Fernando Machado

Blog

Categoria Gastronomia

Parabéns, Nadja Pena dos Santos!

Frei Tito Medeiros e Nadja Pena dos Santos (Foto: Fernando Machado)

José dos Santos, Luiz Felipe Moura e Tânia Campello (Foto: Fernando Machado)

Sábado, Nadja e José dos Santos, abriram o santuário de antiguidades, nas Graças, cercado fruteiras e flores, para um grupo de amigos para almoço. É que a dona da casa estava completando 75 anos. E pela primeira vez ela não pilotou o cardápio, exigência do marido, e então foi grifado pelo Bistrot La Comedie, do chef Claudio Manoel. O festejo teve gosto especial porque o filho Sérgio e a nora Amber que moram no Canadá, vieram para a comemoração.

Carol Loyo e Carlos Augusto Lira (Foto: Fernando Machado)

Fernando Alves, Fernando Campello e Marcos Silveira (Foto: Fernando Machado)

O cardápio era de se comer rezando para Santo Antonio, São João e São Pedro. Na entrada foram servidos bolinho de tapioca com queijo e gergelim, bolinho de macaxeira com charque, camarão empanado no ponko servido com molho de Teriak, mini-bruschetta de queijo de cabra, medalhões de lagosta na manteiga com alcaparra, além de caldinhos de feijão e camarão.

Nadja entre Hilton Loureiro, Leo Salazar, Hersilio e Sergio dos Santos, Henrique Koblitz, Cristiano Rocha de Almeida, Rodrigo Costa e Marcelo Salazar (Foto: Fernando Machado)

Robson Chagas e Claudio Manoel (Foto: Fernando Machado)

Para o almoço tivemos legumes grelhados, filé de carne de sol, na manteiga de garrafa com farofa de jerimum e de macaxeira, arroz de pato, massa penne com molho Pomodoro e manjericão, ao molho de queijos parmesão ralado. Para sobremesa bolo de nozes e pudim de leite. Já passava das 18h, quando um coral de 60 vozes cantou os tradicionais parabéns para você. Depois Nadja cortou o bolo de dois andares by Magali Montenegro. Sem dúvida, uma festa inesquecível.

Sheila Nass, Nadja Pena dos Santos e Amber Liane Pena dos Santos (Foto: Fernando Machado)

Nadja entre os netos Diogo e Pedro Henrique (Foto: Fernando Machado)

Agora é tempo de lá Em Cima

Nicola Sultanum e Emerson Pires (Foto: Fernando Machado)

João Morandi e Carlos Malheiros (Foto: Fernando Machado)

Emerson Pires e Nicola Sultanum inauguram quarta-feira, o primeiro Gin Bar do Recife, o Em Cima, que fica na Rua Atlântico, em Boa Viagem, ou melhor, em cima do Restaurante Mingus. O projeto foi assinado pelos arquitetos João Vasconcelos e Luiz Dubeux. O local está muito bonito.

Hugo Prouvot e Ivonete Albuquerque (Foto: Fernando Machado)

O fundo musical da noite foi com a cantora Leticia Bastos, que tem uma voz maravilhosa. O Em Cima deverá ser o novo point da sociedade pernambucana. Durante o coquetel de abertura o chef Hugo Prouvot preparou um menu especial.

Cleferson Monteiro e Vicente Ferrer (Foto: Fernando Machado)

No cardápio trufa picante de atum com molho de limão siciliano, queijo brie empanado com mul trufado, hamburger do reino, cozinha rainha com trio de molhos especais e salada de salão. Tudo maravilhoso.

Daliana Martins e Eduardo Sena (Foto: Fernando Machado)

O mixologista João Morandi criou cinco drinques de Gin (gijiberry com pepino, hibisco com pimenta da Jamaica, canela e maçã verde,  bramble de limão e licor de amora e negrone com campari e vermouth italiano).

Giovani Oliveira e Gustavo Belarmino (Foto: Fernando Machado)

Leticia Bastos e sua mãe Ana Lucia Caribé (Foto: Fernando Machado)

Parabéns, Martha Vasconcellos!

Martha Vasconcellos comemorou seu aniversário quarta-feira, no Planet Festa, em Salvador, iniciado no ano passado: uma festa para crianças, atendendo a pedido dos netos Guilherme, Felipe e Beatriz. A nossa última Miss Universo nasceu a 18 de junho. Cada convidado levou um brinquedo, que será doado pelos netos para as crianças do Hospital Martagão Gesteira, especializado em tratamento de câncer infantil.

Iga Bastianelli, Martha Vasconcellos e Roberto Macedo (Foto: Divulgação)

Dezenas de coleguinhas dos baixinhos fizeram a alegria do local e Martha, recebia os convidados ao lado dos filhos Leilane e Leonardo. Entre eles, destacamos Patricia Godoi (Miss Brasil 1991), os jornalistas Roberto Macedo e Iga Bastianelli, que publicou sábado uma excelente entrevista com Martha, já antecipando a comemoração dos 50 anos de Miss Universo, que acontecerá no próximo ano.

