Fernando Machado

Blog

Fevereiro 2017

Até março meus leitores

Nosso blog a partir de hoje, 24, está de férias. Aproveitei que vou passar o Carnaval no Rio de Janeiro, com minha amiga Zezita Barbosa, viúva do grande compositor Capiba, para dar aquela pausa que refresca e revigora. O medo da violência e o atual sistema implantado pela Prefeitura do Recife, desde a administração do predador do Recife, que é a mesmíssima coisa. Carnaval de palco e com estrangeiros não combina com o nosso verdadeiro Carnaval. O festejo de momo carioca está mais para meu estilo. O blog volta no dia 4 de março, contando o que viu no Carnaval da Cidade Maravilhosa.

Parabéns, 7ª Região Militar!

A primeira sede 7ª Região Militar, que depois virou IV Exercito (Foto: Diário da Manhã)

O pátio externo do Quartel General da 7ª Região Militar, na Cidade Universitária, aconteceu ontem, pela manhã, a cerimônia comemorativa dos 102 anos de sua fundação. Criada pelo presidente Wenceslau Braz, no dia 23 de fevereiro de 1915, somente em 1916, começou a funcionar no Recife, na Rua do Príncipe, como 6ª Região Militar. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Joaquim Inacio Baptista Cardoso (29.06.1916/06.12.1919).

Momento solene do aniversário da 7ª Região Militar (Foto: Fernando Machado)

Em 1958 foi transformada em 7ª Região Militar. Cuja jurisdição abrange os estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nos anos oitenta seu Quartel General foi transferido para Cidade Universitária. No dia 9 de outubro de 1991, foi denominada de Região Matias de Albuquerque. O calor intenso e um sol forte não tiraram a beleza da cerimônia, presidida pelo comandante da 7ª RM, general José Luiz Jaborandy.

O general José Luiz Jaborandy e sua Ana Lúcia (Foto: Fernando Machado)

O destaque foi uma revoada de borboletas amarelas que sobrevoando o local, onde bandeiras dos grupamentos e dos estados que abrangem a Região Matias de Albuquerque, hasteadas, fizeram o contraponto com as centenárias palmeiras imperiais que repousavam nos arredores. A cerimônia contou com vários pelotões, cerca de 150 homens, perfilados remetiam o toque de pompa e circunstancia. A formatura começou com a banda do Comando Militar do Nordeste, executando a Canção do Expedicionário.

General Francisco Humberto Montenegro Junior e sua Ana Raquel (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a apresentação da tropa pelo Coronel Marcelo, chefe do Estado Maior da 7ª Região Militar. Quatro ex-combatentes foram referenciados. Também tivemos a execução da Canção da 7ª Região Militar de autoria do general Paulo Roberto Uchoa. Depois foram entregues ao som Amigos para Sempre, diplomas do Circulo de Amigos da Região Matias de Albuquerque, pelo general Jaborandy para 10 agraciados. O diploma foi instituído em 22 de fevereiro de 1999. A tenente Yane Marques recebeu uma homenagem, pela sua atuação nos esportes defendendo o glorioso Exercito.

General Marcelo Aguiar (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos as palavras do comandante da Região Matias de Albuquerque e o desfile da tropa ao som do Hino a Guararapes, do composto pelo coronel William da Rocha e William Simão da Rocha e da canção Fibra de Heróis, de autoria Teófilo de Barros Filho em continência ao comandante. E encerrando a solenidade militar a Banda Militar do CMNE executou Vassourinhas de Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos. Excelente incluir um frevo na cerimnia, afinal de estamos em pleno carnaval. Depois os convidados foram convidados para um coquetel.

A tenente Yane Marques e sua placa (Foto: Fernando Machado)

Prêmio Tacaruna Mulher 2017

A delegada da Polícia Federal Andréa Pinho Albuquerque ganhou o Troféu Atividades Jurídicas (Foto: Renato Filho)

Nove personalidades femininas que se destacaram em variadas atividades receberão o Prêmio Tacaruna Mulher 2017 no dia 6 de março, às 19h, na Praça de Eventos do shopping. Criado para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o evento chega a 17º edição contemplando as áreas de Ação Social; Comunicação; Educação; Moda; Política, Economia e Negócios; Cultura; Desig, Arquitetura e Decoração; Medicina e Saúde e Atividades Jurídicas.

A professora Fernanda Bérgamo ganhou o Troféu Educação (Foto: Renato Filho)

As premiadas receberão o Troféu Feminilidade, criado pela artista plástica Margot Monteiro. A apresentação do Prêmio será da jornalista Sabrina Rocha e o coquetel será assinado, mais uma vez pela Arcádia. No mesmo local da premiação será montada uma exposição com fotos de Renato Filho e textos biográficos sobre as homenageadas. A mostra poderá ser vista até o dia 14 de março no horário de funcionamento do shopping.

A médica Isabela Coutinho Neiva Coelho ganhou o Troféu Medicina e Saúde (Foto: Renato Filho)

 

Flashes

A diva da implantodontia Sandra Moraes está muito contente e tem razão. Seu filho George passou no vestibular de Engenharia na UPFE.

O Clube das Pás realiza domingo, às 13h, o Carnaval Brega e Chique, com Condinho, Magno Souza e Maninho, da Orquestra Continental e do DJ Mão Branca.

Quero agradecer a todos que mandaram os parabéns por ter recebido a Medalha Imprensa de Hipismo.

O Bloco Segure o Avião da Infraero do Aeroporto de Recife sob a Presidência de Maria Inês, desfilou ontem, às 19h, pelas ruas do Recife Antigo.

Marcelo, Felipe e Gracinha Veloso, da Cantão Recife lançam, hoje, a coleção comemorativa dos 50 anos da marca intitulada Viver Bem.

Rafa Coutinho, a Banda Expresso, Citrus Clube e a Batuketu estarão, amanhã, no camarote Galo Downtown, no Galo da Madrugada.

O novo ministro STF, Alexandre Moraes, tem uma cara de nazista arretada. Sinto um cheiro de maldade nele. Posso está errado, mas…