Fernando Machado

Blog

abril 2016

Padre Evilásio & Sagrado Coração de Maria

e-padre-jaime-kohmet-scher

O primeiro pároco da Sagrado Coração de Maria foi o padre Jaime Kohmetscher (Foto: Reprodução)

A Igreja do Sagração Coração de Maria, em Brasilia Teimosa, foi fundada no dia 24 de agosto de 1964, pelo padre norte-americano Jaime Kohmetscher, da Ordem dos Oblados de Maria Imaculada. Seu estilo não sei precisar, mas lembra os templos erguidos naquela década. No dia 22 de dezembro de 2001 a Igreja do Sagrado Coração de Maria foi reinaugurada, por ter sofrido algumas reformas. Na ocasião o pároco era o Frei Benedito de Lima e Silva.

e-evilasio-de-medeiros-fernando-saburido-humberto-castelo-branco

Padre Evilasio, Dom Fernando e seminarista Humberto (Foto: Fernando Machado)

e-cortejo1

Os acólitos puxando o cortejo (Foto: Fernando Machado)

Pois bem, quinta-feira, às 19h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, empossou padre Evilásio Campelo de Medeiros, como pároco, depois de sete anos como administrador paroquial, onde realizou um trabalho de grande alcance social com a comunidade carente. Durante 33 anos, o padre Evilásio foi Capuchinho, vai ser difícil para a gente chama-lo, de padre, mas vamos tentar. Foi uma cerimônia sem pompa e circunstância, mas com muita fé. O ministério musical foi formado por Wellington Souza (violão), Janner Santos (guitarra), Flávia Souza e Evaneide Nunes (vocalistas).

e-benedito-feliciano-emilia-demedeiros-avany-guedes-feitosa

Benedito Feliciano, Emília Campelo de Medeiros e Avany Guedes Feitosa (Foto: Fernando Machado)

e-cicero-martins

O comentarista Cícero Martins (Foto: Fernando Machado)

A nave central da Igreja do Sagrado Coração de Maria foi invadido pelo cortejo formado por acólitos, diácono, equipe de liturgia, Padre Evilásio e Dom Fernando Saburido, ao som “Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor!) / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu amor / Eis-me aqui Senhor! / O Senhor é o Pastor que me conduz / Por caminhos nunca vistos me enviou / Sou chamado a ser fermento sal e luz / E por isso respondi: aqui estou!”

e-altar

Dom Fernando Saburido incensando o altar (Foto: Fernando Machado)

e-evilasio-fernando

Pade Evilásio e Dom Fernando (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi presidida por Dom Fernando Saburido. Coube ao seminarista Humberto Castelo Branco fazer a leitura do decreto de incardinação como diocesano. O comentarista foi Cícero Martins. A primeira leitura foi proclamada por Avany Guedes Feitosa, o salmo foi cantado pela senhora Emília Campelo de Medeiros, mãe do Padre Evilásio. A proclamação do Evangelho coube ao Padre Evilásio Campelo de Medeiros. A homilia foi de Dom Fernando Saburido e a oração dos fiéis foi feita por Benedito Feliciano.

e-fernando-evilasio

Dom Fernando ouve a profissão de fé do Padre Evilásio (Foto: Fernando Machado)

e-acolitos

Os acólitos em tempo de atenção litúrgica (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia tivemos a Posse Canônica, a Profissão de Fé, e juramento de fidelidade. Depois aconteceu a visita aos locais mais importantes da Igreja. Concluindo o rito Dom Fernando entregou as chaves do sacrário e da Igreja. Portanto, Padre Evilásio, será responsável pela paróquia até 28 de abril de 2022. Ainda tivemos uma encenação com jovens da comunidade remetendo a saga do jovem Evilasio Campelo de Medeiros e saudações dos que fazem a paróquia.

e-raul-almeida-fernando-sburido-evilasio-de-medeiros

Diácono Raul, dom Fernando e Padre Evilásio (Foto: Fernando Machado)

e-gustavo-fernando-silva-fernand-saburido-cristina-oliviera

Gustavo Fernando da Silva, dom Fernando e Cristina Oliveira (Foto: Fernando Machado)

E finalmente Padre Evilásio agradeceu a Dom Fernando, a Dom José Cardoso e todos que foram prestigiá-lo. Então começo o cortejo de saída, ao som de “Presença forte em mim / Eu posso dizer: Habitas aqui / Porque escravo eu fui / E hoje eu sou mais livre aos teus pés / Sentido na vida a minh’alma encontrou / Tua mão poderosa veio e me levantou / Agora eu posso declarar / Hoje livre sou! / Tenho sede da tua graça, cada dia mais / Sou mais forte e vou mais longe quando aqui estás / Com palavras de amor te adoro, Senhor / Hoje livre sou”. Depois aconteceu um lanche no Salão Paroquial.

e-oferenda

No momento da oferenda (Foto: Fernando Machado)

Momento de Reflexão

Amanhã às 11h, a presidente do Women’s Club, Lucia Maia, promoverá a páscoa da instituição com uma missa na Igreja das Fronteiras, presidida por Dom Marcelo. Depois serão comemorados os aniversários de Denise Silveira, Evangelina Cavalcanti, Helena Nogueira, Nazareth Fontes, Tereza Asfora, Rosita Aragão e Tinane Almeida.

Frei Jociel que coordenou a programação da Festa de Frei Damião Bozzano, avisa que em Ouricuri começa na próxima quinta-feira, às 19h30 com a Hora da Misericórdia. Na sexta-feira, às 19h temos a Via Sacra; no sábado, às 19h, acontece o Momento Mariano e no domingo, às 7h, Caminhada Penitencial e às 10h, Missa Solene.

Flashes

Termina hoje no Restaurante Bennati, nos Aflitos, o Festival Alemão. O menu é grifado por Ingrid, Edda Luck, e a chef Claudia Freyre.

A competente médica Isabela Neiva Coelho está sendo muito parabenizada, por ter sido escolhida para dirigir o Hospital da Mulher.

O cirurgião bariátrico Walter França quando retornar de Bogotá, vai implantar a robótica nas suas cirurgias de obesidade.

walter-frança-adriana-ximenes

Walter França está em Bogotá buscando novidades (Foto: Adriana Ximenes)

Presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real lança, segunda-feira, o Cadastro Industrial 2016 e promete novidades ao mercado.

O mágico Rodrigo Lima, com seus personagens, se apresenta, hoje, às 16h, na Livraria da Praça de Casa Forte.

O cirurgião plástico Fernando Basto comemorando o processo de instalação da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica.

Porta Retratos

pr-colbi-lefebre3

Do verão até o inverno o modelo norte-americano Colby Lefebvre arrasa sempre (Fotos: Divulgação)

pr-amanda-campos-cristiana-lemos-cássia-alves-gustavo-faustino

No lançamento da CiS, Amanda Campos, Cristiana Lemos e Cássia Alves (Foto: Gustavo Faustino)

pr-nanny-soul-giovanni-pontes-festival de jazz

Nanny Soul e Giovanni Pontes no festival de Jazz do RioMar (Foto: Divulgção)

pr-cpm-grupo-instrumental-brasil

O excelente Grupo Instrumental Brasil, que se apresentou no Conservatório Pernambucano de Música (Foto: Divulgação)