Fernando Machado

Blog

Categoria Paraíba

Notícias da Paraíba

A cultura popular nordestina tem encontro marcado na próxima quarta-feira na edição de maio do projeto De Repente no Espaço. Os convidados do mês são Luciano Leonel (PE) e Gilmar de Oliveira (PB), que prometem uma noite de improvisos e violadas. O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 19h e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Na América Latina, a cada hora, 228 crianças são exploradas. De acordo com a ONU, o Brasil está no topo dessa lista. Em 2016, o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), recebeu 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Para coibir a prática na Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, promove a fiscalização preventiva e educativa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direito da Criança e Adolescente e o Ministério Público do Trabalho.

Noticias da Paraíba

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes abre seus portões amanhã, feriado de Tiradentes. Vamos ter uma visita ao Caminho do Conhecimento às 16h. Já o planetário, neste dia, estará em manutenção. No primeiro pavimento da Torre Mirante, o público poderá conferir sete exposições. No prédio ao lado, a Estação das Artes, funciona com o projeto Troca de Livros e Conhecimento com troca de livros literários.

Termina hoje, o I Congresso Paraibano de Esporte de Alto Rendimento e da VI Clinica do Esporte, na Faculdade Maurício de Nassau, unidade Campina Grande. Discutem a questão De que forma a atividade física impulsiona a qualidade de vida?, entre outras particularidades desse campo de atuação que cresce a cada ano. Os organizadores são os professores Rui Araújo Junior, Tatiane Lima e Ana Maria Cartaxo.

Notícias da Paraíba

Segunda-feira parte da sociedade de João Pessoa esteve no Pink Elephant, para um almoço beneficente em comemoração ao aniversário da senhora Maria Lúcia Jurema, esposa do colunista social Abelardo Jurema. O encontro foi promovido para Sociedade de Combate ao Câncer, cuja presidente é a senhora Márcia de Vasconcelos Serpa. Tivemos um show com o cantor e violonista Alex Cohen, mas Abelardo deu uma canja e também cantou. O cardápio foi grifado pela Blu’Nelle, leia-se Diana e Abelardo Coutinho. Do Recife foi prestigiar o encontro a advogada Eliane Neves Baptista.

Maria Lucia Jurema e Eliane Neves Baptista by Agilitá (Foto: Divulgação)

Dois projetos desenvolvidos pelo Governo da Paraíba – Rede de Cardiologia Pediátrica e Paraíba Unida pela Paz – foram selecionados para concorrer ao Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas 2017, considerado o maior reconhecimento internacional para excelência na área do serviço público. Com ele, a ONU premia as realizações criativas e contribuições de instituições de serviço público que levam a uma administração pública mais eficiente, inovadora e sensível em países em todo o mundo. Os vencedores serão conhecidos durante o Fórum do Serviço Público da ONU, que será realizado de 22 a 23 de junho, em Haia, na Holanda.

Noticias da Paraíba

Com um repertório que inclui músicas eruditas e populares, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba inicia a programação de concerto deste ano hoje, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O I Concerto Oficial da Temporada 2017 terá regência do maestro amazonense Geraldo Dias da Rocha, coordenador do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba, e que também tem vasta experiência como regente na área coral. A entrada é gratuita.

Os jovens da orquestra fazem muito sucesso quando se apresentam (Fotos: Thercles Silva)

Amando o próximo no trânsito. É com este tema que a Superintendência de Mobilidade Urbana vem promovendo, junto às igrejas de João Pessoa, um projeto que tem como objetivo conscientizar a todos por um trânsito mais seguro e humanizado. Terça-feira, à noite, os fiéis que participavam da missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Miramar, foram abordados pelos educadores de trânsito, receberam panfletos e orientações sobre como manter um comportamento apropriado no tráfego.