Fernando Machado

Blog

Maio 2011

Casa de Retiros da Sagrada Família II

Estamos segundo dia do retiro. Era 5h e como o céu estava de brigadeiro os rouxinóis começaram seu concerto e despertei. Às 7h todos nós estávamos na Capela da Sagrada Familia, para a recitação do Terço de Nossa Senhora, além do português Padre Airton Freire incluiu orações em hebraico e latim. E Deus estava firme por lá via os bem-te-vis que além do seus bailados cantavam e nos deixavam em estado de graça.

re-casa-de-retiro-sergio-mota
A Casa de Retiros (Foto: Sérgio Mota Filho)

Depois seguimos para um café da manhã dos deuses. Na seqüência um momento de formação religiosa intercalado por músicas belíssimas, quando destaco a esse hino de fé chamado Nada é Impossível para Ti, “Porque tenho medo, se nada é impossível para ti? / Venceste a morte, e nada é impossível para ti / Estás entre nós, e nada é impossível para ti? / Porque ficar triste, se nada é impossível para ti? Porque duvidar, se nada é impossível para ti?” E depois disso quem terá receio do dia de amanhã?

re-padre-airton-memorial
Padre Airton Freire quando falava no Memorial (Foto: Fernando Machado)

Depois foi servido o almoço e às 15h o cortejo estava firme na Capela da Sagrada Família para a recitação do Terço da Misericórdia. E como bom pastor, Padre Airton Freire não abandonava o rebanho seguindo na frente até o Memorial e sobre a sombra de uma baraúna onde mais uma vez os sabiás, os galos de campina e azulões com seus cânticos eram testemunhas da nossa alegria.

re-procissao
A procissão de Nossa Senhora da Conceição (Foto: Fernando Machado)

Lembrou que o lugar há 60 milhões de ano era um oceano e agora surgia diante de nossos olhos o Vale do Catimbau. Aquele momento de meditação falada foi uma verdadeira aula de sapiência. Pegou a Biblia e leu Mateus (5, 1-12, 13-16), “Felizes os que têm espírito de pobre, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que choram porque serão consolados. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”.

re-andor
O andor diante da Igreja (Foto: Fernando Machado)

Depois que Padre Airton leu o Livro da Sabedoria citando Salomão (9, 1-6-10-11) o rebanho retornou para seus aposentos pois às 20h seguiriam para uma cidadezinha de Sertânia, chamada Umburanas, duas léguas da Casa de Retiro, para a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Primeiro aconteceu uma procissão, com crianças vestidas de anjos, foguetórios, ao som de um quarteto de pifanos. Muita gente lembrou-se do filme O Auto da Compadecida. E finalmente aconteceu a santa missa.

re-banda-depifanos
A banda de pífanos (Foto: Fernando Machado))

A homilia de Padre Airton Freire foi fantástica. O Vaqueiro da Esperança é realmente um iluminado. A comentarista foi de dona Dilu, a primeira leitura coube a Sergio Mota Filho, o salmo foi lido por Rosangela Gomes e a prece dos fiéis ficou com Alice Clark. O ministério musical foi com os violonistas Bruno Moraes e Fernando José da Silva com a cantora Lili Lins. Depois as ovelhas voltaram para a Casa de Retiro. E assim terminou o segundo dia retiro.

No mundo das artes

No dia 9 de junho, na Academia Brasileira de Letras, leia-se o presidente Marcos Vilaça, no Rio de Janeiro, vamos ter uma mesa redonda sob o olhar dos 100 anos do escritor Mauro Mota. Vão participar do encontro os acadêmicos pernambucanos Evanildo Bechara, Marcos Accioly e Geraldo Holanda Cavalcanti.

Até dezembro, o historiador Evaldo Cabral de Melo lança o livro O negócio do Brasil. A obra em grande formato, com 200 ilustrações de época, é para inaugurar uma nova coleção da editora Capivara e marcar o Ano da Holanda no Brasil.

Esquinas do Mundo

O lutador de MMA Gleison Tibau venceu sábado em Las Vegas, nos Estados Unidos, o também brasileiro Raffaelo Trator Oliveira pelo UFC 130. A luta que teve seu início com muito equilibrio, momento em que ambos os lutadores apresentavam condições de vitória, acabou tendo seu término no 2º round por conta de um golpe desferido pelo potiguar e conhecido como mata-leão (enforcamento).

O empresário Ricardo Mansur, que já foi proprietário da Mesbla e do Mappin foi condenado a 11 anos e meio de prisão por gestão fraudulenta no Mappin Previdência Privada e no Banco Crefisul. Porém o juiz Marcelo Costenaro Cavali concedeu ao réu o direito de apelar em liberdade. Coisas do Brasil.

Flashes

Luiz Gustavo Possebon Souza e Camila Ferreira de Lima se casaram semana passada na Capela Nossa Senhora de Candeias. A recepção foi no Restaurante Nikko.

luiz-gustavo-possebon-souzacamila-ferreira-de-lima
Luiz Gustavo e Camila em tempo de beijos (Foto: Gleyson Ramos)

Jailce e Antistenes Azevedo trocaram de CEP mas continuam, em Boa Viagem.

Michelle Borrione, Renata e Alexandre Colaferri também participaram do Retiro do Padre Airton.

Os jornalistas Cícero Belmar e Wanessa Campos prestigiaram o lançamento do livro de Titia Lola, na Academia Pernambucana de Letras.

Não surpresa para a coluna se o Bal Masqué do próximo ano seja em homenagem a Istambul.