Fernando Machado

Blog

Janeiro 2009

Ainda Dona Lindu

Recebo do senhor Júlio Ferreira, este email: “Ao discursar, quando da inauguração do polêmico Parque Dona Lindu, afirmando que os protesto contra o nome escolhido para o logradouro seriam frutos do preconceito das “elites” contra a homenagem prestada a sua “pobre mãezinha”, o presidente Lulla, entre outras tantas baboseiras, vociferou: “Se em vez de um busto de uma mulher retirante, tivessem feito um busto de um aristocrata, não teria preconceito”.

Na verdade, a exemplo de como repetidamente faz quando se sente acuado, Lulla investiu mais uma vez na estratégia de usar a cômoda “fantasia” de vítima. Seu Lulla, ninguém é contra dar o nome de sua mãe ao parque apenas porque ela foi mais uma das muitas retirantes nordestina que, premidas pelas dificuldades optaram por tomar o rumo do “sul maravilha”, em busca de melhores condições de vida.

Desce do palanque, presidente! Qualquer idiota sabe que em nenhum momento quem deu o nome de sua mãe ao Parque de Boa Viagem estava pensando em homenageá-la. Na verdade, e isso é público e notório, ao deixar-se enganar, fingindo não perceber que o nome de sua mãe está sendo usado como um sórdido instrumento de adulação, Lulla apenas confirma a pertinência do conceito emitido por La Rochefoucauld, pensador francês que viveu no século XVII: “A bajulação é a moeda falsa que só circula por causa da vaidade humana”.

Juliana e Carlos Augusto recebem

O casal Juliana e Carlos Augusto Costa reuniu, terça-feira, em seu belíssimo apartamento da Avenida Boa Viagem, um grupo de amigos para uma ceia de confraternização, très chic. Fazia parte o grupo do Movimento Cidade Cidadão, cuja coordenação é de Carlos Augusto. Pense num encontro de muito acolhimento, fé, esperança e caridade. Cada convidado, parte do BIP da educação do Recife, fazia sua apresentação. Dava para sentir que eram amigos de horas boas e difíceis. Tai um encontro que estava faltando no nosso high.

j-juliana-carlos-augusto-costa
Os elegantes Carlos Augusto e Juliana Costa (Fotos: Fernando Machado)

O prato de resistência foi o restauro da Basílica da Penha, mas o abandono do Recife foi outro prato muito degustado pelo grupo. O bufê era caseiro, ponto para este elegante casal, com direito a salmão ao molho de frutas, camarão ao molho de queijo, filé de carne ao molho Taré e para sobremesas torta e limão e Bolo de Rolo.

j-juliana-carlos-augusto-costa-turma2
Juliana e Carlos Augusto com os seus convidados numa foto oficial

Participaram do encontro Terezinha Cysneiros e Waldecy Magalhães, Zezé Dourado e Cláudio Montenegro, Anne e Armando Vasconcelos, Guilhermina e Leonardo Arcoverde, Jô Mazzarolo, Tatiana Marques, Telma Liege, Norma Lousada, Ladjane Melo e José Pereira de Souza.

Pelos réveillons da cidade

O réveillon da Praia de Boa Viagem, com menos pessoas que nos anos anteriores, foi bastante animado. No point da Prefeitura do Recife, passaram a entrada do novo ano, o prefeito João Paulo e a primeira-dama Luiza Jeanne (sempre uma figura humana sensacional), o prefeito eleito João da Costa e sua Marilia, o secretário Samuel Oliveira, etc.

rev-joao-da-costa-marilia-fs
João da Costa e sua Marilía em Boa Viagem (Foto: Fernando Silva)

Karla e Marcos Arraes reuniram parte do clã Arraes para jantar de final de ano, no seu apartamento do Espinheiro. Entre eles a matriarca Madalena Arraes.

rev-samira-pavesi-samueloliveira-ruthvieira-fs
Samira Pavesi, Samuel Oliveira e Ruth Vieira (Foto: Fernando Silva)

Kalina e Fábio Rufino reuniram a família para o réveillon no seu apartamento de Boa Viagem. Entre outros anotamos seus pais o deputado Sebastião Rufino e Fátima.

tereza-albergaria-ricardo-castro-coelho-mirella-albergaria
Ricardo de Castro Coelho entre as amigas Tereza e Mirella Albergaria (Foto: Jesus )

Está no Recife Ana Luiza Pessoa de Queiroz que é casada com o Conde Jean-Yves. Com ela, a filha modista Gabriella.

O Réveillon na Praça de Casa Forte, apesar de menor em número de pessoas, foi grande animação. A jornalista Marilene Mendes curtiu a entrada do novo ano, ao lado do marido Jesus e dos amigos Ricardo de Castro Coelho (que agradeceu a Deus e ao médico Marcelo Padilha, sua excelente recuperação), Tereza e Mirella Albergaria.

Anotações do Cotidiano

Estão no Recife os hoteleiros Sérgio Alves (SP) e Genésio Torres Filho (PE), que são donos do hotel Sublime Alleur, de Marrocos e do Lisboa Tejo e estão para inaugurar o Astória, também na capital portuguesa. Eles reuniram amigos para jantar na última noite do ano, entre eles o artista plástico Demazinho Gomes, para curtir o novo ano, no belíssimo apartamento da Avenida Boa Viagem.

O brigadeiro Gilberto Antônio Saboya Burnier e senhora passaram os festejos de final de ano no Recife. Ele foi comandante do II Comar e agora atua como Secretário de Política Estratégica para Assuntos Internacionais no Ministério da Defesa.

Muita gente feliz da vida, porque este foi o último ano para agüentar João Paulo com aqueles banhos de mar em Boa Viagem. E esta coluna completa, graças a Deus a imprensa não vai ficar naquela frescura de perguntar qual será a fantasia que João Paulo iria no Baile Municipal. O recifense não merecia isso.

  • 1 2 4