Fernando Machado

Blog

Categoria Gastronomia

Parabéns, Misa Lilioso!

Padre Paulo Sérgio Vieira Leite,  Misa e Dom Bruno Lira (Foto: Fernando Machado)

Antônio e Hannelore Ribeiro (Foto: Fernando Machado)

A residência da executiva Misa Lilioso, na Encruzilhada, terça-feira, foi invadida pelos amigos que foram cumprimentá-la pelo aniversário. Misa recebia os convidados ao lado da irmã, a médica Valdecira Lucena. O bate-papo aconteceu nos jardins, entre avencas, dedo de Deus, laranjeiras, paqueviras e orquídeas, com as mesas decoradas com rosas e lírios. Antes de ser servir o jantar, como reza a tradição, Dom Bruno Lira deu uma benção e depois um coral de 30 vozes cantou Os Cristãos tinham tudo em comum e dividiam seus bens com alegria.

Arthur Barza, Padre Paulo Sérgio, Misa e Davi Melo (Foto: Fernando Machado)

Clarissa Rafel e Valdecira Lucena (Foto: Fernando Machado)

Após a degustação tivemos os tradicionais parabéns para você para Misa, Hannelore Partelli Ribeiro, Carmen Farias, Ligia Lapa, Tarcisio Silva e Mirelly Brandão os aniversariantes de janeiro, e na seqüência eles cortaram o bolo de chocolate crocante. Uma alegria reencontrar Davi Melo, Murillo Telles, Hanelore e Antonio Pereira (moram na Itália, mas estão em férias em Areia, na Paraíba). Senti falta do seminarista Renan Mauricio.

Ligia, Mirelly, Tarciso, Misa, Hannelore e Carmen (Foto: Fernando Machado)

Misa, Fábio Leonardo de Lima e Rachel Suassuna (Foto: Fernando Machado)

O bufê, preparado por Misa e Valdecira, foi de se comer ajoelhado para São Gregório. No cardápio destacamos bacalhau ao molho de aspargo, lombo ao molho ferrugem, saladas (frango defumado, molho de ervas finas e folhas nobres). E para sobremesas torta de chocolate crocante, mouse de chocolate, passa de caju, e bricelettes das monjas beneditinas. As festas de Misa Lilioso são maravilhosas.

Rachel, Célia Campos, Fátima Souza e Socorro Pinto (Foto: Fernando Machado)

Walmira Carvalho e Rachel Suassuna (Foto: Fernando Machado)

Fernanda Dias: A chef da Marca

Fernanda Dias entre os filhos Jacinto, Licinio, adriana, Christiana e Isabel (Foto: Fernando Machado)

Fernanda Dias e Flávia de Gusmão (Foto: Fernando Machado)

Fernanda Maria Monteiro nasceu em Pernambuco, no dia 4 de setembro de 1934 é Lundgren pela parte da mãe e acrescentou o sobrenome Dias, no dia 10 de setembro de 1955, ao casar com o jovem português Licínio Dias Ferreira. A partir daí virou apenas Fernanda Dias. A Casa dos Frios pertencia ao alemão Hans Hirschfeld, era fixada na Rua da Palma, desde 1949. Em 1957, foi adquirida por Licinio e o irmão Armênio. Em 20 de dezembro de 1969, Licinio adquiriu a Casa dos Frios de Armênio Dias e passou ser conduzida por Fernanda e Licinio.

A primeira dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara (Foto: Fernando Machado)

Alexandre Perez e o filho Pedro (Foto: Fernando Machado)

Saíram da Rua da Palma e foram para Avenida Rui Barbosa, na Graças, onde repousa até os dias atuais. Das encomendas de empadas a Casa dos Frios promove o Bolo de Rolo e a ousadia de Fernanda não teve limites. Licinio Dias Ferreira faleceu, em Portugal, em 1995. A Casa dos Frios passou a ser capitaneada pela locomotiva Fernanda e agora é um supermercado de doces e bebidas, com filial em Boa Viagem. Pois foi neste recanto luso-brasileiro que Fernanda Dias lançou a sua biografia, escrita pela pitonisa da gastronomia pernambucana, a jornalista Flávia de Gusmão.

Ana Maria Tavares, Ricardo Batista e Ana Lucia Belo (Foto: Fernando Machado)

Bruno Albertim e o artista plastico Tonfil (Foto: Fernando Machado)

A união de duas notáveis resultou numa maravilha editorial. Tudo aconteceu no primeiro andar da Casa dos Frios. Fernanda que estava em grande noite num modelo de tecido francês adquirido em Lisboa, começou autografar o Fernanda Dias: Uma Vida para construir uma marca, editada pela CEPE, pelo projeto Memórias, antes da hora do Angelus. E a fila era grande. Depois interrompeu a missão para uma breve cerimônia tendo frente o cerimonialista Kiryl Muniz.

Cesar Santos, Fabianna Pepeu, Luciano Roberto e Lou Melo (Foto: Fernando Machado)

Isis Santini e Carlos Lundgren (Foto: Fernando Machado)

Tivemos apenas três falas. A primeira foi de Flávia que estava irrepreensível num modelo preto bordado da grife Notting Hill, from London; a segunda coube a biografada e a terceira ao presidente da CEPE Ricardo Leitão, que se retirou da festa minutos depois. Não pude nem fotografá-lo. Sua agenda deveria está lotada de compromissos. Depois Fernanda voltou a sentar à mesa continuar a autografar a obra.

