Fernando Machado

Blog

Março 2013

O Apostolo dos Mocambos

O mundo religioso e o mundo filantrópico devem ao Frei Casimiro uma gratidão muito grande. Este sacerdote alemão foi um exemplo dos que trabalharam pelos pobres de Santo Amaro e Campo Grande, bairros do Recife. Enfrentou o governador Carlos de Lima Cavalcanti e o arcebispo Dom Miguel de Lima Valverde, que não viam com bons olhos seu trabalho em prol das comunidades carentes. Como pessoa física, Hermano Brochtrup, nasceu na Alemanha em 10 de março de 1868 e faleceu no Recife dia 25 de maio de 1944.

b-frei-casimiro-brochtrup

Frei Casimiro Brochtrup (Foto: Cortesia)

Com 26 anos, Hermano Brochtrup, decidiu ingressar na Ordem Franciscana na Holanda, pois soube que a Província Santa Cruz da Saxônia havia aceitado atuar no Brasil. No dia 7 de janeiro de 1894, foi admitido com o nome de Frei Casimiro e no dia 21 de junho de 1894, embarcou para o Brasil, ou melhor Salvador, com um grupo de 51 missionários, entre noviços, clérigos, irmãos leigos e sacerdotes.

b-frei-casimiro-pedra-

Frei Casimiro na benção da pedra fundamental da Igreja de São Sebastião (Foto: Cortesia)

Em 1896 por conta da epidemia da febre amarela foi destacado como enfermeiro, onde atuou com muita eficiência no Recife e depois em Salvador. Muitos frades morreram por conta da epidemia. No dia 19 de outubro de 1899, ordenou-se sacerdote em Salvador. Atuou também em Penedo (AL), RecifeSirinhaém (PE). Em 1909 foi confirmado Guardião do Convento de São Francisco no Recife.

b-igreja-escola-são-sebastião-velha

A igreja de São Sebastião ao lado da Escola São Sebastião antigamente (Foto: Cortesia)

Entre 1918 e 1926 Frei Casimiro se dedica inteiramente as Missões Populares cujo objetivo era os operários das comunidades carentes de Santo Amaro e Campo Grande. O vírus da piedade cristã começou a ssurgir nele ano Sitio da Macaxeira, em Santo Amaro. No dia 7 de setembro de 1929 inaugurou a Igreja de São Sebastião, localizada atualmente na Avenida Norte. A primeira missa, ainda numa palhoça, no Sítio Macaxeira, aconteceu no dia 15 de novembro de 1926.

b-frei-casimiro-missa

Ao fundo Frei Casimiro, entre freis Roberto Toelle e Matias Neves , e no primeiro plano Padre Balazeiro, em 1929

Frei Casimiro nunca esqueceu os que ajudaram a construção da Igreja e da Escola São Sebastião, quando destacaríamos as senhoras Maria d’Assunção Neves, Laura de Albuquerque, Joaquina Vitoria Simões Coutinho, Anunciada Botelho e Maria Clementina de Medeiros além do comerciante Francisco Turco Pontes e o engenheiro Jorge Martins que assinou a planta das obras.

b-igreja-são-sebastião-nova-escola

A igreja de São Sebastião depois da reforma (Foto: Cortesia)

Em 1927 inaugurou a Escola São Sebastião, numa palhoça, e na sequencia em julho de 1932 inaugurou como Grupo São Sebastião, já na Avenida Norte, colado a Igreja de São Sebastião. Depois de sua morte a escola foi batizada com seu nome. Uma homenagem muito justa. A Escola Frei Casimiro foi construída muito sacrifício e garra passou a ser administrada pelo Governo de Pernambuco. Em 2009, o então secretário Danilo Cabral, decidiu fechá-la. Acredito que o governador Eduardo Campos que assinou o ato sem tomar conhecimento da sua importancia. Uma pena.

b-escola-frei-casimiro-1958

Escola Frei Casimiro em 1958 (Foto: Cortesia)

A primeira dama de Pernambuco, Antonieta Magalhães doou as imagens de Santa Terezinha e Santo Antonio para a igreja e o seu marido, governador Agamenon Magalhães que deu muito suporte aos seus trabalhos assistenciais, inspirado no seu trabalho junto aos pobres criou o Serviço Social Contra Mocambo, que também já não existe mais. Grande parte desta reportagem foi pinçada do livro do Frei José Milton de Azevedo Coelho, Frei Casimiro, O Apostolo dos Mocambos da Memória à profecia.

Augusto Rodrigues & Pedro Andrade

Augusto Rodrigues é muito amigo do modelo e apresentador do Manhattan Connection, Pedro Andrade. Ele conheceu Pedro em Marrakesh, quando  incursionava no mundo da moda, fazendo reportagem para a revista masculina norte-americana GQ. Atualmente Pedro Andrade é famoso em Nova Iorque e continua como modelo da GQ e Vanity Fair, trabalha a NBC, além da TV Globo.

pedro-andrade2

O gatérrimo carioca Pedro Andrade (Foto: Revista GQ)

Apesar da fama nunca esquece Augusto Rodrigues, semanalmente, se falam pelo Facebook. Augusto a convite de dele estará seguindo até a Big Apple em abril a fim de participar da Festa da Vanity Fair e também do lançamento do livro Guia sobre Nova Iorque escrito por Pedro Andrade. Semana passada Pedro Andrade comandou a Festa Gala Brazil Foundation, em Miami.

Corpo Consular

O cônsul geral da Argentina, Alejandro Hurtado nos informa que o Wines of Argentina (WofA), vai acontecer no dia 17 de abril, Dia Mundial do Malbec. A data foi instituída como o dia para render homenagem ao Malbec Argentino. Informações no link http://vimeo.com/61269796, e também habilitou outro link, na página www.malbecworldday.com.

marina-padovan-aroe-gareth-moore-marcela-lima

Maria Padovan, Aroe e Gareth Moore no Centro de Artes da UFPE (Foto: Marcela Lima)

O Dia Nacional do Grafite, 27 de março, foi comemorado pelo Consulado Britânico, leia-se o cônsul Gareth Moore, em parceria com o Festival Nacional do Grafite, o Recifusion5, com a vinda ao Recife do artista plástico inglês Aroe (Paul Barlow). Aroe e o pernambucano Gust (Gustavo Rivas), pintaram um painel poético remetendo a frase Palavra é dínamo. Não dita, dinamite. A ação fez parte do UKBrasil Season.

Flashes

Mônica e José David Gil Rodrigues Filho depois de curtirem Nova Iorque estão agora em Miami, onde passam a páscoa.

Genilda Occenstein e sua irmã Gessia Dantas, que reside em Patos (PB), assistiram quinta-feira, o Drama da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

A gerente do Perini Cencosud, Zildimar Silva, passou a páscoa com a família em João Pessoa, na Paraiba.

Elenio Tolomei Junior comemorou seu aniversário jantando com os pais Elenio e Nelsa Tolomei. Depois foi brindar no Santo Bar com amigos.  

A ArquiMulti Arquitetura, leia-se Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão, merci pelo kit de páscoa.

Na revista Class Casa, leia-se Carla Guerra, temos uma matéria sobre a exposição de Burle Marx, no Centro Cultural Correios Recife.