Fernando Machado

Blog

Categoria Gastronomia

A Confraternização arrasa quarteirão

A confraternização do empreendedor João Carlos Paes Mendonça para a imprensa não tem comparação para nenhuma outra. Tudo nela é perfeito, desde a decoração passando pelos sorteios de brindes até chegar ao bufê. É um encontro que anualmente reencontramos velhos companheiros do batente e conhecemos novos jornalistas. Claro que os novos jornalistas não se misturam com jornalistas mais velhos. É aquela história de que os Vips mais gostam é encontrar outros Vips. Realmente JCPM sabe receber como ninguém.

Sheila Wanderley, João Alberto, Jô Mazzarolo e João Carlos Paes Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Jaime Queiroz, Arthur Barros, Lúcia Pontes, Francisco Bacelar e Marcelo Tavares de Melo Filho (Foto: Fernando Machado)

Tudo aconteceu no JCPM Trader Center, no Pina. Nesta edição de número 47, o público foi bem maior do que as anteriores. A decoração de Eider Santos estava muito bonita, e remetia ao tema da noitada: Wine Bar. Às vezes lembrava uma adega, outras vezes uma videira, pois surgiam vários arranjos de uvas Autumn Royal. Pela primeira vez no foyer repousavam mesas e cadeiras.

Geralda Farias, Auxiliadora e Joseilde Paes Mendonça (Foto: Dayvison Nunes)

Inês Calado, Carmen Peixoto e Lúcia Pontes (Foto: Dayvison Nunes)

As hostesses Carmem Peixoto e Carla Seixas, subiram ao palco e convidaram João Carlos Paes Mendonça para sua tradicional saudação de final de ano. Na sequencia aconteceram os sorteios. O numero 13, me deu a sorte e quebrei um jejum ao ganhar uma garrafa de Vinho Maria Izabel. O DJ Magal, que excelente, grifou o fundo musical. O som e a iluminação foram entregues a outra figura competente Mano Oliveira.

Nádia e Laurindo Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Ana Paula Falcão, Deni Halinski e Katia Pessoa (Foto: Fernando Machado)

Depois começou a peregrinação ao bufê que estava de a gente comer rezando para Santo Antonio ou para Nossa Senhora Auxiliadora. O bufê do Solar do Douro, foi assinado pelo chef Francisco Rebêlo. No coquetel volante blinis com salmão marinado e sour cream, dadinho de tapioca com chutney de pimentões, folhado com Duxelle de cogumelos, bolinho de paella com coulis picante de pimentão vermelho, canapés de carpaccio, corqueta de mandioquinha com brie e mini quiche de queijo doreino.

Carla Seixas (Foto: Fernando Machado)

Geraldo Freire e Terezinha Nunes (Foto: Fernando Machado)

Na mesa de antepastos podia se degustar caponata, pães, foccacia, breadstick, vitelo tonatto, brie com favo de mel, salada de feijão branco com bacalhau, cebolas e pimentão confit, terrine de gorgonzola com confiture de pera aromatizado com laranja, pernil de porco marinado, assado em baixa temperatura, servido frutas glaçadas com parmesão em lascas com glazr de aceto balsâmico, presunto assado agridoce e na Ilha de ceviche (peixe branco com leite de tigre e salmão nikel).

Luciana Morosini, André Clemente, Rochelle Dantas, Cauê Diniz e Marisa Gibson (Foto: Fernando Machado)

Karla Almeida, Sabrina Rocha e Beatriz Castro (Foto: Fernando Machado)

Para jantar tinha mix de folhas verdes com molho cítrico, salada de penne com mussarela de búfula, tomatinho cereja e molho pesto de manjericão e parmesão, couscus marroquino com açafrão e frutas secas, filé mignon com molho de mostarda Dijon, pernil de cordeiro provençal, batatas Danphinoise, ravióli de blend de queijos com molho rústico de tomate, arroz de salsa com alho e filé de pescado com molho mediterrâneo (alcaparras, tomatinhos, cenouras, vagens, ervas. E como sobremesas mil folhas de doce de leite, toucinho do Céu, fudge brownie com coulis de frutas vermelhas, torta americana e carpaccio de frutas. Tudo isso regado aos vinhos Maria Izabel, sucos e refrigerantes.

