Fernando Machado

Blog

Categoria Gastronomia

Feche os olhos e pense no Natal

A estrela da campanha de Natal da Burberry, Kristin Scott Thomas, organizou um jantar na biblioteca Lycée Henri IV, em Paris, para celebrar o início da temporada de festas. Na chegada, os 50 convidados encontraram um espaço repleto de árvores de natal e neve caindo antes de subir uma escada espiral até a biblioteca do século 18.

Kristin Scott Thomas diante da árvore de Natal (Foto: Divulgação)

O local contava com uma longa mesa de jantar e um harpista tocando em um palco de madeira. No início deste mês, a Burberry lançou sua nova campanha de Natal que celebra a excentricidade do Natal britânico, clicada e dirigida pela fotógrafa e artista britânica Juno Calypso.

Juliette Binoche e Lea T no jantar da Burberry (Fotos: Divulgação)

A campanha, que gira em torno do filme intitulado Close Your Eyes and Think of Christmas (Feche os olhos e pense no Natal), apresenta um elenco de celebridades como Kristin Scott Thomas e M.I.A, Matt Smith, Naomi Campbell e sua mãe Valerie Morris-Campbell. Entre os convidados Juliette Binoche, Natalia Vodianova, Mia Goth, Lea T., Afef Jnifen, Rianne Von Rompaey e Ludivine Sagnier.

Parabéns, Oficina do Sabor!

O tempo voa. Parece que foi ontem, que o chef Cesar Santos, inaugurava na Rua do Amparo, em Olinda, o Restaurante Oficina do Sabor. E isso aconteceu no dia 19 de novembro de 1992. No estilo colonial, o Oficina do Sabor fica debruçado para o Recife, já foi residência de João Valença e uma padaria. E para comemorar a data, Cesar Santos movimentou jantar para 150 pessoas. E convidou para dividir na tarefa os chefs Alexandre Faeirstein, Hellida Keloch e Marcella Souto. Na ocasião foi lançado o Prato da Boa Lembrança grifado pelo designer Edival Junior.

Alexandre Faeirstein, Marcella Souto, Hellida Keloch e César Santos (Foto: Fernando Machado)

O menu que trazia uma reprodução de um trabalho de Edival Júnior, constou nas Boas Vindas Caldinho marisco, cogumelos salteados no óleo de coco maçaricado com requeijão pernambucano, pastelzinho de carne de sol com banana comprida e drinque de boas-vindas: Campari Tônica, by Cesar Santos. A entrada foi com tataki de salmão com crispo de alho poró harmonizado com Vinho Corbelli Pinot Grigio by Alexandre Faeirstein. Os pratos principais foram: Camarão à vita (camarão flambado no cognac ao molho de café, com bolo de mandioca), harmozinado com Vinho Chateau Reynon Sauvignon Blanc by Cesar Santos.

 

Cesar Santos e o prato da Boa Lembrança (Foto: Instagram) 

E o outro prato foi tijolinho de cordeiro glaceado com mel de engenho acompanhado de purê de fruta pão, legumes confitados e farofinha de castanha, harmonizado com vinho Luccarelli Primitivo Puglia, by Marcella Souto. E a sobremesa foi assinada pela chef Hellida Kelsh, chamada de arruaça de sabores, um mix de doces de coco, abacaxi e araçá harmonizado com Cava Don Roman Brut. E assim se passou a noite, com os olhos se enchendo de bom gosto, os ouvidos atentos ao bom papo e a boca se fartando de gosto bom.

Belíssima a coleção Carolle de Ana K

Ana Karina Simon e Maria Eduarda Figueiredo (Foto: Fernando Machado)

Ontem, a joalheira Ana Karina Simon lançou durante almoço, no Restaurante Famiglia Giuliano, em Boa Viagem, sua coleção de Joias ANAK, composta de 8 peças em ouro rosé (com rubi e turmalina rosa), e ouro branco (com safira e topázio suíço), batizada de Carolle, em homenagem à sua filha Maria Carolina. As oito peças cada uma mais bonita do que a outra, recebeu elogios de todas. Ana Karina Simon très chic by Le Lis Blanc, recebia as convidadas ao lado da filha Maria Carolina, tão bonita quanto a mãe.

Angela Simon e Magaly Gueiros (Foto: Fernando Machado)

As modelos Iully Thaysa e Leidiane Vasconcelos passeiavam entre as mesas mostrando o trabalho da ANAK. Sobre as mesas repousavam arranjos de hortencias e rosas grifada por Fabiano Reis e Silvio Medeiros. Pense um decor lindo. Também tivemos sorteios de brindes e entre as ganhadoras destacamos Magaly Gueiros, Ana Beatrice Meirelles e Simone Chaves.