Maria das Graças Monteiro e o filho Pedro Henrique Leitão (Foto: Fernando Machado)

Mariza Pontes e Wellington de Melo (Foto: Fernando Machado)

O coquetel foi bem tradicional e de deixar Apicius morrendo de inveja, com bolo de rolo, pastéis de festas, mini quiches, coxinhas de galinha e queijos de várias qualidades. Fernanda estava acompanhada dos filhos Jacinto, Licinio, Adriana, Christiana e Isabel e dos netos. Carol, única filha ausente, reside em Portugal, mas acompanhou parte do sucesso do evento graças ao Instagram. A modernidade é uma coisa muito boa.

Sophia Lins (Foto: Fernando Machado)

Ricardo Melo, Kiryl Muniz e Gilson Oliveira (Foto: Fernando Machado)

A ceia natalina de Rosa Mineiro Dias

As irmãs Tereza Sampaio e Rosa Mineiro Dias (Foto: Fernando Machado)

Leonardo Sampaio e Nicole Perez (Foto: Fernando Machado)

A elegante advogada Rosa Mineiro Dias, em grande noite num modelo azul de Paulo Carvalho, abriu as portas de sua residência na Encruzilhada, para uma Ceia de Natal irrepreensível. Pense numa festa de a gente não querer sair mais. A casa estava decorada com m motivos natalinos. Tinha Papai Noel, Árvore de Natal, e muitas luzes dando um toque todo especial ao ambiente.

João Luiz Perez e Ana Claudia (Foto: Fernando Machado)

Paulo Marcelo Perez e Tassia (Foto: Fernando Machado)

Rosa contratou uma banda, formada por vizinhos, que botou muita gente para cantar também. Tudo isso aconteceu nos jardins. O karaokê estava muito animado e ninguém queria deixar o microfone, mas quando a anfitriã convidou para a ceia os cantores do efêmero não vacilaram, foram todos para a sala de jantar.

Juliana e Mônica Sampaio, Angélica e Giovana Gusmão (Foto: Fernando Machado)

Getúlio Andrade e Fátima Wanderley com a filha Marília (Foto: Fernando Machado)

A mesa estava linda e o cardápio caseiro, que é chique demais, era de se comer rezando para Nossa Senhora Mãe de Deus. Os convidados não sabiam por onde começar, outros não perderam tempo provaram todos os itens. Tínhamos salpicão, filé ao molho de madeira e vinho do Porto, bobô de camarão, peru à California, Tender ao estilo pernambucano, bacalhau ao forno, farofa de peru e salada Paula.

Paulo Carvalho e Rosa Mineiro Dias (Foto: Fernando Machado)

Paulo Wanderley de Andrade e Gabriella (Foto: Fernando Machado)

Para sobremesa degustamos pastel de festa, cestinha de nozes, flor de damasco, Romeu e Julieta, brigadeiro, bolo de frutas e de chocolate, rabanada e surpresa de uva. A maioria dos doces foi grifado por Fátima Wanderley. Todo mundo saiu com um presente e o melhor, ninguém queria sair por conta do festival gastronômico e do bom papo. Rosa, querida, já estou me convidando para a ceia do próximo ano, se Deus quiser. E claro que Ele vai querer.

Pedro Perez e Maria Franca (Foto: Fernando Machado)

Waleska Mendes e André Sampaio (Foto: Fernando Machado)

A confraternização Nadja e Zé Santeiro  

Zé Santeiro e Nadja dos Santos (Foto: Fernando Machado)

Fábio Benevides, Lou Melo, Claudio Campello e Joâo Medeiros (Foto: Fernando Machado)

Ontem, Nadja e José dos Santos (famoso como Zé Santeiro) movimentaram um almoço de se comer rezando para festejar o nascimento de Jesus Cristo, na sua residência das Graças, que é um verdadeiro santuário verde. O cheiro dos jasmins e da canela servia de tempero para nosso olfato. Como o quintal da casa é um verdadeiro pomar de vez enquanto ouvia-se o barulho das mangas caiando das mangueiras. Enquanto os convidados conversavam eram servidos sururu, camarão ao alho e óleo e filé de agulha frita.

Beth Itamar, Natália Ribeiro, Ana Helena Passos e Mané Tatu (Foto: Fernando Machado)

Carol Loyo e Nadja dos Santos (Foto: Fernando Machado)

Hilton e Ana Lucia Chaves (foto: Fernando Machado)

Existe coisa mais chique do que comida caseira? Pois foi a própria anfitriã, Nadja dos Santos, quem preparou o cardápio. E todos os convidados fizeram questão de esquecerem as recomendações médicas, que dieta é muito importante. Somente para dar água na boca citaríamos que degustamos saladas (de frutas e legumes e folha nobres), peixe serigado ao forno, peru à Califórnia, cabrito guisado à Vânia com farofa de jerimum, e arroz.

Betânia Gomes e Hercílio dos Santos (Foto: Fernando Machado)

Fernanda Maria ao lado dos pais Fernando e Tânia Campello (Foto: Fernando Machado)

Os colecionadores Zé Santeiro e João Fogliano (foto: Fernando Machado)

Para sobremesa bolos de fruta, de chocolate e de mandioca, pasteis de festa by Beth Ithamar e pudim. Este festival gastronômico era de fazer inveja ao deus da gastronomia, Marcus Gavius Apicius (25 a.C./37 d.C.). Tudo isso regado a vinho chileno e italiano e a uísque escocês. O encontro ficou com aquele gosto de quero mais. Os almoços do clã Santos para os amigos são maravilhosos, pois o tempo passa com os olhos se enchendo de bom gosto e a boca se fartando de gosto bom.

Luiz Felipe Moura, e os irmãos Fernanda e Carlos Eduardo Cunha Barreto (Foto: Fernando Machado)

Roberto Nóbrega e o filho Oscar (foto: Fernando Machado)