Fernando Machado

Blog

maio 2017

Vitrine

Como tricolor não podia passar em branco a morte de um ídolo do Santa Cruz. Estamos nos referindo centro avante Paraíba, que marcou época no nosso futebol. Conhecido como canhão do Arruda, Paraíba, levou muitas alegrias para os torcedores do Santinha. Pois bem, ele faleceu segunda-feira, aos 85 anos de idade. Sebastião Tomaz de Aquino nasceu na Paraíba, no dia 30 de janeiro de 1931, mas foi em Pernambuco onde se projetou. Certamente será esquecido muito rápido.

Paraiba jovem ou adulto, sempre um campeão (Fotos: Diário da Noite e Diário de Pernambuco)

Já estão nas contas das instituições federais de Pernambuco os R$ 9,2 milhões liberados pelo Ministério da Educação na última quinta-feira. Os recursos serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros. Desde o começo do ano, o ministro Mendonça Filho já repassou R$130,69 milhões para as três universidades e dois institutos federais, além da Fundação Joaquim Nabuco.

Parabéns, Padre Edwaldo!

Os 60 anos de vida sacerdotal do padre Edwaldo Gomes foram lembrados, ontem, em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. O religioso é responsável pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte, há 46 anos. A proposta da homenagem partiu do deputado Antônio Moraes. Padre Edwaldo realizou quase toda a sua formação para o Ministério Sacerdotal no Seminário de Olinda. Nos últimos 12 meses como seminarista estou em Paris, na França, onde o religioso se especializou em Catequese.

Antônio Moraes, Padre Edwaldo e Zé Mauricio (Foto: Henrique Genecy)

Em 2 de dezembro de 1956, ele foi ordenado padre pelo bispo Dom Ricardo Vilela, de Nazaré da Mata. A celebração da sua primeira missa aconteceu em Bonito, e a segunda, em Barra de Guabiraba. Entre muitas outras missões que desempenhou, o sacerdote foi pároco da Igreja de Santa Isabel, em Casa Amarela, e da Igreja de São José. Em seguida, assumiu a Paróquia de Casa Forte. A igreja realiza a Festa da Vitória Régia, evento beneficente que ajuda na manutenção da Creche Menino Jesus e da Casa da Criança Marcelo Asfora.

Padre Edwaldo Gomes (Foto: Henrique Genecy)

Na abertura da cerimônia, o deputado Zé Mauricio expressou o reconhecimento da Alepe ao religioso. Antônio Moraes afirmou que o padre se destaca pelo trabalho social que promove na paróquia. Após receber uma placa comemorativa da Alepe, padre Edwaldo agradeceu a iniciativa do Legislativo. “Foi uma retribuição à atividade que Deus me confiou. Eu me sinto realizado como sacerdote e, enquanto tiver força e saúde, continuarei trabalhando”, declarou.

Nos tempos das Passarelas

Para quem é missologo o dia 31 de Maio nos leva a lembrar que uma mulher linda foi eleita Miss Universo e mais quatro foram escolhidas Miss Pernambuco. Bons tempos estes, onde as divas não pagam taxas para subirem numa passarela. Elas eram eleitas por qualidades físicas e não por empoderamento ou atitude. Como dizia Ibrahim Sued: Sorry, periferia.

Há 85 anos, Kerin Halis Hanem, Miss Turquia, era eleita em Bruxelas, Miss Universo de 1932.

Há 59 anos, Sonia Maria Campos, Miss Santa Cruz, era eleita no Clube Português, Miss Pernambuco de 1958. (Fotos: O Cruzeiro e Diário de Pernambuco)

Há 48 anos, Maria Jerusa Farias, Miss Belo Jardim, era eleita no Clube Náutico Capibaribe, Miss Pernambuco de 1969. (Foto: Diário de Pernambuco e O Cruzeiro)

Há 37 anos, Ana Lúcia Caldas de Souza, Miss Clube Internacional, era eleita no Clube Português, Miss Pernambuco de 1980.

Há cinco anos, Paula Lück Perez, era eleita no Teatro da UFPE, Miss Pernambuco de 2012. (Fotos: Augusto Werner/Sérgio Perez)

Flashes

Hoje, às 19h, no Catamaran, serão conhecidos os vencedores do Comida di Buteco 2017. Informa a jornalista Ana Lins.

Mary Queiroz quando esteve em São Paulo visitou a amiga de sua mãe, Carolina, Lila Martins, esposa do ex governador Egidio Martins.

Quem esteve em João Pessoa, semana passada, foi Nelbe Chateaubriand. Em dezembro virá visitar os amigos do Recife.

Hoje, às 19h30, o Conservatório Pernambucano de Música promove o um concerto com o pianista Benjamim Taubkin, no Cesta de Música.

O pianista Benjamim Taubkin (Foto: Divulgação)

Hoje, às 18h, na Alepe, acontece reunião solene em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público, por proposta do deputado Joaquim Lira.

A Banda Sinfônica do Recife realizará, hoje, às 20h, seu terceiro concerto oficial de 2017, no Teatro de Santa Isabel.

Um lembrete, hoje, no Marante Plaza Hotel, no Pina, às 20h, para o vernissage da coletiva de pinturas. Entre os expositores está o artista plástico Germano.

Em parceria com a OAB-PE e a CAAPE o Tacaruna está arrecadando donativos para as vítimas das inundações em Caruaru, Barreiros e Palmares.