Fernando Machado

Blog

Janeiro 2014

Sou Santa Cruz de Corpo e Alma

Estamos a três dias da comemoração dos 100 anos do Santa Cruz. E hoje vamos homenagear o Maestro Forró e o Maestro Spok.

forró-spok

Maestro Forró e Maestro Spok é o frevo em ritmo de Santa Cruz (Foto: Divugalção)

O Clã Carneiro Leão recebe para jantar

a-walter-zimmer-gonzalez-rodrigo-carneiro-leão-renildo-calheiros

Walter Zimmer Gonzalez, Rodrigo Carneiro Leão e Renildo Calheiros (Foto: Fernando Machado)

O palacete de Tânia e André Carneiro Leão em Olinda é datada de 1875 e foi projetada pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, o mesmo que ergueu o Teatro de Santa Isabel. Quando o prefeito era Eufrásio Barbosa era o oráculo do carnaval olindense. Otilia e Eufrásio eram reverenciados por todas as agremiações carnavalescas com direito a paradinha e tudo.

a-tania-carneiro-leão-carolina-guerra-tinane-almeida

Tania Carneiro Leão, Carolina Guerra e Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

O palacete é no estilo colonial é rodeado uma centenária aroeira, por mangueiras, oliveiras roxas, goiabeiras e figueiras. No seu interior outro esplendor. Nas paredes santos barrocos, cusquenhos, Lula Carodos Ayres, Zé Claudio, Farnese de Andrade, gravuras de Franz Post e quadros da própria dona da casa. Na sala de visitas cadeiras Dom José, sofá Beranger. Sem dúvida um cenário perfeito para os filmes de Luchino Visconti.

a-rodrigo-carneiro-leão-dom-luiz-pedro-soares

Rodrigo Carneiro Leão e Dom Luiz Pedro Soares (Foto: Fernando Machado)

Foi neste palacete que em 1960 a designer Clementina Duarte fez seu primeiro desfile com suas joias, apresentadas por Cooki Bochart, Narjara e Thais Notare. Também passaram por lá Maria José de Savoia (Rainha da Itália), Isabel de Orleans e Bragança (Condessa de Paris), Jorge Amado, Capiba, Zé Keti, para citar apenas estes nomes. Essa Olinda agora somente na memória.

a-maria-eduarda-joão-felipe-souza-leão

Maria Eduarda e João Felipe Souza Leão (Foto: Fernando Machado)

Pois bem foi nesse cenário espetacular que os Carneiro Leão ofereceram jantar em torno do governador da cidade uruguaia de Colonia del Sacramento, Walter Zimmer Gonzalez e a primeira dama Maren Gresing. Ele veio assinar o termo de Irmamento com Olinda. A cidade fica a 179 kms de Montevidéu.

a-mariinha-pimnetel-claudio-terezinaha-tavares-carlos-henrique-barbosa

Mariinha Pimentel, Claudio e Terezinha Tavares com Carlos Henrique Barbosa (Foto: Fernando Machado)

No coquetel foram servidos mouses de pesto, queijo do reino, gorgonzola e presunto, além de empanadas uruguaias, com recheio de bacalhau, carne e frango. O cardápio do jantar foi filé de porco com pomme ao molho agridoce de cereja, Dolphine de pessego, filé ao molho de gorgozola, perolas de queijo, bacalhau gratinado à nata, salada de camarão à Elizabeth II.

a-martin-cabrera-mauricio-galvão

O secretario de Imprensa de Colônia Martins Cabrera e o secretário de Turismo de Olinda Mauricio Galvão (Foto: Fernando Machado)

Para sobremesa mouse de manga, pudim de leite, creme caramello, torta de chocolate, de maracujá e fruit de la passion. Tudo isso regado a uísque Chivas e Haig Supreme de 12 anos. Na ocasião o abade Luiz Pedro Soares, pegou o Presbiteral e deu uma benção. Alvaro Ribeiro e o prefeito de Olinda Renildo Calheiros leram trechos bíblicos. Foram comemorados os aniversários de casamento de Walter e Maren, o do cônsul Rodrigo Carneiro Leão e o da senhora Ângela Barbosa Carneiro Leão.

a-sofia-lamour-pedro-henrique-carneiro-leão-angela-barbosa-carneiro-leão-

Sofia Lamour, Pedro Henrique e sua mãe Ângela Barbosa Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

Durante todo jantar tivemos como trilha sonora o Thomas Hadim Trio, por sinal fantástica. A reunião nos remeteu aos tempos em que fazer encontros chiques era beleza pura. Não esquecer que o bufê foi preparado por Tania Carneiro Leão, em grande noite num poncho de seda pura made in France. Existe coisa mais chique do que comida caseira?

a-warley-pimentel-luciana-pimentel-melo-carlos-fredeirco-melo

Warley Pimentel, Luciana e Carlos Frederico Melo (Foto: Fernando Machado)

Momento de Reflexão

O Consistório em que o arcebispo Dom Orani João Tempesta será criado cardeal pelo Papa Francisco está previsto para o dia 22 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 11h. O novo cardeal começa sua agenda às 10h no dia 19 de fevereiro com uma audiência geral com o Santo Padre. No dia 22 de fevereiro, depois do Consistório, haverá cumprimentos a Dom Orani, às 16h, na Basílica de São Pedro.

A programação do oitavo dia das festividades em homenagem à Nossa Senhora das Candeias tem como tema é Evangelizadores com espírito. Às 18h temos a recitação do Terço, às 18h45 Vésperas, às 19h30 Celebração Eucarística e às 20h30 Show com Agravos do Instrumento.

Flashes

A diva Marina Paiva esteve ontem na Dolce & Gabbana, na Prada e na Burberry, do RioMar.

A diva da Imprensa Jô Mazzarolo depois de 30 anos, comemora, hoje, seu aniversário em Veranopolis (RS), ao lado da familia.

A medica Catarina Cavalcanti tomou posse, ontem, como presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Pernambuco.

O fotógrafo Leandro Nunes ministra workshop para flash Canon e Nikkon, sábado e domingo, na Galeria 40, no Pina.

O escritor Luciano Marinho foi entrevistado, quarta-feira, pela Rede TV, sobre a matança de gatos na Avenida Avenida Beira Rio, na Madalena.

Larissa MaçãesRaul Javales Júnior, da TNVG, está trazendo para o Recife o projeto Keen Lab, em parceria com Mauro Santos.