Sarita recebe para jantar indiano 

A diva da dermatologia de Pernambuco Sarita Martins reuniu um grupo de amigas no seu apartamento de Piedade, para jantar sensorial. Tudo preparado por ela com os temperos que trouxe da Índia, onde esteve recentemente. As convidadas foram vestidas à indianas. A música, a decoração e o cheiro remetiam à Índia. Por lá estavam Aninha Trevas, Juliana Wallach, Sônia Saraiva, Renata Macedo, Lúcia Cordeiro, Geórgia Vasconcelos, Luciana Studart e Hilda Breckenfeld Veloso.

Sarita Martins e as amigas (Foto: Face)

O cardápio constou como entrada lassi de manga, sopa gelada de tomate, dois tipos de chutney (abacaxi e manga), grãos de bico (assados e picantes). Os pratos vegetarianos foram curry de cogumelos e batatinhas e pakora grão de bico e couve flor, e os não vegetarianos: roghan josh (cordeiro), chicken tikka marsala, acompanhado de arroz basmati, Naan (pão), sopa de lentilha. Encerrou com chai. As sobremesas não foram indianas porque não são gostosas, preferiu servir brigadeiro, uvinha, olho de sogra, bem casados, beijinhos. Regados a vinhos chilenos.

Parabéns, Edgar Homem!

O jornalista Edgard Homem comemorou seus 54 anos durante almoço no restaurante Tempero da Rosa, sábado passado. A chef Rosa Maria caprichou no bufê tipicamente pernambucano. Para ser mais preciso o encontro poderia ser chamado de I Festival Rosa de Gastronomia. O restaurante Tempero da Rosa funciona no térreo do tradicionalíssimo Hotel Central, na Avenida Manoel Borba.

Edgard Homen com os chefs Leandro Ricardo, William Freire e Rosa Maria (Foto: Ademar Filho)

Saciar foi o verbo de ordem. E todos saíram pra lá de satisfeitos. No cardápio, galinha matriz à cabidela com farofa de jerimum e feijão verde, chambaril com pirão e legumes, escondidinho de carne sol, entre outras iguarias. Sucesso absoluto foi o bolo de macaxeira ralada, servido quente e acompanhado de doce gelado de banana em rodelas. Todos queriam a receita.

Beth Ithamar, Flavia de Gusmão, Cleide e Dinaldo Costa (Foto: Ademar Filho)

“Início esse novo ciclo celebrando minhas raízes, as minhas amizades. Partir para o novo, só enraizado”, confessa Edgard Homem. Entre os convidados estavam jornalistas, empresários e muita gente que faz parte da gastronomia. No final da tarde o querido confrade ouviu os tradicionais parabéns pra você cantados por um coral de 15 vozes.

Um almoço para João Cândido  

Tânia e André Carneiro Leão movimentaram, almoço, segunda-feira, na seu casarão de Olinda, em torno João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari. Portinari era um grande amigo do tio de Tânia, Odorico Tavares, o maior colecionador de Portinaris do Brasil, 40 quadros, entre eles A Endomingada, O menino do Papagaio e A menina com Buquê de Flores. É bom lembrar que a casa onde morou Odorico, em Salvador, se chama Rua Candido Portinari.

Amélia, Raul, Giovana, Rodrigo, João Cândido, Tania, José Claudio e André (Foto: Instagram)

No cardápio constava de salada de bacalhau, galinha ao molho de curry e bife ao molho com filhoses de batatas. Participaram do encontro José Cláudio, Amélia e Raul Córdula, Giovana Pessoa e Sérgio Carneiro Leão. Cândido Portinari, presidente do Instituto Cândido Portinari, é muito amigo do filho de Tânia e André, Rodrigo Carneiro Leão.

Giovana Pessoa, João Cândido Portinari, Sérgio e Tânia Carneiro Leão (Foto: Instagram)

Giovana Pessoa, que trabalhou cinco anos na ONU, contou que não se cansava de ver, todos os dias, e sempre descobrindo uma coisa nova, no painel Guerra e Paz, de Portinari. By teh way: João Cândido disse que breve essa obra será mostrada no Nordeste. Então Tânia brincou tem que ser Pernambuco. “E nem ousem outra coisa”, concluiu.