Cacau Acióli e Karla Dantas (Foto: Fernando Machado)

Uma maravilha o show da cantora Letícia Bastos. Sua voz é divina. Outro item que merece elogios foi o menu, by chef Beto Josino. Como entradas Barrata (mozzaella de búfula cremosa com tomate fresco, rúcula, parma e redução de balasâmico), Carpaccio di Carni e Mini Salada (folhas nobres, camarão ao gengibre, cebola roxa ao vinho e aspargos frescos).

Cândida Simon entre as ilhas Esperanza e Ana Elizabeth (Foto: Fernando Machado)

Coube a sommelier Maria de EduardaFigueiredo orientar que tipo de vinho para cada prato. A harmonização foi com Espumante Português Mateus Sparkling. Um espumante rosé feito da Assemblagem das uvas Baga e Shiraz. Um produto muito fresco, aromático e uma acidez equilibrada. Um verdadeiro coringa para harmonizar com as entradas.

Ana Karina Simon entre as modelos Iully Thaysa e Leidiane Vasconcelos (Foto: Fernando Machado)

Para o almoço tivemos Ravioli de Búfula (massa caseira recheada com muzzarella de búfula e tomate seco ao molho pomodoro e manjericão fresco. Filetto Trufado (filé mignon ao molho de vinho tinto e azeite trufado com risoto cremoso de parmesão) e peixe ao perfume de ervas (filé de pescada grelhada, azeite de ervas com risoto de quinoa shitake e aspargos verdes).

A cantora Letícia Bastos (Foto: Fernando Machado)

Para o prato principal tivemos duas opções. Vinho Branco Chileno Sanama Chardonnay Reserva um varietal da uva Chardonnay muito fresco e leve mas com um toque amanteigado característico dessa uva. Essa textura do vinho é importante para harmonizar com o Risoto de Shitake que acompanha o peixe. Vinho tinto Chateau Robin St Dennis da região de Bordeaux na Franca. Uma Assemblagem de 3 uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

Maria Carolina Simon (Foto: Fernando Machado)

Esse é o típico corte bordalês. Um vinho com mais corpo e taninos que precisamos para harmonizar tanto com o molho de vinho do Filé como com o molho de tomate da Massa. Para sobremesas meringata de morangos (taça intercalada com morangos, creme ingles, chantilly e calda de morango) além de tiramissu da Casa (classica sobremesa italiana). Tudo para a gente comer rezando para Santa Teresa de Ávila. Parabéns, Ana Karina, pela maravilhosa ágape.

Suzana Lindoso, Libia e Monika Simon (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: O Restaurante Famiglia Giuliano, em Boa Viagem, foi inaugurado em 30 de junho de 1989, com o nome de Il Castelo. Em 1996, virou Famiglia Giuliano, em 2013 se transformou em Castelo Eventos e agora está atendendo novamente como Famiglia Giuliano. O primeiro Famiglia Giuliano foi projeto de Augusto Reynaldo e como o nome remetia a um castelo medieval.

Tânia Konrad Emerenciano e a filha Beatriz (Foto: Fernando Machado)

3Corações & Barbarico Pastacaffè

Carolina Barreto (Foto: Fernando Machado)

Ontem, no final da tarde, no Barbarico Pastacaffè, em Boa Viagem, tivemos um evento exclusivo, para convidados onde o prato de resistência foi a harmonização de três tipos de café expresso da 3Corações. Coube a especialista paulista Carolina Barreto conduzir o encontro. O primeiro foi o Espresso Pietã harmonizado com bolinho de tangerina, tartalet de limão com e sem creme.

A Influenciadora Digital Mariana Moreira (Foto: Fernando Machado)

O segundo foi Espresso Ameno, um café doce e equilibrado da variedade Bourbon, com alta doçura e notas de frutas secas e o lançamento Safras Especiais Chapada Diamantina, de Piatã, no interior da Bahia, com notas de frutas amarelas e cacau. Ele foi harmozinado com bolinho de maçã e pavê de nozes.

Katia Lopes, o barista Jonatahas Souza e Roberta Tavares (Foto: Fernando Machado)

E o terceiro foi o Espresso Vibrante com grãos do Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e Espírito Santo, de sabor intenso e marcante com notas de chocolate e caramelo, e harmonizado com quiche de queijo, raviolone primadona e brigadeiro tradicional. As harmonizações foram desenvolvidas pelo Barbarico Pastacaffé, cuja gerente é Kátia Lopes, que trazem uma nova forma de enxergar a bebida, trazendo novas possibilidades e descobertas.

 

Carolina Barreto entre os jornalistas Edgard Homem e Nilton Lemos (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: O Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o Café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #Pronto.

O casal Irene e Araripe Serpa (Foto: Fernando Machado)