Fernando Machado

Blog

Categoria Gastronomia

Festival Gastronômico do Guia Michelin

Sábado e domingo, no Boulevard do Shopping JK Iguatemi, aconteceu o I Festival Gastronômico do Guia Michelin. O evento contou com a presença dos chefs de restaurantes selecionados na recém-lançada edição 2019 da renomada publicação gastronômica, que serviram receitas exclusivas em porções e pequenos pratos, a partir de R$ 25.

Alexandre Biancamano e Renata Monteiro de Barros no Festival do Michelin (Foto: Divulgação)

Entre os restaurantes, o estrelado Huto, eleito pelo Guia Michelin RJ&SP 2019, marcou presença no evento, além do Ecully e da cozinha brasileira de inspiração nordestina do restaurante Fitó. A categoria Prato Michelin do Guia foi representada pelos restaurantes Antonietta Cucina, Bistrô Charlô, Casa Santo Antônio, Dinho’s, Jamile, Mondo Gastronomia, Supra di Mauro Maia, Tartuferia Giapponese e Vista.

Comida & Tradição de Nininha Carneiro da Cunha

Fazia muito tempo que não lia um livro de gastronomia tão bom quanto esse Comida & Tradição – Receita de Família, escrito por Nininha Carneiro da Cunha (1923/1998).  A obra foi lançada pela TGI de Francisco Cunha e editada pela Cepe. O sociólogo Gilberto Freyre escreveu sobre o livro “Deu-me alegria, e muita, prefaciar o grupo de receitas da família selecionado, com sabedoria, da melhor, por uma Carneiro da Cunha da mais pura tradição”.

O chef Nininha Carneiro da Cunha (Foto: Reprodução do livro)

O livro está dividido em comidas das festas e do cotidiano (Natal, Carnaval, Semana Sana, Casamento, etc). Ensina fazer molhos, sopas, massas, rocamboles, pães, omeletes, bolos, suflês, e claro as sobremesas. O Comida & Tradição – Receitas de Familia não pode faltar numa biblioteca. Acho que os novos chefs devem adquiri-lo. Adorei este presente Francisco, pois é uma verdadeira bíblia da mesa pernambucana. De vez em quando postarei receitas de Nininha.

Um su: a ceia junina de Misa e Cira

Rachel Suassuna, Misa Lilioso e Célia Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Foi en petit comité a ceia de São João que Misa Lilioso ao lado da irmã, Waldecira Lucena, movimentou domingo, na sua casa da Encruzilhada. Não teve fogueira e nem musica, mas muita animação. Os jardins da casa estavam decorados com balões, bandeirolas, e sobre uma mesinha imagens de Santo Antônio, São JoãoSão PedroSão Pedro estava assim, como Misa, pois não choveu. Maria José Silva no final da noite presenteou os convidados com um kit em homenagem aos santos juninos. Adorei.

Socorro Pinto, Fátima Campos e Fátima Souza (Foto: Fernando Machado)

No bufê de comidas típicas da época, estava de se comer de joelhos para Santo Antonio, São João e São Pedro.  No cardápio bolo pé-de-moleque, pamonha, canjica, bolo de macaxeira, além de salsicha de frango e carneiro assados, tendo como acompanhamento uma farofa dos deuses. Tudo preparado pelas anfitriãs Misa e Cira. E assim se passou a noite, com os olhos se enchendo de bom gosto, os ouvidos atentos ao bom papo e a boca se fartando de gosto bom.

Fátima Campos, Misa Lilioso e Rachel Suassuna (Foto: Fernando Machado)

Almoço de Páscoa de Katia e Luciano

Ontem, Kátia McCarthy e Luciano Bemfica movimentaram almoço de Páscoa, petit comité, no seu apartamento da Avenida Boa Viagem. Sentaram à mesa Maiza Lessa Roriz de Goiás, Adelina Moura, Helen Carolino e a filha Andrea de Campina Grande. Antes de ser servido o almoço tivemos preces de agradecimentos. O bufê era de se comer rezando para Santo Anselmo.

Andrea e Helen Carolino, Adelina Moura, Katia McCarthy, Luciano Bemfica e Maiza Lessa Roriz (Foto: Fernando Machado)

No cardápio tínhamos frango ao molho de açafrão e musseline de milho verde by Maiza; arroz negro, carré ao molho de hortelã, salada de folhas finas, penaches de legumes ao molho pesto by Katia. Para sobremesas degustamos ciúmes, tiramisu, manjar, bolo de laranja e docinhos variados.