Quem foi para a Arcádia gostou do forró de lá

Sexta-feira, tivemos na Arcádia do Paço Alfândega, o XIX Baile dos Namorados, que tem a coordenação da diva e primeira dama do Recife, Cristina Quirino de Mello. Foi uma noitada maravilhosa e muito concorrida. Mais de duas mil pessoas foram embaladas com muito forró. Cristina em grande noite à cote o prefeito Geraldo Júlio de Mello Filho, fez questão de cumprimentar, de mesa em mesa, os que foram prestigiar a noite beneficente.

Geraldo Julio e Cristina (Foto: Fernando Machado)

Sheila Wanderley e João Alberto (Foto: Fernando Machado)

Ao entrar tomei um susto, pois pensava que a decoração remeteria aos folguedos juninos. O decorador de Limoeiro Carlos Cavalcanti, como Mercês Santiago ano passado, ele preferiu criar um ambiente romântico. Achei lindo o foyer, onde repousava uma mesa enorme com vasos de cerâmica com flores e tubos de vidros. No salão superior caiam do teto oito lustres de cristais, 20 bolas espelhadas e mais 20 abajures brancos.

Stenio Neiva Coelho e Isabela (Foto: Fernando Machado)

Ivo e Patricia Gomes (Foto: Fernando Machado)

A animação ficou por conta do Trio Mala e Cuia, os cantores Santanna, Elba Ramalho e Eliane, a Rainha do Forró. O evento beneficente reverteu a renda de R$ 140 mil para duas instituições sem fins lucrativos do Recife: a Casa do Amor e a Novo Caminhar. Gostei muito do Mala e Cuia, gostei e como gostei pois cantou musicas das velhas festas juninas. Por exemplo, Jackson do Bandeiro foi revido pelas suas músicas maravilhosas.

Karla e Álvaro Dantas (Foto: Fernando Machado)

Eliane Tenório e Manoel Carneiro (Foto: Fernando Machado)

Quando citaria “Convidei a comadre Sebastiana / Pra dançar e xaxar na Paraíba / Ela veio com uma dança diferente / E pulava que só uma guariba / E gritava: A, E, I, O, U, Y / Já cansada no meio da brincadeira / E dançando fora do compasso / Segurei Sebastiana pelo braço / E gritei, não faça sujeira / O xaxado esquentou na gafieira / E Sebastiana não deu mais fracasso / E gritava: A, E, I, O, U, Y”.

Katia Peixoto e Eduardo Henrique Oliveira e Silva (Foto: Fernando Machado)

Fausto Campos e Amanda (Foto: Fernando Machado)

De Santanna adorei Ana Maria “Eu dei um beijo / Eu dei um beijo / Eu beijei Ana Maria / Por causa disso / Eu quase entrava numa fria / Ana Maria tinha dono e eu não sabia / Mas quem diria pra bem dizer / Foi sem querer, mas terminou em confusão / A solução foi confundir o coração / Daí então fiquei na vida de ilusão / Agora adeus, Ana Maria / Deus te guarde para o amor / No céu Santa Maria / Aqui na terra o seu amor / Ana Maria / Ai como eu queria dar outro beijo / Matar o meu desejo / Ai como eu queria , Ana Maria.”

Katia Betmann e Silvio Meira (Foto: Fernando Machado)

Maria Eduarda Campos e Tomaz Alencar (Foto: Fernando Machado)

No cardápio, nada de comida da época, mas era de se comer rezando para Santo Antônio. Tinha pãozinho delicia de queijo, pastel napolitano, coxinha de galinha ao molho rose, navete com recheio de carne e azeitona com mostarda, tartalete de camarão, pastel de festa pernambucano, pérola de queijo, banquete de palmito, espetinho de frango com molho tártaro, dadinho de tapioca com geléia de pimental, cubos de carne de sol com linguiça, mini esfirra de calabresa e queijo mini quiche de alho poró, trouxinha folhada de frango com gergelim.

Cristina Mello ladeada pelos pais José e Terezinha Quirino (Foto: Fernando Machado)

Rebeca Maciel e Carlos Eduardo Santos (Foto: Fernando Machado)

No bufê montado pode degustar salada italiana, laminas de lombo marinado ao azeite e ervas, pimentões coloridos, lombo suíno assado com purê de maçã e molho, batata noisettes, couve de Bruxelas e farofa rica, torta de frango, rocombole folhado de bacalhau ao molho com quatro queijos, quiche de queijo. Para jantar rotolone de queijo brie e creme cheese, molho aos quatro queijos e risoto de camarão. Para sobremesa: merengue de chocolate, bolo Souza Leão e Bolo de Rolo.