Fernando Machado

Blog

Categoria Paraíba

Noticias da Paraíba

Por iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas, da UFPB, foi realizada no dia 9 de junho, no auditório da antiga Faculdade de Direito, em João Pessoa, a palestra da professora francesa Dominique Meynard, da Universidade de Strasbourg na França. Ela falou sobre a discriminação das minorias na Europa, destacadamente a comunidade cigana. Dominique também visitou o Memorial Agassiz Almeida.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza de hoje até sábado, o II Festival do Milho na Central de Comercialização da Agricultura Familiar. O Festival vai reunir muita música, artesanato, comidas típicas e apresentações culturais. O objetivo do evento é ampliar a comercialização da Agricultura Familiar e movimentar o espaço onde semanalmente os produtores familiares comercializam os seus produtos.

Noticias da Paraíba

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba promove, no dia 9 de julho, uma homenagem ao cantor e compositor cearense Belchior, em João Pessoa. Será um concerto-tributo com participações de diversos artistas paraibanos sob comando do Quinteto de Cordas Uirapuru mais quatro músicos base e dez intérpretes convidados, além de performance e declamação por Suzy Lopes. O evento será realizado no palco da Praça do Povo, às 17h. A entrada é gratuita.

O Quinteto de Cordas Uirapuru (Foto: Divulgação)

Luiz Carlos Durier regendo a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (Foto: Therclkes Silva)

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai encerrar a programação do primeiro semestre com dois concertos. Ontem ela apresentou o III Concerto Oficial da Temporada 2017 no Espaço Cultural, e amanhã fará a primeira participação deste ano no Projeto OSPB nos Bairros, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, bairro de Mangabeira. A regência dos dois concertos, que terão entrada gratuita, é do maestro Luiz Carlos Durier.

Notícias da Paraíba

O primeiro voo internacional regular que começa a ser operado no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, no 1º de julho, entre João Pessoa e Buenos Aires, já tem, aproximadamente, mil bilhetes comprados por turistas que virão da capital argentina. Os dados foram divulgados pela Infraero terça-feira e repassados pela Gol, referentes a 1º de julho e 20 de agosto. O volume de vendas de bilhetes de João Pessoa para Buenos Aires, segundo a Infraero, era de 602 paraibanos que irão para a Argentina.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa promove o V Chá Solidário, cuja realização é da primeira-dama, Maísa Cartaxo. O evento acontece excepcionalmente na Estação das Artes, no Altiplano, no próximo dia 14, às 17h. A instituição beneficiada será a Comunidade Filhos da Misericórdia, localizada em Ipês. Para contribuir com a ação, cada convidado deverá levar para o chá toalhas na cor branca e fraldas geriátricas. A instituição é uma associação privada, de direito diocesano, que congrega fiéis leigos, clérigos e consagrados da Igreja Católica.

Noticias da Paraíba

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, neste sábado, mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, em João Pessoa. A atividade do mês vem com o tema Choque Térmico e Arte Final. O encontro acontece na Gibiteca Henfil no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir do encontro realizado em novembro, quando quadrinistas se reuniram com o intuito de produzir um quadrinho autoral. A partir daí começaram a discutir sobre técnicas digitais na hora de produzir quadrinhos, além de materiais e técnicas utilizados no desenho à mão livre. A entrada é gratuita.

Com a chegada do mês de junho, todos os caminhos trazem ao Nordeste. E a Prefeitura Municipal de João Pessoa, via Fundação Cultural, se prepara para os festejos juninos e anuncia as novidades para o São João 2017. O evento será realizado no Largo da Gameleira, em Tambaú e no Centro, com atividades no Parque da Lagoa, Ponto Cem Réis e na Praça Rio Branco. A festa, que começa neste sábado, às 12h30, com o Sabadinho Junino, tendo como atrações Tony Dumond e Os 3 do Norte, na Praça Rio Branco, no Centro da Capital e se segue até o último domingo do mês.