Fernando Machado

Blog

Categoria Paraíba

Notícias da Paraíba

O VII Encontro Internacional de Tradutores, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba e pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução, terá como tema Onde o Sol Nasce Primeiro: a Tradução em Contextos Emergentes. O encontro, que termina amanhã, conta com a presença do professor francês Michael Oustinoff, especialista em tradutologia na Universidade de Nice Sophia Antipolis.

A III Escola de RFID, Sensoriamento e Recuperação de Energia acontecerá entre os dias 14 e 18 de outubro de na Universidade Federal de Campina Grande. Esse evento internacional congrega pesquisadores com o propósito de promover uma formação de alto nível sobre identificação por radiofrequência, em especial abrangendo os aspectos de sensoriamento e recuperação de energia do ambiente. Dois pesquisadores franceses ministrarão um curso: Smail Tedjini e Mohamed Latrach.

Notícias da Paraíba

Depois de emocionar o público no Theatro Municipal de São Paulo, onde se apresentaram no domingo a convite do maestro João Carlos Martins, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, os 42 alunos do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa fazem concerto amanhã, às 19h, no Tribunal de Contas da Paraíba. No programa peças de Ramin Djawadi, de Alain Silvestri, de Clóvis Pereira, de Capiba e Luiz Gonzaga. A regência é dos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi.

Os maestros João Carlos Martins, Samuel Espinosa e Hector Rossi diante da Orquestra em São Paulo (Foto: Divulgação)

Grupo Pelmex, um dos maiores fabricantes de colchões no Brasil, detentor das licenças das marcas Probel, Pelmex e Prodormir, anuncia a aquisição de uma fábrica da Americanflex em Campina Grande. O negócio – fechado por meio de uma cisão – expande a capacidade de produção do grupo e amplia seu potencial de venda para todo o Nordeste, uma das regiões-foco da companhia atualmente. O diretor da nova unidade é Rômulo Hauley Costa Tiburtino.

Notícias da Paraíba

A apresentadora Bruna Borges que está substituindo, desde o dia 8 de agosto, Fernanda Albuquerque, que está de férias, do Programa Mulher Demais, e está fazendo sucesso nas redes sociais. Bruna Borges deve ficar até a primeira semana de setembro no comando do programa, que é exibido de segunda à sexta-feira, das 7h45 às 8h55h, na TV Correio/Record.

A apresentadora Bruna Borges (Foto: TV Correio)

Os alunos da Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho, estão engajados em estudar a vida e obra do artista paraibano Jackson do Pandeiro. Durante esse mês de agosto, eles montaram uma exposição, inclusive com uma réplica da casa de taipa onde o cantor viveu. O nome do projeto é Jackson do Pandeiro – ritmando o Brasil.

Notícias da Paraíba

A apresentadora Bruna Borges tem chamado atenção na apresentação do São João de Campina Grande, intitulado o Maior do Mundo. Pelo sexto ano consecutivo estar à frente da transmissão do evento. Os principais shows realizados no Parque do Povo, na Rainha da Borborema, têm sido transmitidos pela TV Maior Canal 11 , Portal Correio e Facebook. Este ano ela divide, mais uma vez, a apresentação com o colunista e apresentador Celino Neto.

A pernambucana radicada na Paraíba, Bruna Borges (Foto: Divulgação)

“Bate o pandeiro, quem tem sangue matuteiro não consegue disfarçar” é o que diz a canção em uma das maiores homenagens aos 100 anos de Jackson do Pandeiro, realizada pela Cachaça Matuta, em reverência ao Rei do Ritmo. Este ano, os forrozeiros podem levar para casa um pequeno Jackson em forma de uma latinha de cachaça. Mantendo a tradição, desde 2017, a Matuta lança latinhas temáticas na época do São João. Este ano é a vez da Matuta celebrar o centenário de Jackson no seu rótulo da Matutinha 270 ml. Informa o diretor Breno Leal.