Fernando Machado

Blog

Março 2015

Últimas Noticias

Hoje e amanhã a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, estará no Recife para participar de atividades em comemoração aos 200 anos do Consulado Geral no Recife. O destaque da visita da embaixadora ao Recife é o anúncio da nova sede do consulado, que será feito quinta-feira, às 10h, no Sheraton Reserva do Paiva. João Alberto estava certo, apesar de ninguém querer, depois de 200 anos, o consulado será instalado fora do Recife, no Paiva. Em seguida ela dará uma coletiva de imprensa.

Embaixadora norte-americana também se reunirá com empresários de companhias norte-americanas, mulheres empreendedoras brasileiras e estudantes de escolas públicas participantes de projetos do consulado. Amanhã, fará exatamente 200 anos que o primeiro cônsul Samuel Voorhees, chegava a nossa cidade e instalava o consulado no Recife Antigo. By the way: O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife é a representação diplomática do Tio Sam mais antigo no Brasil.

 

 

Francesca Anderegg & Orquestra Criança Cidadã

d-matt-keener-francewsca-anderegg

Matt Keener e Francesca Anderegg (Foto: Fernando Machado)

O primeiro consulado dos Estados Unidos foi instalado, no Recife Antigo, no dia 1 de abril de 1815. O Brasil era Império, não existia a fotografia e nem Embaixada. Depois o Consulado foi transferido para a Rua do Imperador, atualmente é o Forum Paula Batista e a partir de 1971 se fixou naRua Gonçalves Maia. Quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no dia 15 de novembro de 1989, sabe quantos cônsules exerceram suas funções na terra do frevo e do maracatu? Foram 16 diplomatas.

d-nilson-galvão

A Orquestra Criança Cidadã (Foto: Fernando Machado)

Samuel S. Voorhees 1815, Joseph Ray 1816-20, James H. Bennett 1820-25, John Tucker Mansfield 1825-36, Joseph Ray 1836-42, G. T. Snow 1842-45, George P. Manouvrier 1845-47, C. G. Salinas 1847-49, Bailey M. Edney 1849-50, James Wright Gordon 1850-53, William Lilley 1853-56, Walter W. Stopp 1858-60, Richard A. Edes 1860-62, Thomas Adamson, Jr. 1862-69, Henry L. Atherton 1884 e Thomas N. Swift 1884.

d-eliane-luna-conceição-brennand

Eliane Luna e Conceição Brennand (Foto: Fernando Machado)

Nestes 200 anos tivemos apenas quatro cônsules mulheres: Leslie Rohe, Maria Sanchez-Carlo, Diana Page e Usha Pitts. O primeiro cônsul foi o diplomata da Pensilvânia Samuel S. Voorhees, nomeado pelo presidente James Madison. O consulado dos Estados Unidos no Recife, que é o mais antigo no Brasil e um dos antigos do mundo, atua de Sergipe até o Maranhão. Portanto são 200 anos de amizade e colaboração.

d-francesca-orquestra

A violinista Francesca Anderegg e o maestro Nilson Santos Jr (Foto: Fernando Machado)

Pois bem para marcar essa tão importante data, o consulado Geral dos Estados Unidos, leia-se Richard Reiter, tivemos domingo no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, um concerto com a Orquestra Criança Cidadã, tendo como solista violinista norte-americana Francesca Anderegg. O host do encontro foi o vice-cônsul Matt Keener. Lembrou que a representação diplomática dos Estados Unidos é uma das mais antigas do mundo.

d-paloma-gonzalez-fabiola-rios

A cônsul Paloma Gonzalez e Fabiola Rios (Foto: Fernando Machado)

Depois subiu ao palco a Orquestra Criança Cidadã, sob a regência do maestro Nilson Galvão Santos Junior que apresentou Suítes para Cordas em Ré Maior de John Rutter, Aquarela do Brasil de Ary Barroso, Mourão de Guerra Peixe e Clovis Pereira e Lamento Sertanejo de  Dominguinhos. Não entendi porque o maestro não incluiu o hino do nosso carnaval Vassourinhas. Sem dúvida foi um pecado musical.

d-francesca-orquestra2

Francesca Anderegg quando agradecia ao público (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia a violinista Francesca Anderegg, que estudou na Universidade Harvard e na Juillard School e é professora da Faculdade St. Olaf, em Minnesota, executou o Concerto Nº 5 para violino de Mozart. Foi um encontro inesquecível. Informação importante: O Teatro Luiz Mendonça estava fazendo muito calor.

d-francesca-violino

Francesca Anderegg quando ia começar sua apresentação (Foto: Fernando Machado)

Notícias da Caserna

O General Antonio Eudes Lima da Silva, conforme já informei vai assumir o comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, no dia 19 de maio. O atual comandante, general Antonio Carlos de Souza vai assumir a Chefia do Centro de Operações do Comando Militar Leste, sediado no Rio de Janeiro.

O general Francisco Mamede de Britto Filho, atualmente servindo na 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Juiz de Fora, é o novo Chefe do Estado Maior do CMNE. Ele substituirá o general Antonio Eudes Lima da Silva, durante solenidade que acontecer no QG do CMNE, no dia 5 de maio.

Flashes

Cristina Ferraz e José Mario Duarte Coelho vão passar a Semana Santa na sua casa de campo de Gravatá.

Frei Evilásio Medeiros e Misa Lilioso mandaram emails nos parabenizando a reportagem da Via Sacra da Lagoa do Araçá.

A advogada Luisa Leão passou o último final de semana fazendo retiro em Camocim de São Félix, tendo à frente Frei Damião Silva.

A jornalista e cantora Bruna Borges, foi homenageada na Casa Roccia, em João Pessoa, por sua divulgação da arte paraibana.

???????????????????????????????

Bruna Borges recebeu a corbelha de Maria Lúcia Jurema (Foto: Dido Borges)

Foi muito cumprimentado, domingo, pelo aniversário, o Padre Zé Ramos. Já foi ator e é uma grande figura humana.

Está linda a nova fase do artista plástico e arquiteto Elisio Moura Quando vamos ter uma exposição, meu amigo?

O muso da dermatologia pernambucana, Tancredo Albuquerque, seguiu ontem num cruzeiro pelo Favorosa, até a Riviera Francesa.

Os doces caseiros do Engenho Jundiá, leia-se Zélia Cesar, de Gravatá, é de a gente comer rezando.