“Eu pedi numa oração / Ao querido São João / Que me desse um matrimônio / São João disse que não! / Isto é lá com Santo Antônio! / Implorei a São João / Desse ao menos um cartão / Que eu levava a Santo Antônio / São João ficou zangado / São João só dá cartão / Com direito a batizado / São João não me atendendo / A São Pedro fui correndo / Nos portões do paraíso / Disse o velho, num sorriso: / – minha gente, eu sou chaveiro! / Nunca fui casamenteiro! / Matrimônio! matrimônio! / Isto é lá com Santo Antônio”.

Que saudade das quadrilhas juninas de antigamente (Foto: Divulgação)

E as quadrilhas matutas, também desapareceram. Tem agora somente as dos políticos. As atuais foram batizadas de estilizadas, que são terríveis. Lembram mais alas de escolas de samba. As comidas juninas já não são mais as mesmas. Vamos a uma festa e a canjica e a pamonha, não tem aquele sabor gostoso. O milho verde cozido geralmente é duro. Um horror. E na música é pior ainda. Os prefeitos trazem sertanejos para animar seus arraiais. Caruaru que segundo Onildo Almeida era a capital do forró, não é mais. Por isso não vou mais festas juninas.

Nos bastidores da Política

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara se reuniram, quarta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, com os filhos do mestre Manuel Eudócio (/). O artista é o grande homenageado da XVIII Fenearte, que acontece entre os dias 6 e 16 de julho. Ademilson Rodrigues, Ariberto, Maria Elizabete, Elisoneide, Marco e Luiz Carlos presentearam o governador e a primeira-dama com uma obra criada por seu pai.

Maria Elizabeth Rodrigues, Paulo e Ana Luísa Câmara com Ademilson Rodrigues (Foto: Aluísio Moreira/SEI)

O curso de medicina do campus Caruaru da UFPE vai ganhar uma sede definitiva. Ontem, o ministro da Educação, Mendonça Filho, autorizou a licitação para construir os blocos que vão abrigar o curso, bem como os espaços de prática e pesquisa em saúde desta unidade de ensino. O anúncio foi feito no terreno do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, onde serão construídos os blocos de medicina. O ministro comemorou a medida pois era um sonho por parte dos alunos.

Flashes

A dermatologista Claudia Magalhães está com muitas sessões para tratamento de pele. Informações pelo telefone 3087.9090.

Hoje, às 20h, na Praia do Porto, em Fernando de Noronha, se apresentam Noronha na Roça, Pau no Xote e Nádia Maia.

O cantor Alceu Valença será a grande atração desta noite em Jaboatão dos Guararapes.

O surfista Jadson André recebeu os fãs ontem na Toyolex na Imbiribeira. Ainda teve sorteios de uma prancha e bonés do atleta.

O surfista Jadson André deu autógrafos ontem no Recife (Foto: Divulgação)

O cantor Almir Rouche em tempo de São João (Foto: Divulgação)

O cantor Almir Rouche se apresenta hoje, 18h, em Serra Negra, distrito de Bezerros, a partir das 18h.

No Clube das Pás temos, hoje, às 17h, noitada de muito forró com o cantor e sanfoneiro Raminho do Acordeon.

O Trem do Forró, leia-se Anderson Pacheco, termina hoje e amanhã, ligando Recife/Cabo de Santo Agostinho/Recife.

Márcio Quirino e Lucídio Leão, da Reserva Comunicação, assinam a nova campanha do Hospital Português, intitulada Centro Avançado de Cuidados.

Porta Retratos

Jaly Stuve Joseph, Mister Haiti, participou do Mister Universo (Fotos: Concurso)

Miss Geórgia, Deana Johnson, no desfile de Miss USA 2017 (Fotos: Concurso)

O professor Ary Avellar Diniz, fundador do CBV, aplaude o espetáculo “O poder de um sonho”, pelos 50 anos do CBV, no Classic Hall (Foto: Divulgação)

Lúcia Noya, Junancy Galvão, José, Avani, Rose, Felipe (aniversariando) e Diogo Alves em almo de família (Foto: Divulgação)