Fernando Machado

Blog

Categoria Gastronomia

Recife ganha uma Câmara Brasil Argentina

O embaixador Carlos Magariños e o cônsul Jaime Beserman (Foto: Fernando Machado)

Aconteceu, ontem, pela manhã, no JCPM Trade Center, o lançamento da Câmara Brasil Argentina de Comercio, Indústria, Turismo, Cultura e Serviços, que será presidida por David Fernandes. O embaixador da Republica da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, veio de Brasília especialmente para o evento. De parabéns, o cônsul geral argentino Jaime Beserman, pois lutou muito pela criação da entidade. Embora sediada no Recife, a abrangência da Câmara não terá limites geográficos.

Solana Beserman e consulesa Patricia Beserman (Foto: Fernando Machado)

Andrea e David Fernandes (Foto: Fernando Machado)

O cerimonial foi de Eduardo Vaz que convidou para a mesa principal o embaixador, o cônsul geral da Argentina, a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores para o NE, a ministra Kátia Gilabert, os secretários Giovani Oliveira e Lúcia Melo além de Marcos Batista de Suape. Falaram na ocasião David Fernandes, Marcos Batista, Jaime Beserman e Carlos Margariños.

O cônsul geral dos EUA John Barrett e o cônsul honorário de Malta Thales Castro (Foto: Fernando Machado)

A ministra Kátia Gilaberte e a vice cônsul da Argentina Alejandra Bomben (Foto: Fernando Machado)

Fomentar negócios e estreitar os laços entre o Brasil e a Argentina, foram alguns dos propósitos colocados na manhã de ontem, durante o I Encontro da Câmara Brasil Argentina. Indicação dos melhores fornecedores, orientação de questões fiscais e tributárias, sugestão dos melhores preços e produtos e pagamento reduzido de impostos, além de financiamentos para importação e exportação, estarão acessíveis a qualquer empresa que deseje fomentar negócios e estreitar relações entre os dois países.

Silvio Leimig e Carlos Ramirez (Foto: Fernando Machado)

O secretario Giovani Oliveira com Maria Eduarda Pimenta e Marcos Raposo (Foto: Fernando Machado)

Pequenos e médios empresários podem se associar para ter acesso aos mercados do Brasil e da Argentina. No foyer foi servido na ocasião um coffee break, dos mais elogiados, assinado pelo Solar do Douro, leia-se o chef Wellington Olimpio. No cardápio bolo de laranja, tartalete de queijo, wrap de frango com cenoura e creme chease, mini croque monsieur, folhados de banana, pão de queijo e salada de frutas. Na coordenação estava Luanda Guerra.

Eduardo Jorge Pragana e Paulo Coimbra (Foto: Fernando Machado)

Parabéns, José dos Santos!

Nadja e José dos Santos em tempo de parabéns para você (Foto: Fernando Machado)

Nadja e José dos Santos receberam ontem na sua residência nas Graças, um pequeno grupo de amigos para um almoço em torno do aniversário do dono casa. Como não poderiam deixar de acontecer tivemos os tradicionais parabéns para você cantado por um coral de 20 vozes e depois corte do bolo pelo aniversariante. José dos Santos é mais conhecido como José Santeiro. Os almoços dos Santos notáveis, pelo bom papo e pela degustação.

Fernando Campello à côté Tania (Foto: Fernando Machado)

Frei Tito Medeiros, José dos Santos e Carlos Eduardo Cunha Barreto (Foto: Fernando Machado)

Antes de ser servido o almoço foram servidos queijos variados e filé de agulha frita. Coube ao Frei Tito Medeiros fazer a benção da degustação.No cardápio, de se comer rezando para o Apóstolo Tiago, constou de salada de folhas nobres e frutas, acompanhado de molho de mostarda Dijon; cabrito guisado; carne de sol com farofa de jerimum; risoto de pato; peixe ao forno acompanhado de batatas douradas. Para sobremesa bolos (mandioca e milho) e pudim.

Francisco e Ieda Linhares que residem no Piaui e(Foto: Fernando Machado)

Pelos Salões do Recife

A artista plástica Anete Cunha comemorou seu aniversario com um almoço no The Black Angus, em Boa Viagem. Como ela é também pianista brindou as amigas com algumas musicas. Ieda Lucena que é também louca por piano também deu uma canja. Tivemos um sorteio de uma tela de Anete, batizada de Revolta e a sortuda foi Lais Monte Teixeira.

Anete entre as filhas Sonia e Lucia, com a amiga Elisa Castro (Foto: Divulgação)

Na aproxima terça-feira, na Casa D’Italia, em Boa Viagem, a presidente do Womens Club, Lúcia Maia, vai movimentar um happy hour com renda para as obras sociais da instituição, que comemora seus 56 anos. Também serão festejados os aniversários das sócias Graça Botelho Leal, Jucinete Souza e Lourdes Pacheco.

O Prazer de Cozinhar

Luciano Moura, Kassia Alcântara e Sergio Moury Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Quarta-feira, Sérgio Moury Fernandes e Luciano Moura, leia-se Textos Editora, apresentaram um novo projeto gráfico onde o tema principal será a gastronomia pernambucana. O jantar aconteceu na Toscana Trattoria, de Manoel Fernandes, em Boa Viagem. Estamos nos referindo ao Gastronomia – A Arte de Cozinhar. A publicação que tem como editora a jornalista Kassia Alcântara deverá ser lançada no dia 28 de agosto.

Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti Filho (Foto: Fernando Machado)

Coube ao Sergio explicar o que será a Gastronomia – A Arte de Cozinhar. Disse que serão escolhidas 30 pessoas, entre executivos, jornalistas, publicitários, socialites, artistas etc. Cada convidado dará receita de um prato que preparam nas horas vagas, quando assume o fogão. Esse mesmo time apontará os seus três restaurantes preferidos. O presidente da Abrasel, André Araújo, aprovou a ideia.

André Araujo e Patrícia Raposo (Foto: Fernando Machado)

Apesar das chuvas o jantar foi muito prestigiado. O cardápio era de a gente comer rezando para São Pedro. Como entrada sformato di brie e pecorino com tartufata; pratos principais rigatoni ai gamberi e fonduta di prime Donna, filetto al brie, ravióli di ricotta & spinaci al pomodoro, e raviole di gamberi. Como sobremesa tinha mousse di ciocclato belga e prafiné, e sorvete italiano com calda e farofinha crocante.

Alfrizio Melo e Álvaro Dantas (Foto: Fernando Machado)

Aproveitei o momento e indaguei à pesquisadora gastronômica Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti quais os pratos bem pernambucanos. Ela confidenciou peixada com pirão pitinga e o cozido apesar de ser da gastronomia portuguesa recebeu um sabor pernambucano. Como sobremesas bolos de rolo e Souza Leão. Esse Prazer de Cozinhar vai fazer muito sucesso, não temos dúvida.

Fernando Uchoa e a filha linda Bruna (Foto: Fernando Machado)