Fernando Machado

Blog

Maio 2013

XIV Forró Iluminado

f-renata-eduardo-campos

Renata e Eduardo Campos (Foto: Fernando Machado)

“Ela nem olhou pra mim, ela nem olhou pra mim / passei horas no espelho me arrumando o dia inteiro / e nem se quer olhou pra mim / Como quem guarda lembrança me agarrei na esperança / confiei num grande amor / me arrumei o dia inteiro tomei até banho de cheiro parecendo um sonhador / Quando fui na euforia coração de alegria / gritou mais que um bandolim / chegou feito uma princesa coroada de beleza / e nem se quer olhou pra mim”.

f-cristina-geraldo-julio

Cristina e Geraldo Julio de Mello Filho (Foto: Fernando Machado)

E foi com essa canção que o homenageado do XIV Forró Iluminado, o forrozeiro Alcymar Monteiro, subiu ao palco da Arcádia do Paço Alfândega, ontem à noite. A festa beneficente com renda para a Associação de Assistencia à Criança Deficiente, que é fruto de um projeto solidário que tem o objetivo de envolver a sociedade pela participação voluntária.

f-marina-paiva-lourdinha-maciel

Lourdinha Maciel e Marina Paiva (Foto: Fernando Machado)

A apresentação foi da jornalista Isly Viana que começou chamando para dançar quadrilha um grupo de assistidos pela AACD. A decoração como sempre era simples com direito a bandeirolas. Sobre as mesas arranjos de papel celofane e flores tropicais artificiais rodeando uma espiga de milho. Quem a assinou foi Bebeth Perman.

f-alcymar-monteiro-miguel-henriques

Alcymar Monteiro e Miguel Henriques (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia Isly Viana convidou para subirem ao palco os maiores nomes do ciclo junino da região, como Alcimar Monteiro, André Rio, Benil, Cristina Amaral, Cylene Araujo, Genival Lacerda, Geraldinho Lins, João Lacerda, João Silva, Josildo Sá, Nadia Maia, Novinho da Paraiba e Paulinho Leite. Todos se apresentaram sem cobrar o cachê. Eles não são fofos?

f-josildo-sa-isly-vina

Josildo Sá e Isly Viana (Foto: Fernando Machado)

O bufê da Arcádia era de se comer rezando para Santo Antonio, São João e São Pedro. Pelos salões foram montadas barraquinhas bem ao estilo das festas juninas do interior. E nas barracas tínhamos Bolos (macaxeira, Souza Leão e pé-de-moleque), cocada, nego bom, pamonha, canjica, milho verde cozido, mungunzá.

f-benil-paulo-leite

Benil e Paulo Leite (Foto: Fernando Machado)

A mais bolinho de charque com macaxeira, navete de carne, cozinha de galinha, croquete de presunto, queijo de coalho assado, tapioca, espetinho de lingüiça, arrumadinho, sarapatel, caldinhos (feijão e camarão), bobó de camarão e mariscada. Claro que ninguém se lembrou das taxas e do regime.

f-genival-lacerda-geraldinho-lins

Genival Lacerda e Geraldinho Lins (Foto: Fernando Machado)

“Morena diga onde é que tu tava, / Onde é que tu tava aonde é que tava tu / Passei a noite procurando tu, / Procurando tu / Procurando tu”, de Genival Lacerda levou muita gente ao dancing para forrozá. Recebendo os convidados estavam o gestor administrativo José Nunes, e as voluntárias Andrea Danzi, Cida Melo e Lourdinha Maciel. O governador Eduardo Campos e a primeira dama Renata, o prefeito Geraldo Julio de Mello Filho e a primeira dama Cristina foram prestigiar o encontro.

f-josé-nunes-andrea-danzi-ricardo-leal

José Nunes, Andrea Danzi e Ricardo Leal (Foto: Fernando Machado)

A mesa da Diva Marina Paiva by Burberry, era das mais animadas. Ainda destacamos Glaucia e Nilson Ananias, Renata e Cláudio Grilli, Patricia e Marcelo Campbell, Graça e Romero Souza, Vania e Paulo Ayres, Luiza e Jorge Aragão, Lais e Victor Teixeira, Antonio Verissimo, Juju Peixoto, Maria Amélia Uchoa Santa Cruz, Amelinha Peixoto, Lucia Pontes e Teofanes Leitão, Vilma e Pedro Luiz Souza Leão, Miguel Henriques, Ricardo de Castro, Elisa de Castro e Eda Malaquias.

f-nadia-maia-cylene-araujo

Nadia Maia e Cylene Araújo (Foto: Fernando Machado)

Musica Antiga do Recife

O Conservatório Pernambucano de Música realiza de hoje até a próxima sexta-feira, o XI Encontro de Música Antiga do Recife / Olinda. Na abertura do encontro se apresentam André Mehmari (cravo), Luis Otavio Santos (violino barroco), a Orquestra de Câmara de Pernambuco sob a regência do maestro José Renato Accioly e o Conjunto Allegretto.

josé-renato-accyoli

O maestro José Renato Accioly rege hoje a Orquestra de Câmara de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Estão previstos concertos, palestras e master-classes, além de cursos de instrumentos antigos, dança e canto com os professores Marilia Vargas, Luiz Alves da Silva, Xavier Julien-Laferrière, Marlise Goidanich, Rosangela de Lima, Mário Orlando, Raquel Aranha, Leonardo Loredo de Sá, Edmundo Hora e Homero de Magalhães Filho.

Noticias da Caserna

Na primeira semana de julho vai acontecer no Recife, a reunião dos Capitães de Portos do Nordeste, na área do III Distrito Naval. Vão participar do encontro os Capitães dos Portos de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Teremos a participação do Diretor de Portos e Costas, almirante Claudio Portugal de Viveiros.

Hoje no Clube dos Oficiais da PM/BM PE teremos almoço mensal da Sociedade dos Amigos da Briosa, que tem como presidente o coronel Carlos Bezerra Cavalcanti. Na ocasião será homenageado o coronel PM Luis Aureliano de Barros Correia, que renunciou ao comando geral da PMPE por uma questão de dignidade. Coisa rara atualmente.

Flashes

Maria Tereza Paiva comemorou, quarta-feira,  o aniversário da sua filha Mariá no Bufê Surpresa, em Boa Viagem.

No dia 15 de junho, na Arte Maior Galeria vai ter o lançamento de 50 unidades de gravuras inéditas de Reynaldo Fonseca.

A presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Fátima Buarque,  promove uma ação contra o fumo hoje, no Imip, das 7h às 9h.

O consultor Jairo Martiniano, promove no dia 10 de junho, às 19h30, na Cultura, do RioMar, debate de motivação e relações de trabalho.

Flávia de Gusmão não caia na tentação dos incensos dessa gente que gosta de bajular. É no ocaso que precisamos de uma palavra amiga.